Os cães têm medo do escuro?
Há muitas histórias por aí sobre as crianças terem medo do escuro. Afinal, é quando o bicho-papão, fantasmas e outros monstros emergem! Mas e os nossos amigos de quatro patas? Os cães também têm medo do escuro? Acontece que a resposta pode ser "Sim". Embora um medo do escuro não é super comum em cães, às vezes ocorre.
Por que os cães têm medo do escuro?
Ao encontrar quintais escuros, caminhadas noturnas, ou uma sala sombria, alguns cães ficam ansiosos. Os cães podem evitar essas áreas, e até mesmo se machucar tentando escapar no escuro. Sinais de ansiedade do cão incluem:
- Babar
- Comportamento agitado
- Choramingar
- Latir
- Acidentes com fazer xixi
Esta ansiedade provavelmente não é porque eles não podem ver no escuro. Na verdade, a visão noturna do seu cão é melhor do que a sua, a menos que seu cão tem um problema de visão (e que vale a pena conferir com o seu veterinário).
Pelo contrário, o medo que o seu cão parece ter do escuro é provavelmente mais sobre estar no alerta elevado com seu sentido olfativo aumentado do cheiro e do pontapé de audição afiado dentro. O mundo à noite pode parecer cheio de ameaças e perigos escondidos na forma de cheiros estranhos, sons e movimentos.
Você também pode gostar:
Também é possível que os cães que parecem com medo do escuro realmente sofrem de ansiedade de separação. Esta é uma ocorrência bastante comum quando os cães que temem ser separados de seus seres humanos tornam-se perturbados e destrutivos quando deixados sozinhos.
Visão do cão no escuro
Quando se trata de situações de pouca luz, os cães têm uma visão muito melhor do que nós. Isto é porque os cães têm uma estrutura especial na parte traseira de seus olhos chamados o tapetum, que reflete mais luz na retina, fazendo sua visão ser excelente mesmo em situações escuras.
Assim, para os cães, a menor luz noturna, ou até mesmo a lua pode ajudar a iluminar a escuridão. No entanto, em qualquer lugar que é absolutamente com tom de escuro (como um quarto interior sem fonte de luz) limitaria significativamente a visão de um cão. Nestes casos, os cães são tão vulneráveis como nós somos desde que não há nenhuma luz para que seu tapetum amplifique.
Ajudar os cães a superar o medo das trevas
Preocupado que seu cão pode ter medo do escuro? Antes de saltar para conclusões, é sábio se certificar de que nada mais está acontecendo com a sua visão.
Especialmente se o medo parece ter saído do nada, você vai querer ter sua visão verificada. Da formação da catarata ao glaucoma, os problemas da visão canina são as circunstâncias sérias que precisam de ser consultadas e diganosticadas por um profissional médico.
Complemente a sua leitura:
Se você levou o cão para o veterinário e descartou quaisquer problemas de saúde, há alguns outros passos que você pode tomar. Uma das melhores coisas a fazer? Treiná-los para perceber que o escuro não é realmente assustador.
- Expor o seu cão gradualmente para a escuridão com abundância de deleites e elogios
- Leve alguns minutos de cada vez
- Responda às sugestões do seu cão; deixá-lo ir em seu próprio ritmo
É possível ensinar para o cão qualquer novos truques ou para ajudá-los a superar uma fobia frustrante. Se as caminhadas noturnas forem uma fonte de estresse, levar o cão com muita calma e lentamente. Antes de sair com o seu cão para um passeio à noite, tente sair com ele em iluminação fraca dentro de casa. Jogar, dar lanches, acariciar a barriga, deixar o lugar divertido para ele parar de ficar tão assustado.
Uma vez que eles parecem prontos, cabeça para fora. Mais uma vez, guloseimas de alto valor e paciência serão seus melhores amigos neste processo.
Para ajudar seu cão com ansiedade do escuro, considere mover sua cama para uma área segura designada de seu quarto. Se isto não é desejável ou possível, adicione uma luz da noite a seu espaço usual do sono, junto com a abundância dos confortos.
Se seu cão sofre da ansiedade verdadeira da separação, você pode precisar de uma sustentação extra de um instrutor ou de um veterinário comportamental.