O que causa perda de apetite em cães?
Autora:

O que causa perda de apetite em cães?

É incomum para um cão recusar mais de uma ou duas refeições e isso pode indicar qualquer coisa, desde depressão até doença.

O que causa perda de apetite em cães?

Perda de apetite em cães | uma razão para preocupação?

Uma perda temporária de apetite em seu cão não é algo para se preocupar imediatamente. Assim como nós, os cães às vezes não estão com fome ou então algum estresse em seu dia fez com que eles perdessem o interesse em alimentos.

Entretanto, uma perda de apetite mais prolongada em seu cão é um sinal sério que algo é errado. É incomum para um cão recusar mais de uma ou duas refeições e isso pode indicar qualquer coisa, desde depressão até doença.

Às vezes, uma situação estressante ou uma dor de estômago pode ser a culpada, mas essas coisas são muitas vezes resolvidas dentro de um dia. Se mais de 48 horas passam com o seu cão ainda se recusando a comer, levá-lo ao veterinário imediatamente.

Perda de apetite em sintomas de cães

Sinais de que seu cão perdeu o apetite pode incluir o seguinte:

  • Comer menos do que o habitual
  • Recusando-se a comer em tudo
  • Não comer guloseimas
  • Tentando comer, mas não ser capaz de terminar uma refeição
  • Perda de peso
  • Falta de energia
  • Vômitos

Perda repentina de apetite em cães

O mais importante, você deve tomar nota das mudanças nos hábitos alimentares do seu cão. Pode ser que seu cão não está comendo a quantidade recomendada de alimento, mas este não é um sinal da perda de apetite se o seu cão é geralmente um comedor claro ou é pequeno para sua idade ou raça.

Você também pode gostar:

A principal preocupação é quando um cão que é muitas vezes entusiasmado com a sua comida perde interesses nela. Esta súbita perda de apetite é um indicador de que algo está errado. Pode ser algo tão simples como o seu cão acabar de receber suas vacinas e está se sentindo um pouco o tempo ou pode ser um sinal de que seu cão está doente e precisa de atenção médica.

Monitorar o comportamento do seu cão ao longo das próximas horas ou dia e ver se ele recebe o apetite de volta. Se não, uma consulta com o veterinário é necessária.

Tratar a perda de apetite em cães

Se o seu cão está tendo dificuldade para comer, há algumas coisas que você pode tentar em casa para ajudar o cão.

Você pode tentar mudar o alimento que você está dando para o seu cão caso exista algo no alimento que seu cão decidiu que não gosta mais ou que está causando um estômago virado.

Você também pode tentar aquecer a comida um pouco ou suavizar os alimentos secos, adicionando água para ver se isso torna mais fácil de comer e digerir.

Alguns cães responderão à alimentação da mão quando estão querendo estímulo. Após 24-48 horas, se nenhuma destas coisas fizeram efeito você deve fazer uma visita a seu veterinário.

Na clínica do veterinário, o seu cão pode ser tratado com líquidos intravenosos com eletrólitos, especialmente se não tomou água por um dia.

Seu veterinário pode tentar a alimentação pela seringa se o cão ficou sem comer por diversos dias, um tubo de alimentação pode ser necessário.

Há também drogas impulsionadoras de apetite que podem ser usadas para tentar incentivar o seu cão a comer. A coisa mais importante, no entanto, é encontrar a causa da perda de apetite e tratar isso imediatamente.

A perda de apetite no cachorro pode ser uma infecção que precisa ser tratada com antibióticos ou cuidados sintomáticos ou pode até ser devido a um problema dentário que está causando a dor do seu cão quando come.

Complemente a sua leitura:

Seja qual for a razão, a causa subjacente para a perda de apetite em seu cão precisa ser abordada, a fim de resolver o problema.

Cães com perda do apetite pode ser falha renal

Insuficiência renal em cães pode apresentar vários sintomas gastrointestinais, tais como vômitos, diarreia, constipação, aumento da sede e perda de apetite. Isso ocorre porque os rins não estão filtrando as toxinas para fora do sistema e eles estão causando danos ao trato digestivo. Isto significa que seu cão pode sentir dor ou náusea ao comer e vai culpar a comida, portanto, recusar a comer mais, pois causa tal desconforto.

As mudanças na dieta são usadas frequentemente para tratar a doença renal e quais mudanças são feitas dependem do estágio e da severidade da doença, consultar o seu veterinário antes de alterar o alimento que você dá ao seu cão.

Geralmente, o alimento precisa ser baixo em proteínas, fósforo, sódio e cálcio, mas ter uma boa quantidade de ácidos graxos e ômega 3.

O pode conduzir ao alimento que você oferece seu cão que é um pouco agradável e o seu cão aborrecido pode recusar a comer. Esta falta de interesse em alimentos não é necessariamente devido a uma perda de apetite, mas mais que seu cão está segurando na esperança de algo mais saboroso.

Letargia e perda de apetite em cães

A causa mais comum de letargia e perda de apetite em cães é infecção ou doença. Muitas das infecções virais, como cinomose e parvovírus presentes com letargia e perda de apetite. É também um indicador de doença hepática e problemas cardíacos.

Letargia pode ser causada pela falta de apetite, como o seu cão não está comendo, então ele não está recebendo qualquer energia.

No entanto, muitas infecções também causam letargia como a energia está sendo desviada para a resposta imune para combater a infecção.

De qualquer forma, ver esses dois sintomas juntos é algo para ficar de olho. Para ficar de olho na recuperação e monitorar a letargia, você deve monitorar o quão ativo o seu cachorro está ao longo do dia.

Saiba mais sobre: apetite

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que causa perda de apetite em cães?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.