O que é a doença periodontal em cães?
Quais são os sintomas e você pode evitar a doença ao escovar os dentes do seu cão?
De muitas maneiras, os dentes de cachorro não são diferentes dos dentes humanos. Nós escovamos nossos próprios dentes duas vezes por dia, consultamos um dentista para limpeza profissional pelo menos de seis em seis meses. Mas a maioria dos donos de animais não escovam os dentes de seus cães diariamente, como é recomendado pelos veterinários. Então, o que acontece exatamente com a boca do seu cão se você não escovar os dentes?
Vamos falar sobre doença periodontal em cães. Primeiro, o que é doença periodontal em cães?
"A doença periodontal causa infecção na boca que pode levar à perda dentária", diz Missy Tasky, DVM, dono do Hospital Gentle Touch Animal em Denver, Colorado. "Também pode ter um efeito negativo sobre o resto do corpo: coração, rins e qualidade de vida geral".
O que causa doença periodontal em cães?
Quando um cão come, pequenos pedaços de comida permanecem nos dentes. As partículas de alimentos (juntamente com as bactérias doces) se acumulam ao longo da linha da gengiva. Eventualmente, os alimentos e as bactérias formam a placa, um filme suave e pegajoso que acumula nos dentes. Se esta placa não for escovada, ela se endurece em cálculos, comumente referido como tártaro. O tártaro é calcificado e muito difícil de sair.
Quando o tártaro se forma dentro e abaixo da linha das gengivas, isso leva a uma condição chamada gengivite, que causa sangramento e inflamação. Ainda pior é a periodontite, evidenciada pela perda de osso e tecidos, bem como por infecção. Uma vez que um cão chega a esta fase da doença periodontal, pode ocorrer perda de dente.
Os cães podem ter cáries?
Curiosamente, os cães raramente conseguem cáries. Isso porque eles não consomem muito açúcar da maneira que os humanos fazem. Alguns cães conseguem algo chamado de lesão de reabsorção, que é semelhante a uma cárie, mas isso também é um pouco raro.
Quais são os sintomas da doença periodontal em cães?
Sinais comuns de doença periodontal que você pode notar em casa incluem mau hálito (não, mau hálito não é normal para cães); gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando; babar; dor ou sensibilidade na boca (recusando comer ou mastigar brinquedos, ou fazer sons estranhos ao tentar comer). Se você vir algum desses sinais, levar o seu cão para o veterinário o mais rápido que puder para verificar.
Como é diagnosticada a doença periodontal em cães?
Se o seu veterinário suspeita de doença periodontal, ele ou ela vai fazer um exame completo da boca e dentes, e provavelmente irá recomendar radiografias dentárias. Os raios-X são importantes porque podem revelar doenças abaixo da linha das gengivas que não podem ser vistas a olho nu. Após o diagnóstico de doença periodontal, seu veterinário vai querer fazer uma limpeza dental profunda enquanto seu animal de estimação está sob anestesia geral.
Se você está nervoso com a anestesia, você pode ser tentado a tentar uma "limpeza dental não anestésica" em vez disso - não. Os animais de estimação com doença periodontal precisam de uma limpeza profunda abaixo da linha das gengivas e podem até precisar de extrações dentárias. Isso é algo que só pode ser realizado com uma limpeza profissional sob anestesia. O procedimento geralmente é muito seguro, mesmo para animais de estimação mais velhos. Se você está preocupado com os riscos, fale com o seu veterinário sobre fazer um exame de sangue pré-anestésico para verificar se o fígado e o rim do seu cão estão funcionando corretamente e certificar de que seu animal tenha um cateter IV e líquidos durante o procedimento.
Como prevenir doenças periodontais em cães
Uma vez que seu veterinário limpar os dentes do seu cão, cabe a você garantir que eles permaneçam assim. A escovação diária dos dentes é absolutamente fundamental para prevenir a doença periodontal. Você pode escovar a placa, mas o tártaro é muito difícil de escovar em casa, ele só pode ser removido com uma limpeza profissional. Demora cerca de 24 horas para que a placa se forme, então escovar todos os dias é a melhor forma de remover a placa antes de ter tempo de se transformar em tártaro.
Quantas vezes você deve escovar os dentes do seu cão para prevenir a doença periodontal?
Como tudo o que você tem continuar em sua vida, escovar os dentes do seu cão pode parecer uma tarefa assustadora, mas na verdade é fácil e tão rápido como escovar ou alimentar seu animal de estimação. Para entrar no hábito, escove os dentes do seu cão ao mesmo tempo todos os dias. Tente emparelhar a tarefa com outra coisa que você faz todos os dias, como escovar seus próprios dentes (simplesmente não troque as escovas de dentes acidentalmente). Nunca use uma pasta de dentes humana para o seu cão, escolha sempre uma que seja rotulada para uso em animais de estimação.
Outras medidas a tomar para evitar a doença periodontal em cães
"Certifique-se de que seu animal de estimação seja visto anualmente por um veterinário e preferencialmente uma vez por ano", diz o Dr. Tasky. "As medidas no domicílio, de acordo com as medidas mais eficazes para menos efetivas, incluem escovar os dentes diariamente (ou pelo menos 3 vezes por semana) com pasta de dente aprovada para uso em animais, usar uma dieta dentária formulada para manter os dentes saudáveis e oferecer snacks que ajudam a limpar os dentes. Os aditivos de água às vezes ajudam. Os alimentos e produtos odontológicos vendidos em hospitais veterinários são da mais alta qualidade ".
Mesmo que você faça todas essas coisas, a maioria dos cães se beneficiam de uma limpeza dentária profissional anual ou de uma limpeza a cada dois anos. Fazer isso vai ajudar a garantir que o seu cão permaneça saudável e feliz, e esperar que mantenha todos os seus dentes.