O que é osteocondrodisplasia em gatos?
Autora:

O que é osteocondrodisplasia em gatos?

O que é osteocondrodisplasia em gatos? Osteocondrodisplasia é uma doença hereditária dos ossos e da cartilagem.

O que é osteocondrodisplasia em gatos?

O que é osteocondrodisplasia em gatos?

Osteocondrodisplasia é uma doença hereditária dos ossos e da cartilagem. Com os membros curtos e os maxilares inferiores, os gatos nascidos com osteocondrodisplasia são fofos no máximo, mas esta condição grave nem sempre é fácil para os gatos que a possuem, pois pode causar sérios problemas de saúde.

O que os gatos têm osteocondrodisplasia?

Scottish Folds (raça de gato doméstico originária da Escócia. Os gatos desta raça possuem naturalmente um gene dominante mutante, que afeta as cartilagens do corpo, e produz exemplares de orelhas dobradas) têm osteocondrodisplasia.

"Esta desordem é causada por um traço autossômico dominante", explica Aimee Simpson, VMD, diretora médica do VCA Cat Hospital da Filadélfia.

Isso significa que um gatinho só precisa herdar uma cópia do gene anormal de um de seus pais para ter a doença.

"Homozigotos (gatos que têm dois cópias, uma de cada pai) são mais gravemente afetadas ", diz o Dr. Simpson.

"Esses gatos têm caudas curtas e inflexíveis e membros curtos e deformados".

Você também pode gostar:

Tão fofos como eles, os gatos com osteocondrodisplasia Scottish Fold podem ter problemas de saúde problemáticos.

"Osteocondrodisplasia é uma doença progressiva que resulta em nova formação óssea em torno das articulações dos membros distal (perto das patas)", diz o Dr. Simpson.

"Isso leva a claudicação, marcha rígida e relutância em pular".

O que é a acondroplasia em gatos?

Uma forma de osteocondrodisplasia chamada achondroplasia é um pouco menos grave. Os gatos com acondroplasia têm pernas curtas, mas corpos e cabeças de tamanho normal. Isso é visto na raça de gato Munchkin. Alguns gatos com acondroplasia têm poucos ou nenhum problema de saúde, mas outros sofrem artrite, problemas de mobilidade e dor.

O que fazer se o seu gato tiver osteocondrodisplasia

Os gatos com osteocondrodisplasia devem estar sob o cuidado próximo de um veterinário ao longo de suas vidas para monitorar sua condição e quaisquer problemas de saúde resultantes, particularmente problemas de dor e mobilidade.

"Uma vez que estes gatos têm inflamação e dor nas articulações, muitas vezes precisam ser tratados com drogas anti-inflamatórias não-esteroides e suplementos articulares, como glicosaminoglicanos, cronicamente", comenta o Dr. Simpson.

Complemente a sua leitura:

"Houve relatos de gatos que responderam à terapia de radiação paliativa de baixa dose".

Esta doença varia em gravidade em gatos individuais, de leve ou debilitante. Os gatos que são ligeiramente afetados podem viver perfeitamente vidas normais com relativamente poucos problemas. No entanto, os gatos na outra extremidade do espectro enfrentam dificuldades.

"Os gatos mais gravemente afetados podem ter uma qualidade de vida tão reduzida que a eutanásia humana é necessária", diz o Dr. Simpson.

"Os gatos afetados nunca devem ser criados. Um teste de DNA para a mutação está disponível submetendo um esfregaço da bochecha ao Laboratório de Genética Veterinária da UC Davis."

No entanto, a raça Munchkin é dependente de gatos reprodutores com a mutação genética para a falta de força. Isso, sem surpresa, cria alguma controvérsia.

E, se você tem um gato com qualquer forma de nanismo, preste muita atenção a sua dieta e exercício. Todos os gatos são propensos à obesidade, mas os gatos anões estão ainda mais em risco. A obesidade em um gato anão é mais debilitante porque coloca excesso de peso e estresse no osso e nas articulações que já estão comprometidas.

Saiba mais sobre: Doença

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que é osteocondrodisplasia em gatos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.