O que são condroprotetores para cães?
Autora:

O que são condroprotetores para cães?

Se o seu companheiro peludo estiver com problemas nas articulações ou se você quiser evitar isso no futuro, discutiremos o que são condroprotetores para cães.

O que são condroprotetores para cães?

O que são condroprotetores para cães?

Para entender o que são condroprotetores para cães, é necessário, primeiro, definir o conceito de condroproteção. Condroproteção é o conjunto de medidas e ações concebidas para prevenir ou tratar problemas e lesões produzidos nas articulações.

Por esta razão, os condroprotetores, que são produtos fabricados para este fim, são principalmente administrados a pacientes com osteoartrite. Atualmente, podemos encontrar condroprotetores para cães em diferentes formatos, como comprimidos, cápsulas ou suplementos.

Se o seu companheiro peludo estiver com problemas nas articulações ou se você quiser evitar isso no futuro, discutiremos o que são condroprotetores para cães e ofereceremos um guia sobre como usá-los.

Quais são os condroprotetores usados ​​em cães?

Os condroprotetores para cães são medicamentos de ação lenta administrados para proteger as articulações, promover sua recuperação em caso de lesão, retardar a progressão de doenças degenerativas ou impedir seu desenvolvimento.

Seus efeitos não são imediatos, por isso é essencial não interromper o tratamento para observar os resultados. Em geral, o uso de condroprotetores para cães é estendido aos seguintes problemas articulares:

  • Artrite
  • Displasia do quadril
  • Osteoartrite
  • Trauma
  • Todos os tipos de ferimentos

No entanto, nem sempre são eficazes para aliviar os sintomas ou prevenir o aparecimento de todas as doenças acima mencionadas. Muitos fatores devem ser considerados, como os aspectos hereditários ou congênitos.

No caso de displasia, por exemplo, se for causada por uma malformação no nascimento, os condroprotetores não poderão fixar algo que tenha sido tão duradouro.

Considerando que, se o problema surge devido ao desgaste da articulação, o seu uso é recomendado. Por esta razão, os especialistas apontam que a eficácia desses medicamentos é perceptível especificamente em cães com osteoartrite.

Além disso, a administração de condroprotetores é recomendada para cães desportistas, submetidos a uma desgaste físico que pode prejudicar suas articulações. Eles também são recomendados para problemas de articulações propensas raças de cães, tais como: o pastor alemão, o bulldog alemão, o husky siberiano, Golden Retriever e outros.

O uso de condroprotetores é suficiente para cães com problemas articulares?

Não, condroprotetores devem ser administrados como complemento e nunca como tratamento único. Dependendo do problema individual, o veterinário irá indicar o melhor tratamento, bem como exercer qualquer cuidado extra necessário.

Por outro lado, a alimentação de qualidade adaptada ao animal é vital para manter o sistema imunológico do seu cachorro em perfeitas condições para promover a recuperação. Deve-se notar que os condroprotetores não têm a capacidade de regenerar as partículas das articulações perdidas, mas sim de aliviar os sintomas que este desgaste pode causar.

Quais são os melhores condroprotetores para cães?

Os melhores condroprotetores para cães são aqueles feitos com glucosamina e sulfato de condroitina. Estas são ambas substâncias naturais que são encontradas em torno das articulações que são possíveis de serem sintetizadas em laboratórios.

O Flexadin Plus é um condroprotetor para cães e gatos. Ele vem na forma de um comprimido mastigável ou grânulos que combinam essas substâncias e tem como objetivo prevenir e aliviar os sintomas de artrose, bem como outros problemas articulares.

O Flexadin Plus se destaca como um suplemento fácil de administrar. Este suplemento pode ser adquirido através de loja especializada em produtos para animais.

Por que a glucosamina e a condroitina?

Como essas substâncias agem como antiinflamatórios e favorecem a produção de glicosaminoglicanos, elas incluem, portanto, a dos proteoglicanos e glicolipídios; Na verdade, o sulfato de condroitina é um tipo de glicosaminoglicano.

Estes compostos são essenciais para realizar a recuperação correta da cartilagem articular desgastada e, portanto, a administração de condroprotetores que combinam glucosamina e condroitina obtêm melhores resultados.

Além disso, é uma opção muito mais barata e menos invasiva para o animal, pois em vez de dar ao cão dois condroprotetores separados, damos um único suplemento.

Dosagem de condroprotetores e contra-indicações para cães

A dose de condroprotetores para cães depende do problema que se espera tratar. Assim, é essencial revisar o folheto informativo do produto e consultar seu veterinário, pois a administração inadequada pode resultar em possíveis efeitos colaterais como vômitos ou diarreia.

Por outro lado, esses medicamentos geralmente não apresentam contraindicações, exceto nos seguintes casos:

  • Para cães que sofrem de diabetes, recomenda-se consultar primeiro o seu veterinário.
  • Para cães com alergia a moluscos, a sua administração é proibida porque alguns dos compostos dos condroprotetores são por vezes extraídos de moluscos.
Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O que são condroprotetores para cães?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.