Obesidade em Cães
Autora:

Obesidade em Cães

Explore os riscos de saúde associados com a obesidade em cães e oferecer algumas dicas úteis para melhorar a saúde do seu cão.

Obesidade em Cães

Explore os riscos de saúde associados com a obesidade em cães e oferecer algumas dicas úteis para melhorar a saúde e bem-estar do seu cão.

Causas da obesidade em cães

A 2010 levantamento de veterinários revelou que, em sua opinião, apenas 3% dos cães obesos tinham uma condição de saúde que contribuiu para o seu excesso de peso.

Tais condições incluem a doença de Cushing e hipotireoidismo.

Isto significa que o restante 97% de excesso de peso caninos estavam acima do peso por causa de como seu proprietário cuidava do cão, com muito alimento, muitos mimos e não o suficiente de exercício.

Riscos para a saúde associados à obesidade

Seu cão obeso está em risco de um número de condições que podem fazer a vida ser menos agradável para ele.

Você também pode gostar:

  • Artrite. Se suas junções têm que carregar muito peso, assim elas estão sujeitas a mais desgaste e rompimento. Isso pode levar à degeneração da cartilagem e artrite dolorosa.
  • Dificuldades respiratórias. Não é fácil para o seu cão para respirar quando há uma camada de gordura em torno de seu peito.
  • Os cães com diabetes e doença cardíaca são mais difíceis de gerir com a medicação se eles são obesos.

Mesmo se seu cão não sofre de nenhuma destas circunstâncias, mostrou-se que se sua entrada de alimento é restringida durante todo sua vida, é provável viver mais por muito tempo.

Seu cão é obeso?

Nem sempre é fácil olhar para o seu cão e ter uma boa idéia de sua condição corporal. Alguns cães têm costas grossas que tornam difícil ver o que está por baixo. É por isso que você precisa usar suas mãos, bem como seus olhos para dizer se o seu cão está carregando muito peso.

Complemente a sua leitura:

Olhe para o seu cão do lado e de cima. Você deve ver uma cintura óbvia logo após suas costelas. Se não estiver lá, se o corpo do seu cão é essencialmente retangular, então ele precisa perder peso.

Mova suas mãos sobre o peito do seu cão e sinta suas costelas. Se você pode encontrá-las com bastante facilidade, isso indica que ele está em boas condições. Se você não pode sentir suas costelas em tudo, então há um trabalho a ser feito.

Como é a dieta do seu cão

Obesidade do seu cão é mais provável que seja porque ele está comendo muito e não está se exercitando o suficiente, por isso deve ser bastante fácil para ajudá-lo a perder o excesso de peso. Apenas alimentá-lo menos e levá-lo mais, para passear. É mais fácil dizer do que fazer.

A obesidade é uma condição evitável que tem muitos efeitos adversos sobre a saúde do seu cão. Se seu melhor amigo canino está carregando uns quilinhos a mais, coloque-o em uma dieta. Ele vai desfrutar de uma melhor qualidade de vida, por mais tempo.

Saiba mais sobre: Obesidade

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Obesidade em Cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.