Obesidade e perda de peso do gato e do cão
Autora:

Obesidade e perda de peso do gato e do cão

Ter um cão ou um gato obeso poderia significar menos tempo com seu animal de estimação.

Obesidade e perda de peso do gato e do cão

Obesidade e perda de peso do gato e do cão

Nem todo gato gordinho ou cão está enfrentando sérios problemas. Obesidade no animal de estimação significa que o animal está seriamente acima do peso, quase sempre como resultado de muito alimento para animais de estimação e muito pouco exercício. Características da raça, temperamento e desequilíbrios hormonais também podem influenciar o peso corporal.

Você adora seus animais de estimação, mas provando o seu carinho com comida extra e snacks é uma maneira perigosa de mostrar o seu amor. A obesidade é uma das doenças mais comuns que afeta animais de estimação, agravada pela forma como facilmente evitável a maioria dos casos são. Muitas vezes, a obesidade de um animal de estimação poderia ter sido evitado por um proprietário que não estragá-los, e um pouco alimentado e exercido seu cão ou gato em conformidade.

Você também pode gostar:

O que constitui um animal de estimação com sobrepeso

A taxa de animais de estimação com sobrepeso e obesos – cerca de 1 em 4 cães e 1 em 3 gatos – atingiu níveis epidêmicos nos EUA. Nos últimos cinco anos, os diagnósticos aumentaram 30% em cães e um 111% em gatos. Estas condições estão ligadas a inúmeras outras doenças, incluindo artrite, diabetes e doenças cardíacas. Em parte devido a suas predisposições anatômicas, as raças braquicefálicas como Bulldogs e Pugs podem igualmente desenvolver condições de respiração se seu peso não é controlado corretamente.

Seu animal de estimação não tem a capacidade de raciocínio para monitorar sua própria ingestão de alimentos. Os cães e os gatos comerão estritamente pela alegria de comer, não percebendo os riscos de saúde que estão se sujeitando em seu excesso. Monitorar hábitos alimentares de um animal de estimação e mantê-los tão saudável e feliz como possível é a responsabilidade do proprietário.

Um animal de estimação com sobrepeso não é um animal de estimação bonito. A obesidade é uma doença e deve ser tratada, ela diminui severamente a qualidade de vida do seu animal de estimação, e levanta a probabilidade do seu animal de contrair outras condições de saúde. A melhor maneira de impedir ou tratar a obesidade do seu animal de estimação é alimentar com porções apropriadas de um alimento de animal de estimação de alta qualidade, completo, e equilibrado.

Problemas de saúde comuns em animais de estimação obesos

Ter um cão ou um gato obeso poderia significar menos tempo com seu animal de estimação. Os animais de estimação do excesso de peso geralmente ficam doentes mais frequentemente e têm uma esperança de vida mais curta do que animais de estimação com peso magro ou médio. O peso extra coloca a tensão em órgãos internos vitais como os pulmões, o coração e o fígado. Também torna a cirurgia ou anestesia mais perigosa. Mesmo respirar e andar pode tornar-se difícil para animais de estimação seriamente com excesso de peso.

O que você pode fazer para seu animal de estimação obeso

Complemente a sua leitura:

Cães e gatos com excesso de peso podem perder quilos, exercitando e recebendo uma dieta equilibrada e de baixa caloria com vitaminas e minerais adequados. O controle da parcela é imperativo à perda de peso bem sucedida.

Um veterinário em um hospital do animal de estimação pode examinar seu cão ou gato para ver se o peso do animal de estimação está afetando outras áreas de sua saúde. Em alguns casos, os exames de sangue podem determinar se um problema de saúde ou desequilíbrio hormonal está adicionando ao problema.

A perda de peso gradual é mais segura. Dietas especiais, nutrição animal de estimação adequada, e estratégias de controle de peso estão disponíveis. Seu veterinário pode recomendar o que é seguro para o seu animal de estimação individual.

Trabalhe com o seu veterinário em:

  • Dieta/Alimentação equilibrada
  • Porções para alimentar em cada refeição
  • Quantidade total para alimentar diariamente
  • Tratamentos que trabalham com a dieta
  • Desenvolver um plano de exercícios
  • Perda de peso 

Saiba mais sobre: obesidade

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Obesidade e perda de peso do gato e do cão" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.