Entendendo os riscos para a saúde da obesidade
Sobrepeso e obesidade estão ocorrendo em proporções epidêmicas em nossos animais de estimação. De acordo com a pesquisa aplicada, nos últimos dez anos, os diagnósticos aumentaram 158% em cães e 169% em gatos. As condições estão ligadas a inúmeras outras doenças, incluindo artrite, diabetes, e doenças cardíacas, de modo a manter um peso saudável é mais do que apenas manter uma cintura delgada, é sobre viver uma vida mais saudável.
A obesidade é uma condição difícil de tratar e requer conscientização e comprometimento de você e seu veterinário.
Você também pode gostar:
Causas a considerar da obesidade nos animais de estimação
- Excesso de ingestão calórica
- Práticas alimentares inapropriadas
- Orientações de alimentação inadequada
- Alimentação livre (manter a tigela cheia em todos os momentos)
- Uso excessivo de lanches, guloseimas e alimentos humanos
- Nível de atividade reduzido
- Predisposição genética
- Castração
Fatores de risco para obesidade em cães e gatos
1. genética
- raças específicas de cães são mais propensos a ter excesso de peso. Estas incluem, mas não estão limitados a Shetland Sheepdogs, Golden Retrievers, Dachshunds, Cocker Spaniels, Labrador Retrievers, Dálmatas, Rottweilers, e raças mistas.
- gatos raça misturada (DSH, DLH, DMH) e gatos manês foram encontrados mais prováveis ser obesos do que a maioria de gatos de puro-sangue.
2. gênero/castração
- cães castrados- cães fêmeas são cerca de duas vezes mais propensos a estar acima do peso do que são cães fêmeas intactas. Tendências semelhantes foram observadas em cães machos castrados.
- gatos- gatos machos estão predispostos a estar acima do peso. Castração aumenta ainda mais o risco de obesidade, diminuindo a taxa metabólica em pelo menos 25%. A remoção de estrogênios também pode aumentar o consumo de alimentos independente da taxa metabólica diminuída. Isso também pode ser acompanhado por um aumento do apetite após a cirurgia.
3. idade
- risco aumenta com o aumento da idade em cães e gatos
4. atividade
- atividade reduzida aumenta o risco de ganho de peso em cães e gatos.
5. alimento e alimentação
Alimentos altamente palatáveis, alimentação livre da escolha e deleites excessivos. Em particular, a alimentação de alimentos ricos em gordura está associada com a obesidade.
6. outras associações
Em gatos, outros fatores, como habitação apartamento, presumivelmente devido a oportunidades de exercício diminuído, parece ser uma associação comumente observada.
Riscos para a saúde da obesidade em cães e gatos
O risco de artrite, diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo, podem ser potenciais consequências médicas associadas com animais de estimação que são obesos. Com isto na mente, pôde ser necessário ajustar a quantidade de alimento que você está alimentando seu animal de estimação a fim manter a condição ideal do corpo.
Complemente a sua leitura:
A sobrealimentação também pode surgir se as orientações de alimentação indicadas na etiqueta de alimentos para animais de estimação não forem apropriadas para o seu animal de estimação. Erros de alimentação pode acontecer se você erroneamente usar um copo não-padrão para medir o alimento, simplesmente não estão cientes de que você está sobrealimentando seu animal de estimação, ou porque você percebe um bom apetite como um sinal de boa saúde.
A alimentação livre, ou manter a tigela cheia em todas as vezes, pode igualmente conduzir ao excesso de alimentação, particular se seu animal de estimação é cansado, inativo e tem pouco espaço para o exercício. Da mesma forma, dietas altamente palatáveis incentivam a ingestão excessiva. Lanches e guloseimas são freqüentemente usados de forma inadequada como uma maneira de compensar a culpa, ou seja, quando você deixar o seu animal de estimação sozinho, chegar em casa tarde do trabalho, etc.
Outro elemento a considerar é que a castração em animais de estimação tem sido associado com um aumento do risco de obesidade. Alterações hormonais podem diminuir a capacidade do seu animal de estimação para gastar energia, aumentando o apetite.
A obesidade é uma importante crise nutricional de saúde que afeta cães e gatos. Recomenda-se que você trabalhe com seu veterinário para criar um plano apropriado da gerência do peso para seu animal de estimação.