Quando se trata de óleos essenciais, alguns mal-entendidos comuns sobre os próprios óleos e fisiologia felina fazem dos gatos e aromaterapia uma mistura mortal.
A lista de óleos potencialmente venenosos para o seu amigo felino é muito maior do que aqueles que não são. A maioria dos veterinários e aromaterapeutas bem treinados alertam contra o tratamento para gatos.
Aromaterapia
O principal perigo nos óleos essenciais é a confusão em torno do que são. Os óleos essenciais são o vapor de óleo aromático destilado diretamente de ervas (ou pressionado de cascas de citrinos). Eles são extremamente concentrados. Agora imagine como os elementos venenosos concentrados se tornam nos óleos. Eles devem ser diluídos em óleo vegetal ou água para uso.
Óleos não diluídos podem causar queimaduras químicas para insuficiência hepática. Eles não devem ser engolidos. Uma percepção errônea comum é que eles são "totalmente naturais" a base de ervas, eles são seguros e funcionam como magias e não como drogas, não é assim.
Você também pode gostar:
Aromaterapia é o uso de óleos essenciais como medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e estabilizadores emocionais. Não é, como uma caminhada através de qualquer corredor de loja de cosmético e usar perfumes para fazer você se sentir bem.
Muitos óleos essenciais contêm substâncias químicas concentradas para matar gatos. O fígado do seu gatinho é muito diferente do seu, e coisas que são terapêuticas para você se acumulam em seu corpo e causam estragos.
Hidrocarbonetos de monoterpeno
Esta é uma maneira elegante e científica de dizer "coisas que funcionam como petroquímicas". Todos os óleos cítricos, os óleos de árvores permanentes e a bergamota de erva os contêm.
Eles são uma das coisas que tornam esses óleos bons matadores de insetos e eles também podem matar seu peixinho.
Fenois
Os fenois são poderosos solventes e desinfetantes. O material que termina em -sol (como Lysol) geralmente os contém. Gatos e répteis os acham incompatíveis com a vida.
Eles estão em óleos das especiarias de canela (às vezes chamado de "cassia") e cravo-da-índia, árvores de vidoeiro e melaleuca (a.k.a., óleo da árvore do chá) e as ervas salgadas, tomé e orégano. Sage tem um químico de envenenamento felino relacionado.
Salicilatos
Complemente a sua leitura:
Salicilatos são os ingredientes ativos na aspirina. Eles são compostos naturais encontrados em árvores de abelha e salgueiro, hortelã-pimenta e ervas de inverno e seus óleos, e são tóxicos para os gatos.
Uma longa lista de ameaças
Muitos óleos essenciais à base de plantas são considerados potencialmente venenosos para gatos, embora existam explicações precisas porque eles lambem.
A lista inclui tansy e pennyroyal (famoso por induzir aborto e insuficiência hepática em humanos), amêndoa amarga e cânfora (potencialmente venenosas para todos); mostarda, alho e cebolas; e o mais exótico thuja, terebinth, hissopo, artemísia, ganso, calamus, sassafras e absinto.
Aroma seguro
Há uma resposta se você ainda quiser tratar seu gatinho para os benefícios da aromaterapia. O líquido aquoso deixado por destilação de óleo essencial é chamado de hidrosol (eles não contêm fenois).
Os hidrossois não são absorvidos pela pele e pelos sinos nasais como óleos e são considerados perfeitamente seguros para uso externo em sua gatinha. Se você quiser usar hidrossois, consulte uma referência respeitada à base de ervas e aromaterapia para obter ajuda.
Sempre consulte o seu médico veterinário antes de usar qualquer tratamento no seu pet.