O gênero é um assunto complicado e, portanto, é o assunto do que os animais domesticados podem perceber. Então, enquanto muitas pessoas se perguntaram se seu animal de estimação pode distinguir entre gêneros, a resposta é, você adivinhou, complicada.
Cães
Os cães são surpreendentemente sinalizados para humanos, mas há muitos conceitos humanos que eles não entendem. Então eles têm um senso de gênero?
Um estudo tentou analisar se os cães categorizavam pessoas por "homens" e "mulheres", usando voz e aparência visual como sugestões. (O estudo não especifica se todos os indivíduos eram ou não cisgênero.) No estudo, os cachorros ficaram em frente a um falante, e para cada lado do falante estava um homem e uma mulher. O orador interpretava o som da voz de um homem ou a voz de uma mulher, e os cientistas olharam para ver se o cachorro olhava para o homem ou para a mulher cada vez. O estudo utilizou 51 cães de 17 raças diferentes.
Você também pode gostar:
Então, o que eles aprenderam? De acordo com a Scientific American, "os cientistas descobriram que alguns dos cães examinavam a pessoa do gênero associada à voz, enquanto outros os cães não. Os cães que vieram de casas onde havia três ou mais adultos eram muito melhores em olhar a pessoa "correta" do que os cães que vieram de uma casa com um único dono ".
Alguns proprietários de cães também relatam que seu cão atua com mais medo em relação a homens ou mulheres (com os homens, de forma anedótica, com o peso do medo do cão). No entanto, é difícil dizer definitivamente se o gênero da pessoa é realmente o que um determinado cão tem medo. Por exemplo, o cão pode ter medo de pessoas altas, e a maioria das pessoas altas com quem eles interagiram são homens.
Então, como com tantas perguntas de cães, "meu cão entende o gênero?" Obtém um ressonante "ehh ... talvez".
Gatos
E os gatos, que provavelmente se importam ainda menos? Assim como com cães, existem alguns estudos que sugerem que alguns gatos se comportam de forma diferente em relação a homens e mulheres, mas não há provas definitivas de que eles entendem o gênero humano.
Complemente a sua leitura:
Um estudo de 2011 da Universidade de Viena descobriu que os gatos tendiam a se aproximar e a interagir com os proprietários do sexo feminino mais freqüentemente do que com os proprietários do sexo masculino e concluiu que o vínculo entre as mulheres e seus gatos é mais "intenso" do que o vínculo entre homens e seus gatos. (Este estudo também não especificou se os indivíduos utilizados eram cisgêneros, transgêneros ou de outra forma).
No entanto, isso não significa necessariamente que os gatos compreendam as diferenças entre homens humanos e mulheres humanas. Muitos fatores podem estar em jogo aqui, incluindo expectativas de gênero para homens e mulheres (humanos). Por exemplo, o termo "dama de gato" existe, enquanto não existe um termo equivalente para homens. Além disso, os homens são geralmente encorajados a ser menos emocionalmente expressivos do que as mulheres. Talvez as mulheres se sintam mais à vontade mostrando carinho em relação aos gatos do que os homens, o que pode levar a um vínculo mais forte.
Além do estudo acima mencionado, a pesquisa sobre as percepções dos gatos sobre gênero humano é limitada. Os gatos nunca fizeram nada que comprovasse se eles entendiam as diferenças de gênero. Eles, no entanto, deixou bem claro que eles sabem quem os alimenta e exatamente quando é a hora do jantar.