Os cães podem sentir cócegas?
Autora:

Os cães podem sentir cócegas?

Para a maioria dos cães, as melhores sensações de cócegas são as atrás de suas orelhas, entre as pernas dianteiras, e ao longo da barriga.

Os cães podem sentir cócegas?

Você já se perguntou o que seu cão está fazendo quando eles começam a mover a perna quando eles estão sendo animais de estimação, como eles têm uma coceira? Muitos pensam que é realmente a maneira do seu cão de dizer que é onde eles estão com cócegas.

Para nós, seres humanos, cócegas geralmente resulta em agitação incontrolável e risos, seguido por tentar escapar do seu "atacante". Desde que os cães não podem necessariamente rir, mostram que são cócegas em outras maneiras.

Sua reação instintiva para encontrar esse ponto em sua barriga é a sua maneira de dizer que eles estão rindo com você! É completamente involuntário, muito parecido com nossas reações quando temos cócegas. Mas se o seu cão realmente gosta, assim como os seres humanos, depende de sua personalidade única!

Seu cão pode sentir cócegas?

Assim, de certa forma, os cães podem ter cócegas, embora levemente, e não da mesma forma que nós. A maneira como eles movem as pernas quando você está coçando um ponto em sua barriga é a sua reação involuntária a ter "cócegas ". É uma reação reflexiva ele tentar arranhar-se na área que você está acariciando.

Basicamente, o que você está fazendo com aqueles animais de estimação está induzindo uma sensação de coceira em seu cão, e é completamente subconsciente. Embora não seja exatamente a mesma sensação do humano sentir cócegas, é definitivamente semelhante. Eles não riem, mas eles podem rolar ao redor, colocar suas línguas para fora com um grande sorriso no rosto.

Para a maioria dos cães, as melhores sensações de cócegas são as atrás de suas orelhas, entre as pernas dianteiras, e ao longo da barriga. Passar a mão nestes pontos pode resultar em uma reação instintiva de seu cão. Os lados de suas costelas são muitas vezes um bom local para experimentar, também. Quando você encontra esse reflexo do arranhar, você encontrou o ponto de cócegas.

É importante lembrar, no entanto, que alguns cães podem não gostar de ter cócegas. Certifique-se quando você estiver jogando com seu cão para manter um olho em suas reações a suas arranhadas. Mantenha seus tapinhas suaves e calmos. Sinais de que seu cão gosta de ser cócegas pode incluir cauda alta, rolar em suas barriga, e um grande sorriso. De acordo com os cientistas, sua maneira de rir é com um "mandíbulas ligeiramente abertas que revelam a língua, e o ângulo inclinado da boca que se estende quase de orelha a orelha", dando a impressão de rir.

Os cães que não gostam de ser agradados podem responder as cócegas não desejadas com rosnar ou estalar, vacilando ou puxando afastado, ou talvez mesmo lamentando se você bater em um ponto incômodo. Se eles fazem qualquer uma dessas coisas ou tentar fugir, talvez eles simplesmente não gostam desses movimentos repetidos nesse local. Certifique-se de sempre manter um olho nas reações do seu cão quando você tem um bom abraço.

Sinais de linguagem corporal que seu cão gosta de ser agradado incluem:

  • Alerta
  • Cabeça inclinada
  • Coçar
  • Cauda alta

Outros sinais que seu cão mostrará quando apreciam ser agradados são:

  • Rolar em sua barriga
  • Língua para fora
  • Comportamento brincalhão 
  • Alongamentos satisfeitos
  • Agradecer com beijos
  • Retroceder/Riscar com seu pé

Para aqueles de nós que gostam de saber sobre o funcionamento neurológico por trás desses chutes nas pernas involuntárias, podemos olhar todo o caminho de volta para 1897.

Naquela época, psicólogos cunharam duas frases descrevendo as sensações de serem cócegas: knismesis e gargalesis. Impressione seus amigos usando aqueles em uma frase.

O primeiro é uma sensação de cócegas de luz, o que pode nos dar arrepios - mas isso não nos leva a rir. O segundo, ao contrário, é cócega pesada, como quando nossos amigos escavam em nossos reforços. Isso leva a risos involuntários, tremores, e tudo ao redor é loucura.

Enquanto a maioria das pessoas pode ser reduzida a ataques de riso devido a gargalesis, cães (bem como a maioria dos outros mamíferos) só pode sentir knismesis.

Os cães não podem realmente rir, então "cócegas" para eles é um leve toque ou arranhão. Para eles, a knismesis pode se sentir como um inseto pousando em sua pele, ou qualquer outra coisa que causa uma contração involuntária.

É por isso que sua reação envolve algo que se parece com coçar as pernas - eles estão tentando chegar a esse ponto que você está dando para os animais de estimação. Também é completamente involuntário. As terminações nervosas nessa área da pele do seu cão enviam um sinal para a medula espinhal sem redirecionar para o cérebro. Seu cão pode até não saber que ele está basicamente chutando você.

Veterinários muitas vezes até mesmo usam essa reação involuntária para verificar a capacidade de reflexo em cães, bem como qualquer dano na coluna vertebral que pode ter ocorrido.

Se o seu cão parece ter muitas cócegas, ou seja, eles estão constantemente coçando ou lambendo o mesmo local, chutando em suas orelhas, ou são excessivamente sensíveis ao toque, também pode ser um sinal de que seu cão está tendo problemas de pele. Estes podem incluir pulgas, alergias, ou simplesmente a pele seca.

Assim, não só pode a sensação de ser agradável para o seu cão, mas também pode confirmar se eles estão felizes e saudáveis.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os cães podem sentir cócegas?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.