Qualquer amante de animal de estimação conhece a regra do cachorro dourado quando se trata de chocolate: os cães NÃO podem comer chocolate. Um favorito absoluto entre as pessoas, o chocolate é tóxico para cães e um perigo bem conhecido. Mas e os gatos podem comer chocolate? Precisamos nos preocupar quando nossos gatos comerem pouco de chocolate?
Os gatos podem comer chocolate?
Infelizmente, assim como nossos cachorros, os gatos não podem comer chocolate. O chocolate inclui a teobromina e a cafeína, ambas as quais são metilxantinas e podem ser extremamente prejudiciais aos gatos. A teobromina e a cafeína são absorvidas pelo trato gastrointestinal e amplamente distribuídas pelo corpo do seu gato. A toxicosis de chocolate (envenenamento) pode resultar em potencial arritmias cardíacas com risco de vida.
Como os gatos não entram na comida humana tanto quanto os cães, a intoxicação por chocolate é mais rara em nossos amigos felinos, mas ainda é tão perigoso. O sistema digestivo de um gato não é capaz de quebrar a teobromina corretamente e, se grandes quantidades forem ingeridas, o estimulante pode afetar os sistemas nervoso central e cardíaco.
Você também pode gostar:
Diferentes tipos de chocolate, diferentes tipos de perigo
Embora seu gato não esteja comendo nenhum tipo de chocolate, você quer se certificar de que ele fique longe do chocolate escuro. Quanto mais escuro o chocolate, de fato, mais tóxico é para o seu gato. O cozimento de chocolate é considerado o mais perigoso com o mais alto nível de teobromina. Aqui é onde os chocolates classificam de mais ou menos perigosos (miligramas de teobromina por 28 gramas de chocolate):
- Cacau seco em pó 800 mg
- Chocolate ao leite 450 mg
- Chocolate meio amargo 150-160 mg
- Chocolate escuro 150-160 mg
- Chocolate branco: fonte insignificante
Quanto é muito?
Pequenas quantidades de chocolate, como um Hersheys Kiss, provavelmente não serão uma ameaça à vida para o seu gato, mas ainda é tóxico. Se muito for ingerido, os resultados podem ser fatais. A dose letal para felinos é considerada 200 miligramas de teobromina por quilograma do peso corporal do gato.
Sintomas de intoxicação por chocolate
Se o seu gato ingeriu muito chocolate, observe os seguintes sintomas e consulte um veterinário imediatamente:
- Batimentos cardíacos anormais
- Coma
- diarreia
- Morte
- Sede excessiva
- Micção excessiva
- Ofegante
- Hiperatividade
- Aumento ou diminuição da pressão arterial
- Letargia
- Espamos musculares
- Náusea
- Inquietação
- Vômito
O que fazer se o seu gato comer chocolate
Entre em contato com seu veterinário imediatamente se o seu gato ingeriu chocolate. O tempo é crucial, mesmo que seu gato não mostre sintomas imediatos de intoxicação por chocolate. Os sintomas podem levar várias horas a surgir, mas irão progredir rapidamente uma vez que começam.
Complemente a sua leitura:
Seu veterinário pode orientá-lo através das etapas de induzir o vômito ou eles podem fazê-lo sozinhos quando o gato é levado para a sua instalação. Se tiver passado muito tempo e o chocolate já está no sistema, o veterinário pode dar ao seu gato um carvão ativado. Isso irá vincular o chocolate e limitar a capacidade do estômago e do intestino de absorver os ingredientes prejudiciais.
Os gatos que são levados ao veterinário após a ingestão de chocolate podem ter que ser admitidos para uma observação contínua após o tratamento inicial.
Conclusão
Como cães, os gatos não podem comer chocolate. O chocolate contém teobromina, uma enzima que é conhecida por aumentar a freqüência cardíaca, diminuir a pressão arterial e estimular o sistema nervoso. O corpo de um gato não pode quebrar corretamente e processar a teobromina. Os chocolates mais escuros contêm níveis mais elevados de teobromina e são mais perigosos para os gatos, mas os gatos devem evitar todos os tipos, mesmo o chocolate branco.
O chocolate é potencialmente letal para os gatos. Não há garantias sobre a quantidade de chocolate que seu gato específico pode manipular, então a prevenção é a chave. Mantenha o chocolate e os produtos que contenham chocolate nos armários ou nas prateleiras que seu gato não pode alcançar. Se você tem filhos (humanos) em casa, certifique-se de que eles também não deixe seus deleites de chocolate por atritos na casa para animais de estimação para obter suas patas. Novamente, o melhor tratamento para intoxicação por chocolate é a prevenção.