Os gatos podem comer mel?
Os gatos são carnívoros, mas quando os gatos comem mel, pode ser motivo de preocupação para alguns proprietários de gatos. O mel pode ser um elemento dietético nutritivo para os seres humanos, mas os gatos e os seres humanos são muito diferentes, por isso é importante compreender os riscos e potenciais benefícios antes de deixar o seu gato lamber a sua colher de mel.
Os gatos podem comer mel?
Embora o mel não seja estritamente considerado um alimento tóxico para gatos, geralmente não é recomendado, exceto em quantidades muito pequenas.
Os gatos têm um sistema digestivo extremamente pequeno, bem como uma boca e garganta pequenas, o que significa que o mel pode ser um problema. Mesmo quando os humanos comem muito mel em um curto período de tempo, pode causar dor de estômago, de modo que o efeito é aumentado em gatos.
Você também pode gostar:
Certos amigos felinos não terão quase nenhuma tolerância para o mel e tornarão seu desgosto conhecido simplesmente evitando a comida. Outros gatos podem ser mais receptivos e, desde que não apresentem efeitos colaterais negativos, ocasionalmente podem ser usados como um pequeno tratamento.
A outra coisa boa sobre os gatos é que eles são comedores lentos e seletivos, então se eles encontrarem um pote de mel aberto, eles não vão derrubar e se empanturrar, como um cachorro pode fazer.
Os gatos podem comer mel quando estão doentes, particularmente com dor de garganta ou inflamação no sistema respiratório. Isso pode ser difícil de diagnosticar em casa, mas se o seu gato não estiver disposto ou não puder comer a comida normalmente, adicionar um pouco de mel a algum alimento úmido pode ajudar a aliviar o desconforto. Mais uma vez, preste atenção em como seu gato responde e use apenas mel com moderação.
Quanto mel os gatos podem comer?
Alguns especialistas recomendam que os gatos evitem completamente o mel, mas outros argumentam que não há toxicidade clara para os gatos, e o mel tem vários nutrientes potencialmente benéficos, como ferro, zinco, cobre, potássio, baixos níveis de proteína, peróxido de hidrogênio, antioxidantes e vitamina C.
Complemente a sua leitura:
Apesar dos riscos potenciais para a saúde digestiva do seu gato, é provavelmente seguro dar ao seu gato 1/2 colher de chá de mel por dia, particularmente quando usado para fins medicinais.
Em outros casos, você pode deixar seu gato lamber o excesso de uma colher, ou adicionar uma gota ou duas por cima da sua comida. No entanto, existem muitos outros alimentos “humanos” que são mais fáceis de digerir pelos gatos, então o mel deve ser visto como um tratamento raro.
Mel para gatos com alergias
Para os seres humanos, o mel tem a capacidade única de suprimir parcialmente o sistema imunológico e ajuda a aliviar a sensibilidade e as reações alérgicas.
Se o seu gato também sofre de alergias, uma pequena quantidade de mel pode ajudar a aliviar o problema. Ao otimizar o sistema imunológico e preencher o corpo com antioxidantes, o mel pode melhorar a eficiência do corpo, ao mesmo tempo em que também trata alguns dos sintomas de reações alérgicas em seu gato.
Como mencionado anteriormente, quando os gatos comem mel, pode interferir em seus processos digestivos, portanto, recomenda-se cautela.