Os ovos são deliciosos, saudáveis e têm um papel insubstituível em toneladas de receitas para uma enorme variedade de refeições caseiras.
Eles são uma excelente fonte de proteínas, minerais e muitas vitaminas, incluindo A, D e B12. Além disso, os ovos contêm aminoácidos essenciais, que nossos corpos não conseguem sintetizar sozinhos.
Muitos donos de gatos provavelmente podem fazer a pergunta - se os ovos são tão bons para nós, os gatos podem comer ovos?
Como carnívoros, os gatos prosperam principalmente na proteína. Seus corpos precisam das proteínas naturais, gorduras e vitaminas derivadas da carne. Mas como os ovos são ricos em proteína e suas gemas são ricas em gorduras naturais, os gatos podem comer ovos com segurança?
Sim, os gatos podem comer ovos.
Muitos fabricantes de alimentos para gatos de alta qualidade incluem mais do que apenas carne em suas fórmulas. Óleos, frutas, vegetais e alguns produtos à base de plantas, todos estes podem ser encontrados em alimentos de gato, pois são bastante saudáveis para o seu amigo felino.
Os ovos também caem nessa categoria.
No entanto, como é com tudo o mais na vida, alimentar o seu gato com ovos tem suas vantagens e desvantagens.
Você também pode gostar:
Por que os ovos são bons para gatos e gatinhos?
Antes de mergulharmos nos perigos de dar ovos ao seu amigo fofo, vamos rever alguns dos benefícios nutricionais desse alimento.
Ovos contêm:
- Riboflavina
- Tiamina
- Gordura natural
- Aminoácidos
- Vitaminas A, B12, D, E, K
- Lisina e outras proteínas essenciais
- Cálcio, ferro, zinco e outros minerais essenciais
Se o seu gato está desnutrido ou abaixo do peso precisar de um pouco de estímulo em termos de seu sistema imunológico e seu peso, os ovos serão um excelente complemento para sua dieta. Tiamina, riboflavina e lisina são nutrientes cruciais para o organismo felino. No entanto, os ovos não devem ser consumidos todos os dias, pois também representam riscos para a saúde.
Quando e porque os ovos seriam perigosos para gatos e gatinhos comerem?
Muitos ingredientes de ovos podem ser prejudiciais para os gatos pelos mesmos motivos que são perigosos para as pessoas. Embora os gatos prosperem com proteínas, quando seus organismos não conseguem processar muito, isso resulta em níveis severamente altos de proteína na urina. Isso pode ser particularmente problemático para gatos que sofrem de problemas renais.
Além disso, quando o corpo não consegue absorver e processar o excesso de proteína, pode ser convertido em gordura. E isso contribui para a obesidade.
Complemente a sua leitura:
Por último, os ovos são bastante ricos em gordura. Níveis elevados de gorduras e colesterol são prejudiciais para os gatos, assim como são para nós, seres humanos. As gemas são extremamente rica em calorias e colesterol. Um ovo de tamanho médio contém uma média de 7,5g de proteína e 5,1g de gordura. Em outras palavras, as gorduras naturais são quase tanto quanto as proteínas saudáveis.
Que tipos de ovos os gatos podem comer?
Cozido Ou Cru? Mexidos? Gema Ou Branco?
Muitos pais de animais de estimação optam por refeições caseiras ou para dietas cruas quando se trata de alimentar seus gatos.
Ovos crus em tais refeições devem estar completamente fora dos limites em todos os momentos.
Eles contêm toneladas de bactérias, incluindo as mortais, como E. coli e Salmonella. Não só eles podem ser fatais, mas o gato pode transferi-los para as pessoas que vivem sob o mesmo teto.
Ovos cozidos, por outro lado, são seguros.
Você pode fritar, assar, misturar ou ferver os ovos antes de dar para o seu gatinho comer. Contanto que eles não contenham óleos excessivos, coberturas como ketchup e maionese, temperos ou quaisquer plantas e ervas tóxicas, seu gato pode comer.
As claras de ovos são melhores para os gatos do que as gemas em termos de valor nutricional. Seu animal de estimação se beneficiará das vitaminas e minerais das claras de ovos muito mais do que dos altos níveis de gorduras encontrados nas gemas.