Os gatos podem ficar resfriados?
Autora:

Os gatos podem ficar resfriados?

Infelizmente, como nós, os gatos também podem pegar resfriados. Um resfriado (ou infecção respiratória superior) é uma das doenças mais comuns nos gatinhos.

Os gatos podem ficar resfriados?

Infelizmente, como nós, os gatos também podem pegar resfriados. De fato, um resfriado (ou infecção respiratória superior) é uma das doenças mais comuns nos gatinhos.

Resfriados são especialmente comuns em locais onde muitos gatos vivem juntos, como lojas de animais, abrigos e instalações de reprodução.

Como crianças em creches, gatinhos em lojas de animais ou abrigos têm maior probabilidade de desenvolver infecções respiratórias superiores devido ao seu sistema imunológico ingênuo e sua proximidade com outros gatos.

O que é uma infecção respiratória superior?

Infecções respiratórias superiores são infecções do nariz, faringe e laringe causadas por vírus ou bactérias. Os vírus mais comuns são calicivírus e herpes, e as bactérias mais comuns são espécies de micoplasma, clamídia e bordetella. Vários desses agentes são espalhados por um processo conhecido como aerossolização.

Você também pode gostar:

Quando um gato doente espirra, inúmeras gotículas contendo os agentes infecciosos são liberadas no ar. Essas gotículas são pequenas o suficiente para que possam permanecer no ar por longas distâncias e podem infectar os gatos a alguma distância. É fácil entender porque as infecções respiratórias podem se espalhar tão rapidamente em grandes populações de gatos. Leva apenas um gato doente para espalhar uma infecção respiratória superior em toda a população de gatos.

As infecções também podem se disseminar por contato direto ou indiretamente por meio de fômites. Fômites são objetos inanimados que espalham doenças quando são contaminados e cobertos por agentes infecciosos. Exemplos de fômites são material de cama, toalhas ou tigelas de comida. Acontece que sua mãe estava certa quando ela falava para você cobrir o nariz quando você espirrar e lavar as mãos com sabão.

Sinais e sintomas de resfriados em gatos

A maioria dos gatos só desenvolverá sintomas leves, como espirros, nariz escorrendo e olhos lacrimejantes, que geralmente desaparecem sem qualquer tratamento. Gatos vulneráveis, como os muito jovens, muito velhos ou já doentes, podem desenvolver infecções mais graves. Gatos com infecções respiratórias agudas graves podem se desenvolver:

  • Uma febre
  • Corrimento nasal ou ocular espesso e amarelado
  • Perda de apetite
  • Desidratação
  • E pode se tornar letárgico

Tratamento de resfriados em gatos

Complemente a sua leitura:

O tratamento de infecções respiratórias superiores depende da gravidade. Embora os sintomas sejam incômodos, muitas infecções respiratórias superiores leves e não complicadas são autolimitadas e, como o resfriado comum, elas geralmente desaparecem sem qualquer tratamento.

Infecções mais graves podem exigir antibióticos orais e / ou medicações oculares, dependendo dos sintomas primários. Gatos que não estão comendo ou bebendo também podem requerer tratamentos adicionais como fluidos subcutâneos, estimulantes do apetite e até hospitalização.

A melhor maneira de determinar que tratamento seu gato precisa é consultar o seu veterinário. Com base nos sinais e condições gerais do seu gato, o veterinário determinará se o seu gato precisa ser examinado imediatamente e se o seu gato precisa de medicamentos.

Saiba mais sobre: Resfriado

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Os gatos podem ficar resfriados?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.