Como os cães são carnívoros, parece que eles poderiam comer ossos sem problemas, certo? Afinal, não é isso o que seus antepassados fizeram?
Errado. Apesar de sua ascendência, alimentar seu cachorro, com ossos de galinha, é especialmente perigoso para sua saúde.
Se o seu cão consumiu ossos de galinha, ele requer um telefonema imediato para seu veterinário.
Mas por que os ossos de galinha são perigosos para os cães? O que você faz se o seu cão os tenha comido?
É sempre considerado uma emergência médica?
Por que os ossos de galinha são perigosos para os cães?
Quando os ossos são cozidos, eles assumem uma forma completamente diferente do que quando estão crus. Um osso não cozido é flexível, enquanto um osso cozido torna-se quebradiço e frágil.
Quando um cão morde um osso cru, ele pode esfarelar, mas os ossos cozidos quebram em fragmentos minúsculos e afiados que podem causar danos significativos ao esôfago e intestinos. Você já cortou um osso cozido ao meio? É como quebrar um pedaço de vidro.
Você também pode gostar:
Se esses fragmentos perfurarem os intestinos do seu cão enquanto estão passando, eles desenvolverão uma infecção muito grave chamada sepsis que rapidamente leva à morte. Estes fragmentos também podem ser alojados no esôfago. Eles podem não bloquear completamente a via aérea, mas prejudicam gravemente o revestimento delicado do esôfago, e talvez eles precisem ser removidos por um veterinário se peças maiores permanecerem teimosamente presas na garganta.
O que devo fazer se meu cachorro comer ossos de galinha?
Ligue para o seu veterinário. Assim que você perceber que seu cão consumiu ossos de galinha, telefone seu veterinário ou um hospital de emergência.
Eles poderão aconselhar você sobre o que fazer com base na sua situação específica, mas isso é algo que seu veterinário provavelmente quer ver o seu cão.
Mesmo que eles tenham engolido com sucesso os ossos e foram algumas horas, seu veterinário pode querer tomar um raio-x para ver quantos ossos seu cão consumiu.
Este é definitivamente um assunto mais urgente se o seu cão é muito pequeno.
Cães maiores geralmente conseguem passar esses ossos sem problemas, mas os cachorros menores têm passagens menores, e os ossos de galinha tendem a ficar alojados apenas porque há menos espaço para que eles passem.
Outra preocupação é algo chamado "intestino de lixo".
Complemente a sua leitura:
É provável que seu cão tenha os ossos do lixo e, se eles estiverem lá por alguns dias, é possível que seu cachorro tenha comido mais do que apenas ossos.
Os cachorros podem querer comer coisas grosseiras, mas isso não significa que eles não sofrerão os efeitos de comer comida podre. O "intestino do lixo" pode fazer o seu cão ficar muito doente e, em alguns casos, pode até levar a problemas neurológicos como convulsões.
Como posso evitar que meu cachorro coma ossos de galinha?
A única coisa que você pode fazer é jogar os ossos onde o seu cão não pode pehar. Se o seu cachorro é um explorador de lixo de longa data, não jogue os ossos na lixeira da casa.
O acesso a caixas de lixo externas deve ser reduzido ao mínimo; tente não armazenar suas latas de lixo no quintal onde os cães têm acesso a elas.
A prevenção é realmente a chave, e alguns minutos extras podem acabar economizando muito dinheiro nas contas do veterinário. Lembre-se disso durante a temporada de férias quando você está jogando carcaças de peru.
Os ossos de galinha não são necessariamente uma sentença de morte, mas podem levar a problemas médicos sérios e caros para cães. Se o seu cão decidiu tomar um lanche com alguns ossos de galinha, ligue para o seu veterinário imediatamente.
Você receberá informações precisas do seu veterinário sobre se devem ou não ser vistos. Faça o que fizer, não apenas "aguarde e veja" por algo assim. Quanto mais tempo você espera, mais você aumenta as chances de seu sofrimento de cachorro.