O que é otite?
A palavra "otite" refere-se à inflamação do canal auditivo. Pode envolver o canal auditivo externo (otite externa), a orelha média (otite média) ou a orelha interna (otite interna).
Na maioria das vezes, a inflamação é acompanhada por uma infecção com qualquer bactéria ou fungo. É muito mais comum em cães do que em gatos.
Os sintomas de otite são geralmente óbvios, e incluem dor de ouvido, agitação da cabeça, ou coceira na orelha. Alguns animais de estimação têm um cheiro óbvio ou descarga emanando de uma ou ambas as orelhas.
Raramente, a otite provoca uma inclinação da cabeça ou dificuldades para manter o equilíbrio. A otite pode ser um problema de curto prazo que resolve prontamente com a terapia medicamentosa indicada pelo médico veterinário, mas muitas vezes vemos casos de otite que estiveram presentes por meses ou mesmo anos.
O que causa otite?
A maioria dos casos de otite são complicadas por infecções bacterianas e fúngicas. Embora esses organismos aumentam muito a coceira, desconforto, cheiro, e acúmulo de material dentro da orelha, eles não são a verdadeira causa "primária" da otite.
Você também pode gostar:
Na verdade, a maioria desses organismos podem ser encontrados em números baixos nos canais de orelha de cães normais. Fatores que permitem que esses organismos proliferam excessivamente e causam problemas no canal auditivo incluem alergias, excesso de umidade ou pêlos no ouvido, tumores ou ácaros da orelha. Uma vez que as bactérias ou levedura começam a proliferar, seus números podem subir rapidamente em um curto espaço de tempo.
Como a otite é diagnosticada?
O diagnóstico de otite é baseado nos sinais clínicos anotados pelo proprietário em casa, e durante o exame físico. É usado um instrumento chamado otoscópio para ver as partes mais profundas da orelha.
Ao realizar um exame microscópico da descarga da orelha (citologia), podemos identificar o tipo de organismo (levedura ou bactérias) presente.
Em alguns casos, submetemos este material a um laboratório para uma análise mais precisa, para descobrir quais medicamentos podem funcionar melhor para tratar a infecção.
Às vezes, o material no ouvido torna difícil para ver todo o canal auditivo, por isso é recomendado uma limpeza da orelha com anestesia para obter uma melhor visualização nas partes mais profundas da orelha, incluindo o tambor de orelha.
Se a otite é recorrente ou de longa data, identificar o organismo envolvido pode ser só o primeiro passo. Nestes casos, tentar descobrir por que as infecções são persistentes. Isto pode significar mais testes para alergias ou outras condições.
Tratamento para otite em cães
Complemente a sua leitura:
O tratamento da otite consiste em terapia para a infecção existente e também para a condição subjacente que permitiu o desenvolvimento.
A infecção na orelha é tratada em uma ou mais maneiras. Um limpador de orelha é geralmente prescrito para você usar em casa. Isso ajuda a remover o material que se acumula no canal auditivo, que serve como uma fonte de nutrientes para os organismos.
Uma medicação em gotas para o ouvido ou loção é usada, após a limpeza, para matar os organismos encontrados no ouvido e para reduzir a inflamação. Por fim, o médico veterinário pode prescrever uma medicação oral para penetrar nas partes mais profundas da orelha.
Infecções de longa data são muitas vezes acompanhadas por uma grande quantidade de descarga que pode ser difícil de remover por rotina de limpeza da orelha. Este material é removido mais eficazmente realizando um flush da orelha com anestesia geral. Durante este procedimento, é usado um otoscópio video para um olhar detalhado no canal de orelha. Isto permite uma avaliação completa do tímpano e canal, e remoção do material que está presente.
Se puder determinar a causa subjacente da otite, abordar a causa a fim de evitar recaídas. Porque as alergias são tão comuns, é recomendado um programa de gestão de alergia consistindo de imunoterapia e/ou atopica. Em alguns cães, as infecções parecem ocorrer devido à umidade excessiva ou acúmulo de cera no canal. A limpeza regular da orelha em casa pode ser suficiente para manter as infecções no controle nestes pacientes.