Pancitopenia em gatos
Autora:

Pancitopenia em gatos

Pancitopenia não se refere realmente a uma doença, mas sim ao desenvolvimento simultâneo de uma série de deficiências relacionadas com o sangue.

Pancitopenia em gatos

Pancitopenia em gatos

Pancitopenia não se refere realmente a uma doença, mas sim ao desenvolvimento simultâneo de uma série de deficiências relacionadas com o sangue: anemia não regenerativa, leucopenia e trombocitopenia.

A raiz da palavra Pan refere-se a todos ou todo, e citopenia refere-se a uma falta de células que circulam no sangue.

Anemia não regenerativa é uma condição caracterizada por uma baixa contagem de glóbulos vermelhos e da falta de resposta da medula óssea para produzir glóbulos vermelhos que são necessários; leucopenia refere-se a uma baixa contagem de glóbulos brancos; e trombocitopenia refere-se a uma baixa plaqueta e contagem (as células que funcionam na coagulação do sangue).

Pancitopenia pode afetar ambos os gatos e cães, e pode se desenvolver de diversas causas. Não há nenhuma idade específica, ou raça de animal conhecido por ser mais suscetível ao desenvolvimento de pancitopenia.

Sintomas de pancitopenia em gatos

Os sintomas que se desenvolvem no paciente dependem amplamente da causa subjacente que conduz a pancitopenia em gatos.

Alguns sintomas de leucopenia (baixa contagem de glóbulos brancos) incluem episódios repetidos de febre, e infecções freqüentes ou persistentes.

Alguns sintomas de anemia devido à baixa contagem de glóbulos vermelhos incluem lentidão e gengivas pálidas.

Baixa contagem de plaquetas devido a trombocitopenia pode levar a pequenos hematomas no corpo, referidos como hemorrhate petequial, ou sangramento dos tecidos úmidos do corpo, conhecido como sangramento da mucosa.

Outros sintomas gerais podem incluir letargia, hemorragia (ou seja, sangramentos no nariz ou sangue na urina), e febre.

Causas de pancitopenia em gatos

Há uma variedade de causas para pancitopenia em gatos.

Estas incluem doenças infecciosas, como a hepatite; doença do carrapato, exposição a venenos como tálio; doenças proliferativas, como o câncer da medula óssea; e doenças imunes, como a anemia, na qual a medula óssea perde a capacidade de produzir glóbulos vermelhos.

Um exame veterinário é necessário para determinar a causa subjacente de pancitopenia, e para diagnosticar a condição propriamente dita.

Diagnóstico de pancitopenia em gatos

Seu veterinário irá realizar um exame físico completo em seu gato, incluindo uma contagem completa de sangue, e um perfil de sangue químico.

Outros testes possíveis incluem análise de urina, testes imunológicos para doenças de infecções como o vírus da leucemia felina (FeLV), e um exame de medula óssea. Você precisa fornecer uma história completa da saúde do seu gato, e início dos sintomas, se houver.

Tratamento da pancitopenia

O tratamento depende da condição preliminar que conduziu a pancitopenia, porque é essencial que a doença preliminar seja diagnosticada e tratada primeiramente.

Terapia antibiótico agressiva e transfusões de sangue podem ser necessárias.

Medicamentos para a causa subjacente pode ser necessário, além de vários medicamentos para estimular a produção de neutrófilos (um tipo de glóbulos brancos que combate a infecção), e outro medicamento para estimular a produção de glóbulos vermelhos por osso medula.

Vida e gestão

Os exames físicos diários devem ser fornecidos após o tratamento inicial, incluindo o monitoramento freqüente da temperatura corporal e uma contagem periódica de sangue completa. A freqüência de verificações da contagem periódica de sangue completa depende de quão severamente baixo a célula de sangue do gato e as contagens de plaquetas foram e são, bem como a causa subjacente da doença.

As medidas de cuidados adicionais dependem da causa subjacente da doença. Dependendo da severidade, estes podem incluir o cuidado interno em um hospital, e a terapia agressiva.

Prevenção

Há muitas causas de pancitopenia, e não é possível prevenir contra todas elas. No entanto, algumas precauções podem ser tomadas. Os gatos devem ser mantidos atualizados com as vacinações que podem impedir doenças infecciosas. Para gatos com câncer, há um perigo de desenvolver pancitopenia como um efeito colateral do tratamento do câncer, e monitoramento de contagem periódica de sangue completa deve ser feito.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Pancitopenia em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.