Quais são as causas da pele flácida em cães?
O cão pode estar sofrendo de um dos vários distúrbios genéticos que reduzem os níveis de colágeno em seu corpo. Porque a condição, também conhecido como "astenia cutânea", pode causar no seu animal de estimação dor articular crônica e dor associada com rompimentos de pele, contusão fácil e cicatrizes, você precisará falar com seu veterinário sobre as opções de tratamento mais humano ou soluções para seu animal de estimação.
Causas de pele flácida em cães
A falta de colágeno que cria a condição de pele fraca, pele solta e problemas nas articulações é causada por uma mutação genética. Se ambos os pais carregam a mutação genética, a mutação é considerada "dominante", mesmo que nenhum pai mostre sintomas da desordem.
Quando a mutação é passada de somente um pai que não mostra nenhum sintoma, considera-se "recessiva", se algum filhote de cachorro exibe sinais da astenia cutânea, os pais do filhote de cachorro não devem mais ser usados para finalidades de reprodução.
Diagnóstico para pele flácida em cães
A astenia cutânea é facilmente diagnosticada usando uma fórmula matemática para determinar a quantidade de pele solta nas costas do seu cão. Seu veterinário vai simplesmente pegar um punhado de pele do seu cão e medir o quão longe a pele se estende.
O veterinário irá comparar a medida para o índice de extensibilidade da pele (SEI), dividindo o número pelo comprimento do cão. Se o índice de extendibilidade do seu cãoé maior do que 14,5%, o cão pode ser diagnosticado com astenia cutânea, ou pele solta.
Sintomas de astenia cutânea em cães
Você pode querer levar o seu cão para o veterinário para verificar a astenia cutânea, se o cão exibe flacidez, pele delicada, pele fina que é facilmente rasgada e propensa a cicatrizes.
Se o seu cão tem inchaço, nódoas negras e sangramento a área do cotovelo, o cão pode estar sofrendo com a condição e deve ser dado um exame médico completo.
A astenia cutânea também pode causar dor, fraqueza, fraturas e inchaço das articulações, e porque os órgãos internos também são afetados pela falta de colágeno, o cão afetado também é vulnerável a lesões internas ou sangramento.
Raças afetadas por astenia cutânea
A astenia cutânea pode ocorrer em qualquer raça de cão, mas várias raças têm uma maior incidência da mutação genética. Estes incluem beagles, boxers, miniatura e padrão Dachsunds, Setter Inglês e Springer Spaniels, pastores alemães, galgos, Setter irlandeses, keeshond, Manchester terriers, poodles, kelpies vermelho, Springer Spaniels, St. Bernards e Wesh Corgis.
Tratamento de astenia cutânea em cães
Porque a astenia cutânea não é curável e pode levar a uma vida de dor e lesão para o cão afligido, muitos donos de animais escolhem para eutanizar seu cão.
Se seu cão é diagnosticado com astenia cutânea, seu veterinário pode sugerir que você realize o procedimento de castração para evitar passar a mutação de gene sobre a uma outra geração de cães.
Se você decide manter o cão, você precisa monitorar com cuidado seus arredores e atividades para assegurar-se de que nenhum dano venha a sua pele.
Mantenha as crianças e outros animais de estimação longe de seu cão, e tome cuidado ao colocá-la em uma coleira ou qualquer tipo de contenção, como o atrito envolvido poderia rasgar sua pele e causar dor e cicatrizes.
Use materiais da criança-impermeabilização para proteger seu cão das bordas afiadas na mobília, e seja certo que sua pele é macia e com oleosidade, para evitar o ferimento que poderia facilmente ocorrer de encontrar-se em uma posição demasiado por muito tempo. Tratar todas as feridas prontamente para manter a infecção loge da pele do seu cão.