Personalidade do Chihuahua
Autora:

Personalidade do Chihuahua

Eles estão naturalmente muito alertas e desconfiados dos estranhos, o que os torna excelentes cães de guarda.

Personalidade do Chihuahua

Personalidade Chihuahua

Chihuahua Temperamento e Personalidade

Chihuahua Temperamento e Personalidade
Chihuahua Temperamento e Personalidade

Eles são companheiros leais, cheios de vigor e bastante atrevidos. Você pode encontrá-los em uma bolsa, em um sofá, ou ladrar para outro companheiro vinte vezes o seu tamanho. Eles são uma dessas raças de cães que você odeia ou ama.

Chihuahuas, apesar do seu tamanho, são muitas vezes descritos pelas pessoas como tendo as mesmas personalidades que os terráqueos. Eles estão naturalmente muito alertas e desconfiados dos estranhos, o que os torna excelentes cães de guarda. Os chihuahuas também são muito afetuosos e mortalmente leais aos seus humanos.

Chihuahuas, quando não são devidamente socializados, só se unem com uma única pessoa. No entanto, eles ainda podem fazer novos amigos humanos e cães, eles só precisam de tempo e espaço suficiente para se adaptarem. Se não forem devidamente socializados desde cedo enquanto ainda são cachorros, os chihuahuas podem tornar-se muito tímidos e estar sempre no limite.

Tal como todas as raças de cães, você precisa de socializar cedo o seu cachorro chihuahua para que não seja excessivamente agressivo em relação a tudo o que se move. Eles precisam de exposição a muitas pessoas, ambientes diferentes, todo o tipo de sons (especialmente sons altos como o do aspirador de pó ou o arranque do motor do carro), e muitos tipos diferentes de experiências. Um cachorro bem socializado crescerá e se tornará um cão adulto bem redondo.

Personalidade Chihuahua

O Chihuahua é um dos cães mais dignos e destemidos de todas as raças. No entanto, esta personalidade digna e confiança é muitas vezes o que os torna tão difíceis de treinar e de dominar, pois podem ser bastante inconstantes quando se trata de obediência. Resumindo a personalidade de um Chihuahua em uma palavra, seria dizer que eles são ousados.

Eles são ousados na forma como amam, na forma como encontram o mundo, e quando você está tentando treiná-los. Apesar do seu tamanho e da sua natureza caseira, que muitas vezes são traços que se aproximam de raças menos inteligentes, o Chihuahua é bastante afiado. Eles são rápidos para aprender, para processar informações e, na sua juventude, navegam em apuros. Eles são incrivelmente aficionados ao seu redor, o que os torna cães de guarda fantásticos, mas, pelo lado negativo, eles são conhecidos por ladrar muito, o que pode se transformar em uma característica negativa. Mas, além disso, eles são infalivelmente leais. Uma vez que solidificam seu lugar em uma casa, então sua personalidade agradável ao humano floresce rapidamente.

Você também pode gostar:

No final do dia, os Chihuahua querem amar e ser amados, e desejam isso com tanta ferocidade que se torna uma falta. Enquanto o Chihuahua é pequeno e adaptável, eles são uma das raças de cães mais carentes que existem. Os ciúmes são uma grande parte da personalidade do Chihuahua e algo que os torna bastante incompatíveis com as crianças.

Estes cãeszinhos ardentes adoram amar, mas também exigem a mesma quantidade de atenção em troca. Muitas vezes, quando um recém-nascido entra na casa, o Chihuahua fica com ciúmes da atenção da criança, e se vira para dentro. Nos piores casos, eles são totalmente indelicados com as crianças.

Mas não são só recém-nascidos. Mesmo que um Chihuahua tenha sido criado ao lado de crianças, eles são espertos o suficiente para saber quando não estão recebendo atenção, e eles se tornarão um pouco mais dominadores.

Por último, saiba que a personalidade de um Chihuahua não se mistura naturalmente com outros caninos. Estes cães são dignos e distantes de estranhos, e têm a propensão de se emaranharem com cães maiores capazes de ferir eles. Apesar de terem sido bem socializados, treinados e criados, está no sangue deles ser territorial, e no desenho deles superestimar seu tamanho.

Mas quando tudo é dito e feito, estes pequenos cães são carinhosos, leais, compassivos, caprichosos às vezes, e podem ser bastante brincalhões se for dada a oportunidade para eles. As suas personalidades exclusivas fazem deles frequentemente uma escolha fantástica para o dono do singular cão, mas certamente acrescentam uma nova luz a qualquer casa que façam sua, e a sua lealdade e compromisso recusa-se a diminuir.

Temperamento Chihuahua

O temperamento Chihuahua - quando devidamente educado e socializado - deve ser amoroso, excitável e sociável para com os entes queridos.

Em geral são cães felizes, que muitas vezes mostram suas verdadeiras cores quando estão em casa e distantes do mundo, mas muitas vezes têm uma má reputação de serem "má companhia".

Uma das características mais contagiosas de um Chihuahua é o seu entusiasmo pela vida. Eles correm pela casa com alegria, mas devido à sua inteligência - e aos seus ouvidos aguçados, eles estão frequentemente atentos a tudo o que os rodeia.

Juntamente com o seu ladrar naturalmente agitado, têm um cão que se excita a cada curva, o que significa que podem ser um incómodo.

Complemente a sua leitura:

É por isso que é particularmente importante treinar e socializar esta raça na sua juventude precoce. Mas para além da sua predisposição para ladrar muito, essa mesma excitabilidade também pode tomar a forma de agressão na esteira de outros estranhos ou caninos.

Sem que a maioria saiba, a natureza agressiva e jovial de Chihuahuas não provém de um caráter malicioso, mas sim de um mecanismo de defesa.

Enquanto estes caninos são glorificados por serem maiores do que a vida em corpos frágeis, eles são autoconscientes de sua própria fragilidade. Uma criança sem limites frequentemente não respeitará os limites do cãozinho, e eles vão chicotear para fora e podem morder.

A última coisa a saber quando se trata dos seus laços de temperamento na sua personalidade ciumenta. Estes são muitas vezes cães unipessoais, e adoram tão ferozmente que, sem atenção constante, desenvolverão uma séria ansiedade de separação.

Os donos confundem seu tamanho e adaptabilidade com independência, deixam seu filhote sozinho por horas de cada vez, e ficam perplexos quando seu Chihuahua tem um temperamento tímido, ansioso e abrasivo.

No entanto, o seu entusiasmo contagiante, luxúria de amar e excitabilidade são exactamente o que faz com que estes cães sejam amados pelos donos da equipa-Chihuahua.

Treinamento e Socialização

A primeira e mais importante, especialmente quando o seu cachorro entra pela primeira vez no seu lar, a socialização precoce é fundamental. Apresente o seu Chihuahua a diferentes ambientes, a estranhos e a outros cães. Quanto mais habituar o seu cachorro a ambientes, pessoas e cães estrangeiros, a probabilidade de ele ser mais confiante e sociável aumenta imensamente.

O problema do rosto de Chihuahua é que eles são naturalmente propensos a serem distantes e excitáveis, e como muitas vezes são um show de uma só pessoa, seu dono os mantém isolados na casa ou apartamento. Sem a exposição adequada ao mundo exterior, é provável que o seu Chihuahua se torne introvertido e jovial, a própria personalidade e temperamento pelos quais eles são notórios.

As aulas de cachorros são obrigatórias. Embora estes cães sejam minúsculos ao ponto de seus acidentes e mau comportamento serem menos impactantes como, por exemplo, um canino muito maior, eles ainda podem ser difíceis de treinar.

Uma vez que não são manifestamente dóceis e que a sua falta de educação pode muitas vezes desafiar os seus donos, as classes de cachorros vão impor a obediência. Os Chihuahuas são espertos o suficiente para não só aprender rapidamente, mas também para trazer as lições com eles e aplicá-las em casa.

Para além disso, as aulas do cachorro só irão promover a socialização do seu cachorro, uma vez que ele será apresentado a outros cães que aprendem as mesmas lições. Irá libertar tempo para que, como dono, tenha um momento livre sem se preocupar com a ansiedade da separação e irá ajudar o seu Chihuahua a tornar-se o cão de boa natureza que é suposto ser.

Saiba mais sobre: chihuahua

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Personalidade do Chihuahua" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.