Picada de abelha - Por que as abelhas picam?
Autora:

Picada de abelha - Por que as abelhas picam?

A resposta a uma picada de abelha pode ser bastante dolorosa e, para algumas pessoas, pode ser fatal. Pessoas alérgicas podem sofrer de choque anafilático, que pode ser mortal.

Picada de abelha - Por que as abelhas picam?

Por que as abelhas picam?

Você já chegou perto de uma abelha? Você não gostaria de correr o risco de ficar muito perto de uma colmeia de abelha de propósito, muito menos tocar em uma abelha: abelhas podem tirar toda a diversão de um dia de verão agradável! Embora seja difícil saber o número total de picadas de abelha a cada ano, a verdade é que uma picada de abelha é bastante dolorosa e pode ser seriamente perigosa se você tiver uma reação alérgica.

Felizmente, as abelhas que estão procurando pólen ou néctar longe de sua colmeia não tendem a picar. No entanto, as abelhas que protegem sua colmeia podem ser muitas.

As abelhas picam para defender seu território?

Abelhas (Apis) defendem suas colmeias de ataques percebidos. Se você chegar perto de uma colmeia, as abelhas sentirão uma ameaça e vão atacar ativamente: uma vez que uma única abelha ataca, as outras abelhas podem se juntar, o que significa que uma abelha pode multiplicar aos milhares em um período de tempo muito curto.

Apenas abelhas femininas têm ferrão; os machos são chamados "dones". Ambas as abelhas operárias e rainhas têm ferrão, mas as rainhas não saem da colmeia, portanto a necessidade nunca surge. 

Como as abelhas picam?

Quando uma abelha pica uma pessoa, o ferrão farpado e afiado penetra na pele, injetando o veneno da apitoxina. O ferrão incorporado pode continuar a bombear veneno na vítima por dez ou mais minutos até que seja removido.

Você também pode gostar:

Na maioria dos casos, a ponta farpada do ferrão fica presa na pele da vítima e arranca parte do trato digestivo, nervos e músculos do abdome: a abelha pode ter mordido você, mas à custa de sua vida. Isso acontece porque o ferrão está preso ao trato digestivo, onde o saco de veneno é produzido.

Algumas abelhas sobrevivem se a vítima tem pele fina e o ferrão é liberado, mas isso não é muito provável porque seus ferrões evoluíram para aderir e injetar a quantidade máxima de veneno. Uma das principais diferenças entre vespas e abelhas é que apenas as abelhas morrem após picadas em mamíferos.

Quanto perigosas são as picadas de abelha?

A resposta a uma picada de abelha pode ser bastante dolorosa e, para algumas pessoas, pode ser fatal. Pessoas alérgicas podem sofrer de choque anafilático, que pode ser mortal: se você é alérgico e é picado por uma abelha, procure tratamento imediato. Para evitar acidentes, informe as pessoas ao seu redor e faça uso de epinefrina injetável (EpiPen), se puder.

É raro ser picado por abelhas: a grande maioria das picadas resulta de vespas, que são mais agressivas que as abelhas. O principal perigo em ser picada por uma abelha é que, quando uma abelha pica, ela libera feromônios que alertam outras abelhas operárias e que podem levá-las a atacar também.

Quais são os sintomas de uma picada de abelha?

Agora que você sabe por que as abelhas picam, vamos dar uma olhada nos sinais de que você foi picado. Enquanto as picadas são sempre dolorosas, os outros sintomas podem variar dependendo da quantidade de veneno que entra na vítima.

Complemente a sua leitura:

A dor acaba depois de algumas horas, e só depois a coceira e o inchaço diminuem. Sintomas visíveis de picada de abelha incluem vermelhidão, enquanto o veneno pode causar efeitos colaterais como náusea e tontura. À medida que as picadas aumentam em número, a gravidade da reação aumenta. Ser picado muitas vezes pode causar a morte.

Os sintomas de uma reação alérgica a uma picada de abelha são diferentes: você notará dificuldade para respirar, urticária, e coceira muito intensa.

O sinal mais perigoso é o inchaço dos tecidos faciais, bucais e da garganta, que resultam em dificuldade para engolir, ansiedade, pulso rápido e queda acentuada da pressão arterial. Se você notar qualquer um desses sinais após uma picada de abelha, procure atendimento médico de emergência imediato.

O que fazer se você for picado por uma abelha

Uma vez picado, você precisa tomar medidas imediatas - além de ser duas vezes tímido, é claro. A primeira coisa a fazer quando você é picado por uma abelha é remover o ferrão o mais rápido possível raspar o ferrão, e não apertar o que faria com que mais veneno fosse espremido na pele. Atraso em retirar o ferrão pode resultar em mais veneno para ser liberado.

Os remédios naturais incluem a execução da área picada sob água fria, a aplicação de gelo embrulhado, uma gota de pasta de dente ou bicarbonato de sódio úmido, que resfriou a pele.

Outra combinação que funciona bem para tratar picadas de abelha é vinagre, bicarbonato de sódio e amaciante de carne em uma pasta. Um anel de cebola ou uma cunha de batata pode também ser aplicado à área picada para alívio imediato.

Optar por um anti-histamínico e verifique se você precisa tomar ibuprofeno ou paracetamol para aliviar a dor. Você também pode procurar por loção de calamina com um analgésico. Creme de hidrocortisona de força máxima pode fazer bem para picadas graves de abelha.

 

Saiba mais sobre: Abelha

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Picada de abelha - Por que as abelhas picam?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.