Policitemia vera em cães
Autora:

Policitemia vera em cães

Policitemia vera é um transtorno do sangue que envolve o espessamento do sangue devido a uma sobreprodução de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

Policitemia vera em cães

Policitemia vera é um transtorno do sangue que envolve o espessamento do sangue devido a uma sobreprodução de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Policitemia vera é visto principalmente em cães mais velhos.

Sintomas de Policitemia vera em cães

Os seguintes sintomas de policitemia vera em cães aparecem gradualmente, mas correm um curso crônico:

  • Fraqueza
  • Depressão
  • Falta de apetite (anorexia)
  • Vermelhidão da pele (eritema)
  • Aumento da sede e micção (polidipsia e poliúria)

Causas de policitemia vera em cães

Embora a viscosidade do sangue se deva ao aumento da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea, a causa dessa superprodução é atualmente desconhecida.

Diagnóstico de policitemia vera

Você precisa fornecer uma história completa da saúde do seu cão, incluindo o início e a natureza dos sintomas, para o seu veterinário. Ele ou então irá realizar um exame físico completo, bem como um perfil de bioquímica, análise de urina e hemograma completo (CBC). O exame de sangue geralmente pode revelar um aumento na massa de glóbulos vermelhos e em cerca de 50% dos cães, um aumento no número de glóbulos brancos (leucocitose).

Para avaliar a função dos rins e dos sistemas cardiopulmonares, o seu o veterinário vai solicitar raios-X e ecossistemas abdominais. A ecocardiografia, enquanto isso, é usada para avaliar as funções cardíacas. Ele ou ela também vai pedir uma amostra de medula óssea e enviar para um patologista veterinário para um exame mais aprofundado.

Tratamento

Inicialmente, o veterinário irá tirar uma quantidade razoável de sangue e substituí-lo por fluídos intravenosos para diminuir a viscosidade do sangue. No entanto, isso é apenas para alívio rápido. A terapia a longo prazo, tanto para animais como para seres humanos, envolve o uso de uma droga antineoplásica chamada hidroxiureia, que suprime a superprodução de glóbulos vermelhos na medula óssea.

Vida e Gestão

Durante o tratamento, o seu veterinário precisa ver o cão para exames de seguimento regulares, especialmente quando estiver tomando hidroxureia, já que às vezes pode causar a supressão da medula óssea. Além disso, siga a recomendação de dosagem de oncologista veterinário quando se usa em medicamentos de quimioterapia, como a hidroxira, porque esses medicamentos são altamente tóxicos.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Policitemia vera em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.