Pólipos nasofaríngeos em gatos
Autora:

Pólipos nasofaríngeos em gatos

Pólipos nasofaríngeos impactam a respiração do seu gato. Os pólipos obstruem a passagem do ar nos gatos.

Pólipos nasofaríngeos em gatos

O que são os pólipos nasofaríngeos? 

O pólipo é uma massa benigna, o que significa que não é maligno ou canceroso e muitas vezes não causa metástase (propagação para outros tecidos).

Pólipos nasofaríngeos desenvolvem-se no ouvido médio, que é o compartimento logo atrás do tímpano. Como os pólipos ampliam, eles crescem para baixo o tubo auditivo (o tubo que conecta o ouvido médio para trás da garganta).

À medida que os pólipos continuam a se expandir, eles podem bloquear parcialmente a cavidade na parte de trás da boca. Alternadamente um pólipo pode crescer através do tambor do ouvido no canal auditivo, e em alguns casos eles crescerão em ambas as direções.

Quais são os sinais de pólipos nasofaríngeos?

Pólipos nasofaríngeos impactam a respiração do seu gato. Os pólipos obstruem a passagem do ar nos gatos assim afetados desenvolvem geralmente um som de cheirando distintivo enquanto respiram. Infecções bacterianas secundárias podem se desenvolver devido ao bloqueio e acúmulo de secreções. Se isso ocorrer, o gato desenvolve secreção nasal e espirros. A descarga pode ser clara ou ter algum sangue nele.

Se o pólipo se estendeu para o ouvido, os sinais podem incluir patadas na orelha, agitação da cabeça, inclinação da cabeça, ou descarga da orelha. Raramente os gatos podem experimentar a perda de equilíbrio e diferentes tamanhos de pupila.

Você também pode gostar:

O que causa pólipos nasofaríngeos?

A causa dos pólipos nasofaríngeos não é conhecida. Alguns pesquisadores acreditam que eles podem resultar como uma resposta à inflamação crônica. Outros pensam que existe um vínculo entre infecções e o desenvolvimento de pólipos. Pólipos nasofaríngeos tendem a ocorrer em gatos mais jovens, afetando freqüentemente gatos com menos de um ano de idade.

Como são diagnosticados os pólipos nasofaríngeos?

Alguns pólipos são observados na parte de trás da boca durante um exame oral. O pólipo pode estar escondido atrás do palato mole, mas em alguns casos é evidente que há algo atrás do palato mole empurrando-o para a frente. Em gatos com pólipos nasofaríngeos que crescem através do canal auditivo, os pólipos podem ser visíveis na inspeção profunda do canal auditivo e do tímpano. A maioria dos gatos devem ser sedados ou anestesiados para realizar um exame minucioso.

Os raios X podem ajudar a identificar pólipos nasofaríngeos e o uso de um endoscópio video pode permitir a visualização direta do pólipo. A tomografia ou imagem latente de ressonância magnética é necessário para visualizar a extensão do crescimento de um pólipo. Uma biópsia (remoção cirúrgica de uma amostra representativa do pólipo) pode ser tomada. A biópsia é então processada e examinada um microscópio e o diagnóstico pode ser confirmado.

Como são tratados os pólipos nasofaríngeos?

Complemente a sua leitura:

A cirurgia para remover tanto do pólipo quanto possível é o tratamento mais comum. A remoção de tanto do pólipo quanto possível melhorará geralmente a respiração e outros sinais clínicos. Na maioria dos casos, é anatomicamente impossível remover todo o pólipo, e a recorrência é comum.

Alguns gatos podem exigir uma cirurgia mais séria conhecida como um osteotomia da bolha.

Alguns gatos exigirão uma cirurgia mais séria conhecida como uma osteotomia de bolha. Esta operação envolve a criação de uma abertura para a cavidade da orelha média por meio de uma incisão da bolha timpânica (a parte arredondada do crânio logo atrás da orelha). Esta aproximação permite a remoção da fonte do pólipo que faz o retorno improvável. Este é o tratamento mais eficaz para impedir o retorno do pólipo, mas é um procedimento cirúrgico principal e as complicações cirúrgicas podem ocorrer. 

Drogas anti-inflamatórias como corticosteroides podem ser usadas como alternativa à cirurgia, ou no pós-operatório, em um esforço para controlar a inflamação que é pensada para estimular o crescimento de pólipos. Estas drogas são muito menos eficazes na prevenção de recorrência.

Qual é o prognóstico de um gato diagnosticado com pólipos nasofaríngeos?

A maioria de gatos apreciam uma qualidade de vida relativamente normal que segue a cirurgia padrão da remoção do pólipo. Quando as taxas do retorno forem elevadas, muitos gatos têm poucas complicações após a cirurgia.

Em casos recorrentes ou graves, o encaminhamento a um cirurgião veterinário certificado pelo Conselho pode ser aconselhável. Seu veterinário desenvolverá uma estratégia do tratamento baseada em necessidades individuais do seu animal de estimação.

Saiba mais sobre: gatos

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Pólipos nasofaríngeos em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.