Os pontos quentes em cães, igualmente conhecidos como a dermatite úmida aguda, são as lesões vermelhas, úmidas, quentes e que provocam irritação que são encontradas tipicamente na área da cabeça, do quadril ou do peito de um cão.
Os pontos quentes em cães crescem frequentemente em uma taxa alarmante dentro de um curto período de tempo porque os cães tendem a lamber, mastigar e arranhar as áreas afetadas, irritando ainda mais a pele. Os pontos quentes podem tornar-se bastante dolorosos.
Por que os pontos quentes ocorrem?
Qualquer coisa que irrita a pele e faz com que um cão tenha que arranhar ou lamber, pode iniciar um ponto quente.
Os pontos quentes em cães podem ser causados por reações alérgicas, insetos, ácaros ou mordidas de pulgas, maus cuidados, infecções subjacentes da orelha ou da pele que provoca o estresse ou tédio no cão e ele começa a lamber e mastigar constantemente o local irritado.
Quais são os cães que estão propensos a desenvolver pontos quentes?
Os cães que não tomam banho regularmente e não são higienizados e têm revestimentos sujos podem ser mais propensos ao desenvolvimento de pontos quentes, como os cães que nadam ou que são expostos à chuva.
Você também pode gostar:
Além disso, os cães com displasia do quadril ou doença de SAC anal pode começar a lamber a pele em seu traseiro. As raças densamente revestidas, de cabelos compridos são mais comumente afetadas.
Quando é a hora de ver o veterinário?
Você deve visitar o seu veterinário para um exame, logo que você notar qualquer anormalidade na pele do seu animal de estimação, ou se o seu animal de estimação começa a arranhar excessivamente, lamber e/ou morder áreas em sua pele.
Como são tratados os pontos quentes?
Primeiro, o seu veterinário vai tentar determinar a causa de pontos quentes. Se é uma alergia da pulga, uma infecção anal da glândula ou estresse, a questão subjacente precisa ser cuidado. O tratamento também pode incluir o seguinte:
- Raspagem do cabelo em torno da lesão, que permite que o ar e a medicação possa chegar à ferida
- Limpar o ponto quente com uma solução não-irritante
- Antibióticos e analgésicos
- Medicação para prevenir e tratar parasitas
- E-Collar ou outros meios para prevenir o auto-trauma conforme a área melhora, uma dieta equilibrada para ajudar a manter a pele saudável
- Suplemento dietético contendo ácidos graxos essenciais
- Corticosteróides ou anti-histamínicos para controlar coceira
- Dieta hipoalérgica para alergias alimentares
Como posso ajudar a evitar pontos quentes?
Complemente a sua leitura:
As seguintes dicas podem ajudar na prevenção de pontos quentes:
- Certifique-se de seu cão é higienizado regularmente.
- Você também pode querer manter o cabelo do seu animal de estimação cortado e curto, especialmente durante os meses mais quentes.
- Siga um rigoroso programa de controle de pulgas como recomendado pelo seu veterinário.
- Mantenha um ambiente livre de estresse para seu animal de estimação como possível.
- Para manter o tédio e estresse no controle, certifique-se de seu cão recebe exercício adequado e oportunidades para jogar e interação com sua família humana e, se ele gosta de se socializar, com outros cães.
Como posso fazer o meu cão se sentir mais confortável?
Seu veterinário será capaz de prescrever o cuidado e medicamentos necessários para tornar o seu cão mais confortável e permitir que os pontos quentes possam sarar.
Ele ou ela também pode recomendar o uso de um colar de Elizabeth em torno do pescoço do seu cão para mantê-lo de morder e lamber as lesões.
Tal colar não deve ser usado como outros meios de tratamentos, uma vez que as lesões cutâneas continuarão a ser dolorosas se não tratadas.