5 maiores riscos de saúde do poodle toy
Como um dono de poodle toy, você pode se considerar sortudo. Sua raça fofinha e geralmente saudável, com uma expectativa de vida de 18 anos.
Claro, como todos os cães de raça pura, o poodle toy tem a sua quota de problemas de saúde geneticamente herdáveis.
Como qualquer outra raça, o poodle é propenso a certos problemas de saúde. Muitos destes podem ser encontrados entre todas as variedades de tamanho e outros são mais comuns tanto para o toy, mini ou poodle padrão.
Problemas de saúde mais comuns vistos em poodles - visão geral
Para o poodle toy, as principais preocupações são:
Tumores de pele, pedras na bexiga, colapso traqueal, doença de Cushing e catarata.
Para todos os poodles (toy, miniatura e padrão) as preocupações com a saúde são: doença de Addison, inchaço, problemas de tireoide (hipertireoide e hipotiroide), displasia da anca, traqueia colapsado, atrofia progressiva da retina, adenite sebácea, doença de Legg-calve-Perthes e epilepsia.
Você também pode gostar:
Algumas das doenças mais comuns em poodle toy
Tumores de pele
Estes tumores são um resultado do crescimento celular anormal na pele de um cão. Eles aparecem como caroços que não vão embora, a menos que seja removido cirurgicamente.
Os tumores de pele podem ser malignos — que se espalham para outras áreas do corpo — ou benignos. Uma biópsia é a única maneira de determinar que tipo de tumor seu cão tem.
Se um nódulo é benigno, seu veterinário provavelmente vai dizer para não fazer nada. Mas se o nódulo é maligno, um tumor de pele deve ser tratado agressivamente. É melhor ter qualquer caroços de pele verificados pelo seu veterinário.
Pedras da bexiga
Assim como os seres humanos, os cães podem sofrer de pedras na bexiga, e elas podem ser muito desconfortáveis para o seu poodle toy.
As pedras da bexiga ocorrem quando há altas concentrações de minerais na urina.
As infecções da bexiga também podem contribuir para o aparecimento de pedras na bexiga.
Se o seu poodle toy está urinando mais do que o habitual, é incapaz de urinar, ou tem sangue na urina, consutar o seu veterinário imediatamente. Estes são todos os sinais de que seu animal de estimação pode estar sofrendo de pedras na bexiga ou outro problema do trato urinário.
Colapso traqueal
Complemente a sua leitura:
Isso ocorre como resultado de uma fraqueza nos anéis de cartilagem da traquéia de um cão. Se você notar no poodle toy uma sibilância, ter dificuldade para respirar, ou tossir muito, ter o seu veterinário vê-lo imediatamente.
Doença de Cushing
Esta condição muito grave ocorre quando as glândulas supra-renais produzem muito cortisol (um hormônio produzido pelo corpo). Um cão que sofre com este problema vai beber mais, comer mais, e urinar mais do que o habitual. Você também pode notar que seu cão está perdendo o cabelo. Esteja no relógio para um abdômen inchado — é um sinal de alerta precoce da doença de Cushing.
Cataratas
Quando um poodle toy sofre de catarata, a lente do globo ocular começa a ficar nublado.
Se o seu cão tem catarata, você pode notar que o centro de seu olho não é mais claro, e tornou-se branco. Você pode igualmente notar que seu cão está tendo problema de localização e está andando nas paredes e na mobília.
Observar os sintomas desses problemas particulares é a sua melhor defesa.
Você pode igualmente falar com o seu veterinário sobre as medidas preventivas da saúde que podem ajudar a minimizar as doenças que afetam seu cão favorito.