Seu amado companheiro canino claramente não é uma vaca, então você pode ficar confuso quando vê-lo comendo grama. Você pode até estar preocupado. Ele está com fome? Entediado? Doente? Comer grama vai machucá-lo?
Primeiro, tenha certeza de que você não está sozinho em sua preocupação, especialmente se seu cão está comendo grama e vomitando.
Pica é o termo técnico para o transtorno caracterizado por comer coisas que não são comida. Às vezes pica indica que seu cão tem algum tipo de deficiência nutricional, embora muitas vezes seja simplesmente um sinal de tédio, especialmente quando praticado por filhotes e cães mais jovens.
Cães que comem grama são realmente bastante comuns (tem sido observado em cães selvagens, também, e pode ser completamente natural) e esta forma de pica geralmente não causa muitos problemas. Na verdade, a maioria dos veterinários considera um comportamento normal de cachorro. Um estudo em pequena escala de 49 donos de cães cujos cães tinham acesso regular à grama e outras plantas descobriu que 79% dos cães haviam comido plantas em algum momento. Outra pesquisa sobre cães comedores de plantas descobriu que a grama era a planta mais consumida.
Você também pode gostar:
Por que meu cachorro está comendo grama?
Há uma variedade de razões para seu cão estar pastando no seu gramado.
Algumas pessoas propõem que os cães podem se voltar para comer grama quando eles não se sentem bem como uma maneira de provocar o vômito, e depois se sentir melhor. Outros contestam essa ideia, com base em que os cães não são provados inteligentes o suficiente para decidir tratar um estômago perturbado comendo grama.
Evidências sugerem que a maioria dos cães que comem grama não estão bem de antemão, ou pelo menos não parecem assim. De fato, menos de 10% dos cães parecem estar doentes antes de comer grama, de acordo com seus donos. E comer grama geralmente não faz vomitar, menos de 25% dos cães que comem grama vomitam regularmente depois de pastar.
Outras razões sugeridas pelas quais seu cão pode estar comendo grama incluem melhorar a digestão, tratar vermes intestinais ou satisfazer alguma necessidade nutricional não atendida, incluindo a necessidade de fibras. Um estudo publicado relata um poodle em miniatura que comeu grama e depois vomitou todos os dias durante sete anos. Três dias depois de colocar o cão em uma dieta rica em fibras, o dono relatou que o cão parou de comer grama inteiramente. E, claro, há também a possibilidade de que seu cão simplesmente gosta do gosto ou sensação da grama.
Devo impedir meu cachorro de comer grama? Se sim, como?
Complemente a sua leitura:
Se você suspeita que seu cão está comendo grama porque ele está entediado, pode ser benéfico ter certeza que ele está se exercitando o suficiente. Envolva-o em algumas atividades divertidas. Tente jogar um frisbee ou jogar outro jogo interativo com ele, ou comprar um brinquedo de mastigação resistente para mantê-lo ocupado.
Na chance de que o comportamento pica do seu cão seja causado por uma deficiência nutricional, mudar para uma melhor comida de cachorro, especialmente uma variedade de fibras altas, poderia ajudar a aliviar o problema.
Embora a maioria dos especialistas concorde que pastar em si não é prejudicial, uma coisa a ter em mente é que certos herbicidas e pesticidas usados nos gramados podem ser bastante tóxicos, especialmente se ingeridos. Além disso, uma série de plantas comuns de casa e jardim são tóxicas, o que pode levar a problemas se seu cão os mastigar junto com o gramado. Para garantir que as plantas dentro e ao redor da área onde seu cão está comendo grama não sejam perigosas, verifique quais plantas tóxicas e não tóxicas.