Quando se trata de comunicação, os cães são significativamente melhores em interpretar nossa linguagem corporal do que nós mesmos. Os seres humanos confiam mais na linguagem verbal do que na linguagem corporal, enquanto os cães são exatamente o oposto.
Infelizmente, isso geralmente significa que ficamos coçando a cabeça, imaginando o que nossos cães estão tentando nos dizer. Agitar é um desses comportamentos potencialmente confusos.
Sacudir a água do corpo molhado
Você pode ter se perguntado por que os cães sentem a necessidade de tremer quando estão molhados. Essa agitação, no entanto, é surpreendentemente eficiente. Cães molhados podem sacudir 70% da água em suas peles em apenas quatro segundos. Isso é muito mais eficaz do que tentativas de secar nossos cães.
Você também pode gostar:
Tremer e estresse
Cães secos também tremem. Se o seu cão tremer o corpo inteiro sem nenhuma razão óbvia, como um banho ou um bom rolo na terra, pode ser relacionado ao estresse.
Agitação é um sintoma clássico de estresse em cães. Quando seu cão treme depois de pular de uma mesa de exame no consultório do veterinário ou depois de um encontro com um estranho, ele está tentando aliviar a tensão.
Você pode até ter notado que seu cão treme depois de um abraço. Como se constata, a maioria dos cães não gosta particularmente de abraços, e aprender a identificar sintomas de estresse pode ajudá-lo a tornar seu cão mais confortável e evitar situações potencialmente perigosas.
Tremores em cães
Tremores também são usados de forma intercambiável com agitação para descrever cães chateados. Certas raças que são pequenas tremem mais que outras. Esse tipo de tremor pode ser um sinal de ansiedade, frio, medo, dor ou até fraqueza muscular. Se o seu cão começou a tremer e você não sabe por quê, entre em contato com seu veterinário para garantir que não haja um problema mais sério.
Problemas auditivos
Complemente a sua leitura:
Todas as raças de cães podem ter infecções de ouvido. Proprietários de raças que são mais propensas a infecções de ouvido, no entanto, como Cocker Spaniels, Basset Hound, Labrador Retrievers e Golden Retrievers, devem estar atentos para a agitação excessiva da cabeça. Se o seu cão teve um banho recente ou esteve nadando e está balançando a cabeça, é bem possível que ele esteja sofrendo de uma infecção no ouvido. Os proprietários devem sempre secar completamente as orelhas dos cães se estiverem na água.
Cães com orelhas irritadas ou infectadas muitas vezes abanam a cabeça para fornecer alívio temporário. Este tremor pode levar a mais problemas, por exemplo, um hematoma de ouvido (quando o sangue se acumula na aba da orelha). Se o seu cachorro está agitando a cabeça e segue você mais do que o normal, chame seu veterinário e dê uma olhada nas orelhas do seu companheiro canino para ver se ela está vermelha, inflamada ou suja.