Até o cão mais bem comportado pode fazer cocô em casa às vezes. Se isso acontecer com mais frequência do que o normal, seu amigo peludo pode ter um problema. Doenças, envelhecimento e problemas emocionais podem ser os culpados. Mas você deve considerar essas causas apenas se você sabe que seu cão é treinado em casa - em sua casa.
Se você adotar um cão adulto, treinado em casa, ele pode ter acidentes no início. Algumas razões:
- Estresss
- Um novo cronograma
- Sem saber como "pedir" para você sair.
O problema deve desaparecer em algumas semanas, quando seu novo animal de estimação se acostumar com a rotina familiar.
Pode ser que seu cachorro não seja bem treinado. Se você tem um cão adulto ou um cachorrinho, você vai precisar ensiná-lo a fazer seus negócios lá fora. Defina uma rotina, observe seu cachorro o máximo que puder, e mande alguém levá-lo para sair se você estiver fora.
Quando seu cão adulto começa a fazer cocô dentro de casa, é hora de explorar diferentes causas.
Razões Médicas
Você pode querer consultar o seu veterinário, especialmente se as fezes do seu cão estão soltas ou se ele tem diarreia. Isso pode ser um sinal de gastroenterite, quando seu estômago, intestinos pequenos ou grandes estão inflamados. As possíveis causas incluem:
- Parasitas como lombrigas, minhocas e giardia
- Intolerância alimentar ou alergia
- Bactérias
- Vírus
- Doença inflamatória intestinal
- Câncer de intestino
Pode haver outras razões médicas para o seu cão fazer cocô dentro de casa. É por isso que nunca doi descartar esses problemas primeiro.
Envelhecimento
Notou que seu cachorro faz cocô mais em casa à medida que envelhece? Você não está sozinho. Cães mais velhos geralmente têm incontinência fecal, ou falta de controle intestinal. Eis o motivo:
Ele não pode "segurá-lo" como costumava fazer. À medida que envelhece, ele pode precisar ir ao banheiro com mais frequência. Ele também pode perder força nos músculos que mantêm cocô dentro de seu corpo.
Ele esquece de ir. Seu cão mais velho pode ter uma condição chamada disfunção cognitiva canina. É como a doença de Alzheimer nas pessoas. Ele podia esquecer o que fazer nas caminhadas, então entrar e fazer cocô. Converse com seu veterinário ou um terapeuta de estimação sobre as opções de tratamento.
Ele tem outros problemas de saúde. Um que afeta principalmente cães mais velhos é chamado de mielopatia degenerativa canina. Muitas vezes começa com fraqueza traseira e pode levar à incontinência.
O que você pode fazer? Quando em casa, você pode limitar a bagunça deixando seu cão sair com mais frequência. Quando estiver fora, contrate alguém para deixá-lo sair, e mantê-lo em uma parte da casa onde a limpeza é fácil.
Dor ou artrite. Pode ser doloroso para ele se posicionar para fazer cocô (a posição de agachamento pode ser desconfortável com qualquer alteração articular ou muscular).
Ansiedade de separação
Se seu cachorro ficar estressado quando você sair de casa, ele pode ter ansiedade de separação. Os sinais incluem arranhões em portas e janelas, mastigação destrutiva, uivar ou choramingar, e ir ao banheiro dentro da casa.
Cães diferentes têm razões diferentes para essa resposta em pânico. Alguns não estão acostumados a ficar sozinhos. Outros não conseguem lidar com uma mudança na rotina. Seja qual for a causa, existem medidas que você pode tomar para diminuir o problema:
- Não faça grande coisa sobre sair de casa ou voltar para casa.
- Fale com seu veterinário sobre aparelhos calmantes.
- Pergunte ao veterinário sobre medicamentos prescritos que acalmam a ansiedade.
- Confine seu cachorro a um quarto com janelas e brinquedos para limitar a destruição.
- Deixe seu cachorro com algumas roupas usadas recentemente. Seu cheiro pode ter um efeito calmante.
Medo de Ruídos Altos
Quando os cães têm medo, muitas vezes fazem xixi ou cocô em casa. Barulhos altos, do barulho do trovão ao boom e rachadura de fogos de artifício, são gatilhos comuns. Enquanto você não pode parar os sons lá fora, você pode treinar seu cão ficar mais calmo quando ele ouve barulhos altos.
Crie um espaço seguro e feliz. Para cães, um espaço seguro geralmente será escuro e relativamente pequeno. Pode ser um armário, uma caixa, ou até mesmo debaixo da sua cama. Encoraje (mas não force) seu cão a ir lá quando barulhos altos baterem. Forneça guloseimas ou outras recompensas para que ele associe esse espaço com coisas felizes, não com sons assustadores.
Forneça distrações. Ao primeiro sinal de estresse de barulhos altos, dê ao seu cão algo divertido de fazer. Jogue buscar com uma bola de tênis, ofereça um novo brinquedo estridez, ou pratique comandos com guloseimas. Não espere se livrar de todas as preocupações dele na primeira tentativa. O objetivo deve ser retardar o comportamento temeroso por mais tempo a cada vez.
Se esses problemas e correções não se aplicam ao seu cão, não se preocupe. Uma vez que seu veterinário descartou razões médicas para cocô de cachorro dentro de casa, um especialista em comportamento de cachorro pode ajudá-lo a chegar à raiz do problema e ajudá-lo a corrigi-lo, também.