Por que o meu cachorro fica lambendo o ar?
Autora:

Por que o meu cachorro fica lambendo o ar?

Porque lamber é um comportamento típico em cães nem sempre é fácil diagnosticar se é um problema comportamental ou indicativo de uma condição médica subjacente.

Por que o meu cachorro fica lambendo o ar?

O que é lamber o ar?

Se você perceber que seu cachorro está lambendo o ar ou mordendo insetos voadores imaginários, pode ser apenas um mau hábito que eles desenvolveram, mas pode ser algo mais sério.

Alguns cães também lambem o chão ou a mobília ou lambem as tigelas obsessivamente, mesmo quando não há mais um único migalha deixado no interior.

Lamber o ar também pode indicar fome, mas se se tornar excessivo, pode ser um sinal de um distúrbio compulsivo ou mesmo de uma condição médica subjacente. Seu animal de estimação pode ter um dente dolorido causando desconforto ou pode estar com problemas gastrointestinais.

A doença hepática às vezes pode causar esse comportamento, assim como uma convulsão parcial. Outras razões que isso pode estar acontecendo incluem gatilhos ambientais e:

  • Um objeto estranho em sua boca
  • Transtorno compulsivo
  • Sofrendo de ansiedade
  • Tédio
  • Náusea
  • Doença inflamatória intestinal
  • Disfunção cognitiva canina

Embora os cães muitas vezes lambam as pessoas para mostrar afeto ou investigar coisas ao seu redor, quando se torna mais freqüente do que o normal é um boa ideia obter um check-up completo com um veterinário.

Por que o Lamber Ar Ocorre em Cães?

Porque lamber é um comportamento típico em cães nem sempre é fácil diagnosticar se é um problema comportamental ou indicativo de uma condição médica subjacente.

Algumas das razões incluem:

Um objeto estranho em sua boca

Seu cão pode ter pegado algo preso entre os dentes, ou se ele estiver mastigando um pedaço de pau pode ter sido pego no céu da boca. Tente ver se você consegue ver ou sentir algum objeto estranho que possa estar causando desconforto. Verifique também as gengivas e verifique se ele não tem dentes soltos que possam ser dolorosos.

Você também pode gostar:

Um Transtorno Compulsivo

Assim como as pessoas, os cães também podem desenvolver transtornos compulsivos, onde exibem um comportamento repetitivo. Alguns cães podem desenvolver distúrbios compulsivos, porque eles estão entediados ou estressados ​​ou pode ser uma tentativa de busca de atenção

Sofrer de ansiedade

Se algo está perturbando o seu cão e ele está ansioso, a melhor aposta é descobrir o que é e tentar eliminar o motivo da ansiedade. Pode ser um barulho muito perturbador que o está estressando ou possivelmente a introdução de um novo animal de estimação.

Tédio

Às vezes, lamber o ar é resultado do tédio, portanto, certifique-se de que o seu cão faça exercícios suficientes e ofereça um ambiente interessante para estimulá-lo.

Náusea

Se um cão estiver com náuseas, ele começará a lamber os lábios ou outras superfícies antes de vomitar. Certifique-se de que o seu cão não tenha comido algo que esteja a causar uma indisposição estomacal e que também garanta que o alimento a ser alimentado está de acordo com o seu cão.

Doença Inflamatória Intestinal

Lamber o ar pode indicar algum tipo de problema gastrointestinal. A obsessão por lamber as coisas também é chamada de "excessiva lambedura de superfícies", ou ELS. Um estudo canadense que testou 19 cães com ELS descobriu que 14 dos 19 cães tinham doenças gastrointestinais que variavam de síndrome do intestino irritável e pancreatite crônica a corpos estranhos gástricos e giardíase.

Disfunção cognitiva canina

Se o seu cão é idoso, ele pode desenvolver disfunção cognitiva canina que é um pouco como a doença de Alzheimer em seres humanos. Pode resultar no aparecimento de lamber o ar e outros comportamentos repetitivos. Embora não possa ser interrompido, geralmente pode ser administrado com medicação e dieta, e é importante brincar com seu animal de estimação e levá-lo para passear todos os dias.

O que fazer se o seu cão estiver lambendo o ar

Complemente a sua leitura:

Se você perceber que o seu cão está lambendo o ar excessivamente, é melhor procurar tratamento veterinário porque ele pode muito bem ser causado por uma condição médica subjacente. Um veterinário pode fazer um exame minucioso para chegar ao fundo da causa provável e eliminar outras. É melhor não esperar muito, especialmente se for algo como uma crise parcial ou uma doença gastrointestinal que necessite de medicação.

É melhor dar ao seu veterinário uma imagem completa de como seu animal de estimação tem se comportado e, se possível, capturar a atividade em vídeo. Como alternativa, forneça uma descrição detalhada do que seu animal de estimação vem fazendo, incluindo quando e com que freqüência e se houve quaisquer alterações no agregado familiar.

Se o seu cão está clinicamente apto, o veterinário pode tratá-lo por um distúrbio compulsivo ou comportamental. Medicação pode ser prescrita ou um veterinário pode sugerir a consulta de um especialista em comportamento para ajudar a gerenciar o problema.

Se lamber o ar não é tão grave, pode valer a pena tentar distrair o seu cão. Quando ele começar lamber o ar tentar distraí-lo com uma bola ou um brinquedo. Ou levá-lo para brincar no jardim.

Prevenção de Lamber Ar

Pode haver várias razões pelas quais seu cão está lambendo o ar e há algumas coisas que você pode fazer para evitar.

  • Se o seu cão começar a lamber o ar depois de fazer uma nova dieta, certifique-se de que ele não é alérgico a ela
  • Se ele estiver mastigando palitos, certifique-se de que não há nada preso em seus dentes.
  • Um novo animal foi introduzido na casa
  • Certifique-se de que há brinquedos e mastigações suficientes para manter seu cão interessado e estimulado
  • Certifique-se de que seu cão faça exercícios suficientes para que ele não fique entediado
  • Alimente seu cão com alimentos veterinários aprovados e certifique-se de que haja, dar para ele sempre água fresca
  • Certifique-se de que as vacinas estejam atualizadas

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que o meu cachorro fica lambendo o ar?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.