O cão maltês, às vezes erroneamente chamado de "Bichon", é uma raça muito antiga. Sua origem não é conhecida com certeza, mas pode ter sido na cidade siciliana de Melita ou na ilha Méléda no Mar Adriático. Estes cães foram criados para caçar ratos em navios e portos do Mediterrâneo. Hoje em dia eles são apreciados como cães de companhia, com uma personalidade forte e alegre.
Quais são as doenças mais comuns em cães malteses?
Os cães malteses são, obviamente, afetados pelas mesmas doenças comuns que qualquer outra raça de cão. No entanto, o cabelo longo significa que a pele tende a ser o órgão mais afetado.
Se o seu pêlo longo não for bem cuidado, pode trazer muitos problemas de pele e cabelo. Um desses problemas comuns em cães malteses é o emaranhado de pêlos; enquanto soam inofensivos, reduzem o arejamento da pele e o risco de contrair doenças, como a dermatite ou parasitas externos, torna-se muito maior.
Outras doenças como a dermatite atópica, que deriva de alergias, tornaram-se cada vez mais comuns nos cães malteses e outras raças.
Você também pode gostar:
Porque que o meu cão maltês tem alergia na pele com coceira?
Coçar é um comportamento muito típico entre os cães; muitas vezes observamos esses animais, não importa sua raça, arranhando ou lambendo certas partes de seus corpos. Coçar está logicamente relacionado à coceira, mas pode ter outras causas.
Coçar pode ser causada por condições físicas específicas da pele ou uma patologia geral, mas também pode ser causada por problemas comportamentais. Qualquer sensação estranha da pele do cão, como inflamação, uma ferida, uma peça de roupa, um peitoral novo, será respondida arranhando e lambendo.
Uma causa muito comum de coceira na pele do cão maltês e, portanto, de coçar e lamber entre os cães malteses são alergias. As alergias podem ser causadas por uma reação a determinados alimentos; que é chamado de dermatite atópica e se manifestam em inflamação e prurido generalizado. Há também alergias por contato, nas quais a coceira está localizada na área da pele que tocou o material agressor.
Quais outras causas que podem provocar coceira no cão maltês?
Existem outras razões pelas quais o seu cão maltês possa coçar demais. Pode haver dermatite infecciosa causada por bactérias e fungos. Seu cão pode ficar infectado devido à falta de aeração da pele (por causa de emaranhados de cabelo, má escovação ou ausência de escovação), contato com animais infectados ou devido a feridas (como aquelas causadas por espigas de trigo ou raminhos).
E os parasitas podem causar coceira na pele do cão?
Complemente a sua leitura:
Parasitas, como pulgas, podem causar muita coceira nos cães. Um cão com pulgas obviamente passará longos períodos se coçando. Existem também doenças parasitárias, como sarna e infestações maciças por carrapatos. Se você suspeitar que o seu cão maltês pode ter pulgas consultar o médico veterinário para o tratamento adequado.
Quais problemas comportamentais causam lambidas e coceiras excessivas?
O excesso de lambidas e arranhões em determinadas áreas geralmente é causado por problemas psicológicos no cão, como estereotipia, movimento ou postura repetitivos, ou comportamentos compulsivos. O resultado mais comum é a dermatite lamber acral ou lamba granuloma.
Lamba granuloma é causado pela constante lambida em uma parte específica do corpo, geralmente uma perna, a ponto de aparecer uma ferida. É comum entre os cães que passam muito tempo fechados e sozinhos em casa e / ou cães que não recebem atividade física suficiente.
Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.