Por que os gatos têm bigodes?
Autora:

Por que os gatos têm bigodes?

Bigodes dos gatos são rastreadores e funcionam como sistemas de radar para o seu gato.

Por que os gatos têm bigodes?

Aqueles cabelos duros no rosto e nas pernas do seu gato não apenas aumentam sua fofura - eles têm um trabalho real a fazer. Bigodes dos gatos são rastreadores e funcionam como sistemas de radar para o seu gato.

"Os bigodes dos gatos são uma parte poderosa e importante de como um gato sente o mundo", diz W. Mark Cousins, DVM, o fundador de uma clínica veterinária em Nova Orleans.

Os bigodes são pêlos táteis altamente sensíveis que crescem em padrões no focinho de um gato, acima dos olhos e em outras partes do corpo, como orelhas, mandíbula e pernas dianteiras. Na raiz de cada um desses longos e duros pêlos, há um folículo carregado de nervos.

Escovar seus bigodes contra um objeto, um gato pode detectar a localização precisa, tamanho e textura do objeto, mesmo no escuro. Esse recurso se mostra particularmente útil para um gato tentando avaliar se ele pode caber em um espaço apertado. Os bigodes também detectam mudanças nas correntes de ar, ajudando os gatos a detectar perigos que se aproximam.

Você também pode gostar:

Como os bigodes dos gatos trabalham?

Cada bigode grosso é preenchido com pequenos nervos supersensíveis que ajudam seu gato a avaliar a distância e o espaço. É como o gato toma decisões como: esta caixa é pequena demais para entrar? Até onde eu preciso pular para chegar ao balcão?

É também como o gato detecta o que está ao seu redor. “Gatos cegos podem navegar nos quartos muito bem simplesmente andando e deixando que seus bigodes tenham uma noção de onde eles estão espacialmente”, diz Cousins.

Os folículos, os sacos que prendem os cabelos, são profundos, com muitas terminações nervosas que enviam mensagens para o cérebro do gato.

Há também um órgão sensorial na ponta de cada bigode. Ele capta vibrações no ambiente que ajudam o gato a perceber onde ele está e que outras criaturas estão ao seu redor.

A maioria dos bigodes está enraizada nas almofadas grossas no lábio superior, mas conjuntos menores estão na área da sobrancelha, ao longo do queixo e perto dos pés.

Complemente a sua leitura:

Os bigodes das laterais do nariz têm a mesma largura do corpo do seu gato; eles a ajudam a descobrir se um espaço é amplo o suficiente para se espremer.

Bigodes na parte de trás das pernas ajudam o seu gato a subir nas árvores.

Qual é o humor do seu gato? Observar os movimentos dos seus bigodes

Um complexo conjunto de músculos no rosto move os bigodes para frente e para trás.

A maneira como um gato os organiza diz a outro animal - ou a nós, humanos - como ele está se sentindo. Quando um gato está relaxado, seus bigodes permanecem imóveis, saindo direto do lado da cabeça. Se ele está curioso ou está à caça, ele os pressiona um pouco para frente. Gatos nervosos ou chateados prenderão os bigodes na direção do rosto.

Os bigodes do gato não precisam ser aparados

Como os outros pêlos no corpo de um gato, os bigodes do gato se derramam. Isso é normal. Mas você nunca deve apará-los.

Um gato com bigodes cortados ficará desorientado e assustado.

"Se você cortar os bigodes do gato, é como vendar alguém, tirando uma das maneiras de identificar o que está em seu ambiente", diz a veterinária Jane Brunt.

Saiba mais sobre: bigode

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que os gatos têm bigodes?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.