A água suja pode deixar seu cão doente, então sempre dê água fresca e limpa para o seu cão.
Muitos fatores podem contribuir para uma infecção do trato urinário em seu cachorro, incluindo doenças subjacentes, pedras na bexiga e a migração de bactérias para o trato urinário.
Uma das maneiras de tratar e prevenir essas infecções dolorosas para o seu cão é aumentar o consumo de água. Geralmente, qualquer tipo de água que seja segura para consumo humano é útil para manter seu cão bem hidratado e livre de infecção do trato urinário.
Mais água significa menos infecções do trato urinário
A água ajuda a manter o trato urinário do cão livre de bactérias e de quaisquer pedras na bexiga. Pedras urinárias podem se formar devido a uma infecção do trato urinário, que altera o pH da urina do seu cão, ou pode se formar sem uma infecção presente e, na verdade, causar irritação no interior da bexiga.
O aumento do consumo de água ajuda a lavar as bactérias na urina e a mantê-las em um pH mais neutro, impedindo a formação de pedras na bexiga.
Você também pode gostar:
Diferentes tipos de pedras se formam na urina ácida ou urina alcalina, mas a água ajuda a evitar todos os tipos de pedras, mantendo a urina diluída e livre dos minerais que podem resultar a formação de pedras.
Água Dura, Suave e Destilada
É muito importante que a água do seu cachorro esteja limpa, fresca e livre de contaminantes nocivos.
A água dura é segura para os cães, mas pode contribuir para a formação de cálculos de sílica na urina. Água destilada ou amaciada pode ser uma opção melhor em áreas com água dura.
No entanto, a água destilada é isenta de todos os minerais e eletrólitos, o que não prejudicará seu cão, mas pode não fornecer o que precisa para se manter saudável.
Água amolecida com sal, em vez de cloreto de potássio, pode conter pequenas quantidades de sódio, o que não é desejável para os cães que tendem a tem pedras de oxalato de cálcio.
Manter as coisas em movimento
Dê ao seu cão água fresca, que está sempre disponível para ele. Embora a água engarrafada ou filtrada não seja necessária para prevenir infecções do trato urinário, seu cão pode preferir, porque tem um gosto bom. Isto é verdade especialmente se você mora em uma área onde a água contém enxofre, o que pode fazer o seu cão a sentir o cheiro da água e sentir o gosto desagradável.
Complemente a sua leitura:
Nossos companheiros caninos também preferem água em movimento, então manter uma fonte de água para animal de estimação pode encorajar o seu cão a beber mais água. Algumas dessas fontes contêm filtros de carvão para manter a água limpa. Ao passear com o seu cão, você levar uma garrafa de água fresca para ele beber no caminho.
Torne a água do seu cão tão apetitosa quanto a comida dele
Se o seu cão simplesmente se recusar a beber mais água, tente adicionar um pouco de carne com baixo teor de sódio ou caldo de galinha. Isso vai dar sabor à água e torná-la mais saborosa para o seu cão, o que pode fazer ele beber mais água.
Alguns cães podem até podem gostar de água fresca e refrescante, especialmente nos dias mais quentes, então adicione alguns cubos de gelo na tigela do seu cão.
Mantenha seu cão longe de poças, banheiros ou corpos estagnados de água, o que poderia conter patógenos nocivos ou produtos químicos que podem deixá-lo doente. Regularmente trocar a água do seu cão uma a duas vezes por dia, por isso é sempre fresco e apetitoso para ele.