Por que a respiração do meu cão cheira como peixe?
Autora:

Por que a respiração do meu cão cheira como peixe?

O mau hálito é considerado um sintoma. O que isso significa é que existem muitas causas subjacentes potenciais de mau hálito.

Por que a respiração do meu cão cheira como peixe?

Você já notou que seu cão tem bafo? Alguns proprietários de animais de estimação notam e reclamam que a respiração do seu cão cheira como peixe. Um odor de peixe pode ocorrer por várias razões.

O termo médico para o mau hálito é "halitose". Mau hálito pode ser causado por uma dieta de cães, ingestão de diferentes alimentos ou lixo, ser um sinal de aviso de doença oral ou dental, ou pode ser um sinal de uma doença respiratória, infecções, ou outros problemas sistémicos, tais como diabetes.

O que pode causar bafo com cheiro de peixe em cães?

Há dezenas de causas de mau hálito canino. O mau hálito é considerado um sintoma. O que isso significa é que existem muitas causas subjacentes potenciais de mau hálito. Por exemplo, a respiração do cão cheira como peixe poderia ser de algo que seu cão comeu, uma úlcera na boca, ou de uma infecção dentária. Algumas das causas possíveis da respiração com cheiro de peixe são menores e outras são mais sérias e exigem o tratamento.

Você também pode gostar:

Causas de mau hálito em cães 

  • Indiscrição dietética. Uma causa comum para o mau hálito em cães é a sua indiscrição dietética. A ingestão de animais mortos, lixo, fezes de animais, compostagem, resíduos de caixa de lixo, ou alimentos estragados pode dar o seu hálito de cão que cheira a peixe.
  • Doença gengival. A gengivite é a inflamação do tecido gengival que é comumente causada por placa dental. Isso resulta em inchaço e vermelhidão das gengivas, bem como mau hálito. A placa se desenvolve quando as bactérias normais na boca se misturam com proteínas e amidos encontrados na saliva. Esta mistura produz material que adere aos dentes. Eventualmente, a placa se transforma em tártaro, que adere firmemente aos dentes. É mais óbvio logo abaixo da linha da gengiva onde se acumula. Um cão com hálito que cheira peixe. 
  • Doença periodontal. A peritonite é uma doença dos tecidos que suportam os dentes e é a principal causa de perda dentária em cães. Esta doença afecta mais de 80% dos cães com mais de três anos de idade. A peritonite é causada por bactérias que compõem a placa bacteriana. O impacto total da doença periodontal é difícil de determinar em cães. Tem sido bem estudado em seres humanos e é por vezes referido como o "assassino silencioso" devido à sua natureza destrutiva. Nos seres humanos, além da lista de dentes, a doença periodontal pode causar pneumonia aspirativa de pequenas quantidades de bactérias que são liberados para a corrente sanguínea (bacteremia) resultante de quando mastigar ou escovar os dentes.
  • Abscesso dentário. Um abcesso do dente pode causar odor com cheiro de peixe na respiração do cão. Alguns abcessos do dente são contidos dentro da boca e outro abcesso acima através da pele. É comum que um cão apresente ao veterinário para uma ferida de drenagem na bochecha logo abaixo do olho. A inspeção da ferida pode revelar um abcesso do dente. O tratamento inclui a limpeza dental e a extração possível do dente (remoção).
  • Ulcerações orais. Úlceras na boca podem ocorrer devido a infecções, reações a determinada terapia medicamentosa, ou de um cão ingerir ou lamber substâncias cáusticas. As substâncias cáusticas podem incluir produtos químicos de limpeza, sabão e detergentes, ou potpourri líquido. 
  • Material estranho. O osso ou o cabelo podem ficar preso na boca que causa um odor sujo. Esta é uma razão comum para a respiração cheirando peixe.
  • Tumores orais. Os tumores na boca podem ser infectados ou partes do tumor podem começar a morrer, o que pode levar a um odor sujo.
  • Problemas digestivos. Alguns cães com estômago ou problemas digestivos podem ter mau hálito. Cães que vomitam muitas vezes têm hálito com cheiro de peixe.

Saiba mais sobre: dente

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que a respiração do meu cão cheira como peixe?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.