Por que os cães lambem a caminha?
Os cães não têm as mãos, então suas bocas são bastante usadas no dia a dia. Você viu seu cachorro consumir algumas das coisas mais grosseiras existentes, mas eles também usam suas bocas para explorar seu ambiente.
Os cachorros não têm as papilas gustativas mais bem ajustadas (e é por isso que eles lambem quase qualquer coisa), então eles usam a língua em combinação com o cheiro para explorar seus arredores.
O que significa, no entanto, quando seu cachorro está feliz e obsessivamente lambendo sua caminha e sofá?
Comportamento Compulsivo - A causa de lamber a caminha
Esta é a principal causa do cão lamber a caminha. Alguns cães estão predispostos ao comportamento compulsivo, e se manifesta como lambidas severas. Eles podem lamber suas patas, outros cachorros na casa, ou qualquer objeto que eles sentem ter bom gosto ou se sente bem em suas línguas.
Os seres humanos com transtorno obsessivo-compulsivo manifestam seus sintomas com comportamentos como organização obsessiva, contagem, medos e rotinas rigorosas. Os cães não exibem exatamente compulsões como os humanos, mas suas manifestações são ainda compulsivas, estendidas e freqüentes variações anormais de comportamentos normais.
Você também pode gostar:
Lamber é uma manifestação muito comum com cães que sofrem de compulsão. Lamber em si não é anormal em cães, mas quando eles começam a lamber algo de forma obsessiva ou em situações onde você consideraria anormal, então é hora de considerar seu cachorro pode ter um problema de compulsão.
O que causa comportamento compulsivo?
O gatilho mais comum para este tipo de comportamento é o estresse ou uma grande mudança de vida. Talvez você tenha introduzido um novo animal de estimação, um bebê, ou você fez uma grande mudança recentemente. Estas são todas as coisas que desencadeiam estresse suficiente em seu cão para provocar comportamentos compulsivos. Lamber libera endorfinas em seu cão, causando uma sensação de relaxamento.
Quando um cão começa a lamber a caminha durante o estresse, as endorfinas começam a fluir. Muito rapidamente, o cão percebe que ele consegue uma onda de bons sentimentos durante o estresse quando começa a lamber. Se ele lamber o sofá ou outros móveis quando ele começar a correr a endorfina, ele vai continuar voltando para o sofá por causa do seu poder de associação.
Como você pode ajudar o seu cão a parar de lamber a caminha?
Há dois passos para tratar comportamentos compulsivos. Você sempre deve começar com uma consulta veterinária. Às vezes, o estresse pode ser proveniente de dor física ou outro tipo de problema médico, então é melhor excluir qualquer coisa médica para começar.
Complemente a sua leitura:
Outro benefício para uma visita médica é que você pode obter medicamentos que ajudam com ansiedade e compulsão.
Se não houver quaisquer problemas médicos que estejam fazendo com que seu cão lambere compulsivamente, seu cão precisa de modificação do comportamento. Isso pode ser feito com ou sem um treinador; Quão ruim o lamber vai ditar se você precisa de um treinador ou pode fazer por conta própria. Redirecionar sua ansiedade para algo mais produtivo e normal como o exercício é um tratamento ideal.
Você acabará por notar as pistas de ansiedade do seu cão, e você pode se afastar de uma espiral cheia de ansiedade, se você reconhecer essas dicas e estimular o cérebro do seu cão de outras maneiras. Às vezes, um ligeiro aumento na atividade e socialização é suficiente para reduzir o estresse do seu cão e ajuda a interromper seus comportamentos de estresse porque sua mente é estimulada.
Lamber a caminha parece não fazer mal para o seu cachorro, mas, eventualmente, seu cachorro pode começar a lamber coisas que criam outros problemas. Muitos cães compulsivos acabam se lambendo até desenvolver manchas calvas, pontos quentes e infecções cutâneas. Quando o seu cão começa a exibir comportamento de lamber compulsivo, consultar um veterinário o mais rápido possível para evitar que seu cão desenvolva muitos hábitos difíceis de quebrar.