Por que meu cão respira rápido enquanto dorme?
Como donos de cães, ver nosso cachorro adormecido também pode nos fazer sentir em paz.
Os cães podem ficar exaustos depois de um longo dia de jogar, brincar, caminhar e gastar tempo com a gente, eles são tão adoráveis quando estão em repouso.
Podemos até imaginar o que nossos cães estão sonhando.
No entanto, às vezes a respiração do nosso animal de estimação parece ficar muito rápido enquanto eles estão dormindo.
Essa respiração ofegante e pesada é tudo menos pacífica. Isso pode nos preocupar que algo esteja errado.
Talvez eles estejam tendo um pesadelo ou, pior, tenham algum problema médico que esteja causando desconforto.
Mesmo quando eles acordam e parecem estar cheios de vida novamente, ainda podemos nos perguntar por que o meu cão respira tão rápido enquanto dorme?
As características do sono de um cão
Para entender por que um cão respira rápido enquanto dorme, devemos saber alguns fatos sobre o sono em geral. Como veremos, não é diferente dos padrões humanos de sono.
O mais importante é saber que existem duas fases principais do sono que são distinguidas como:
- Sono de ondas lentas: esta é uma fase de sono leve durante a qual o cérebro permanece relaxado e calmo, diminuindo a atividade cerebral. O coração começa a bater mais devagar e a respiração também diminui. Esta fase do sono geralmente dura o maior período de tempo.
- Sonho paradoxal: esta é a fase do sono profundo, também conhecida como sono REM. Isso significa movimento rápido dos olhos e é caracterizada por um movimento rápido nos olhos que ocorre em mamíferos e aves. Durante essa fase, a atividade cerebral é desencadeada, tornando-se tão ativa que até supera a atividade consciente durante a vigília. A fase REM dura por minutos e várias sessões são repetidas durante a sessão de sono de ondas lentas. Embora os músculos estejam relaxados, a respiração é rápida e irregular.
Padrões de sono em cães são modificados de acordo com a idade.
Você também pode gostar:
Como os bebês humanos, os filhotes dormem a maior parte do dia. Essas horas diminuem à medida que o cão envelhece e se desenvolve na idade adulta.
Os cães têm um sono geralmente leve. Isto é em parte porque eles ainda estão em estado de alerta, prontos para responder a estímulos diferentes. Isso poderia ser um cheiro, som ou outra sensação que eles possam perceber como perigo.
Ao invés de dormir pela noite como humanos, eles tendem a dormir em rajadas mais curtas.
Às vezes estas duram algumas horas, mas podem durar apenas alguns minutos e ainda fornecer descanso útil. Isso está relacionado à sua ancestralidade selvagem, pois mesmo durante o sono eles precisavam ser cautelosos quanto à ameaça potencial.
A fase REM
Para entender por que um cão respira rapidamente enquanto dorme, precisamos olhar mais de perto para o estágio do sono REM.
Durante esse período, a atividade cerebral aumenta e faz com que certas ações ocorram, incluindo:
- Sem surpresa para uma fase conhecida como movimento rápido dos olhos, os olhos se moverão. Rapidamente. Esses movimentos são aparentemente aleatórios, movendo-se de um lado para o outro. Estranhamente, pode acontecer tanto com as pálpebras abertas ou fechadas.
- As orelhas também costumam ter movimentos erráticos semelhantes, embora possam não ser tão pronunciadas.
- De suas bocas, os cães podem emitir certos sons, como rosnados, golpes, bufos, barras, gemidos, ou até mesmo uivos.
- Sua respiração ofegante também pode depender de sua posição como talvez as vias aéreas estão mais ou menos abertas. Além disso, eles podem mover suas pernas como se estivessem correndo ou cavando. Esta cena é muito típica e muitos donos de cães a interpretam como o cachorro está sonhando em perseguir um coelho ou alguma outra presa. O cão também pode mover os pés como se eles tivessem algum tipo de tique.
- A cauda também pode se mover ou se contorcer. Respirar, como pode ser sua preocupação, também é alterado. É muito comum o cão respirar muito rapidamente, como se estivesse sujeito a um grande esforço físico ou a um problema respiratório.
Todos esses movimentos referidos acima podem parecer completamente normais e correspondem a movimentos semelhantes que eles fazem quando acordados.
Complemente a sua leitura:
Eles são espasmódicos e podem parecer um pouco estranhos ou como se existe alguma patologia subjacente.
Sua respiração pesada misturada com rosnados pode fazer isso parecer particularmente preocupante.
No entanto, isso não significa que eles estão sofrendo algum tipo de ataque ou estão sob pressão.
Esta é uma seqüência normal que pode simplesmente parecer anormal para nós porque não passamos muito tempo em nossas vidas observando outros seres vivos dormindo. Dessa maneira, os cães nos dão uma percepção que talvez não esperássemos receber.
O que fazer se meu cachorro respirar muito rápido durante o sono?
Como vimos, é normal que um cão respire muito rapidamente durante o sono
Às vezes, o cão voltará ao estágio de sono de ondas curtas.
No entanto, se eles acordarem subitamente do REM devido a uma interrupção ou qualquer causa, eles podem ficar desorientados por um curto período de tempo.
Pode ser semelhante a como você pode acordar se você tiver acabado de ter um pesadelo ou um sonho estranho.
É importante saber que esse estágio REM é o estágio durante o qual os humanos têm sonhos e o mesmo acontecerá com os cães.
O que eles sonham, podemos nunca saber, mas sabemos que isso pode afetá-los.
Nestes momentos de acordar de repente, o cão pode ser um pouco confuso ou desorientado.
Se isso ocorrer, devemos calmamente chamar seu nome e dar alguma segurança.
Esta é uma das razões pelas quais é bom garantir que o seu cão tenha um local adequado para dormir. Eles podem escolher qualquer lugar para descansar, mas se você quer que eles tenham uma boa qualidade de sono, um lugar fora do caminho e confortável é o ideal.
Além disso, deve ser apropriado para seu tamanho, forma e tipo de corpo. Por exemplo, os galgos têm corpos magros e seus ossos estão próximos da pele. Isso pode fazer com que ficar deitado desconfortável, então eles precisam de um lugar macio para descansar, que também é acessível.
Além disso, a raça do seu cão terá uma influência em sua respiração.
Tem havido alguma controvérsia sobre certas raças de cães "designer", como o Pug, que foi criado de forma que seus focinhos causam problemas respiratórios.
Se você tem um cachorro de focinho curto, a respiração acelerada ou a respiração ofegante durante o sono podem ter algo a ver com isso. No entanto, também pode ser devido a REM ou uma combinação de ambos.