Existem muitas diferenças entre a fisiologia de um cão e a fisiologia de um ser humano; É por isso que condenamos categoricamente medicar o seu animal de estimação com a medicina humana, uma vez que coloca em perigo a saúde e a vida do seu animal de estimação.
No entanto, existem muitas semelhanças entre seu organismo e seu animal de estimação que podem ajudá-lo a entender melhor certas condições. Embora essas condições e doenças possam ser comuns, elas também podem se tornar graves.
O que é bile?
A bile é um fluido digestivo que também está presente no corpo humano. Este fluido é produzido no fígado e subsequentemente se acumula na vesícula biliar para ser liberado mais tarde. Da vesícula biliar, esse fluido é expelido para o intestino delgado e se torna essencial para emulsionar a digestão da gordura.
Embora existam múltiplas causas de vômitos em cães, se você observar vômito de bile do cão, que parece um fluido amarelo, as possíveis causas serão reduzidas. Eles podem ser problemas leves, mas também podem ser causados por doenças graves que afetam todo o corpo.
Causas comuns de cão que vomita bile
Quando um cão vomita bile é geralmente após um período de jejum prolongado. Se o seu animal passou algumas horas com o estômago vazio, a bílis e outros fluidos digestivos se acumulam no estômago na ausência de alimentos para digerir.
Você também pode gostar:
Estes fluidos são preparados para facilitar a digestão dos alimentos, mas sem a presença de qualquer alimento no estômago tornam-se muito agressivos para a mucosa gástrica. A bile irrita e inflama a mucosa gástrica. O vômito ocorre então como um mecanismo de defesa do trato digestivo. Neste caso, o vômito do cão é observado como um líquido amarelo esverdeado.
Causas graves de vômito biliar em cães
Às vezes vômito de bile em cães pode indicar várias doenças com diferentes graus de gravidade. Vejamos as principais condições que podem causar ao seu cão vomitar a bílis:
- Doença inflamatória intestinal: A bile do vômito ocorre com freqüência e é acompanhada por diarreia, que às vezes pode ser sanguinolenta.
- Doença hepática: Quando o fígado é afetado, pode haver uma superprodução de bile, o que induz o vômito. Neste caso, você também pode observar um amarelecimento típico dos olhos e membranas mucosas.
- Pancreatite: Um cão afetado pela pancreatite apresenta vários sintomas, incluindo perda de apetite e vômito, onde, como vimos, o vômito com o estômago vazio causa a expulsão da bile. Inchaço abdominal e diarreia também podem ser observados.
- Ingestão de objetos indigeríveis: Se o seu cão engoliu um objeto, isso causará irritação no estômago, aumento da produção de bile e, finalmente, vômito de um fluido amarelo. Vômitos biliares também podem ser observados no caso do seu cão ser envenenado.
Vômito biliar devido à infestação parasitária
Complemente a sua leitura:
Uma infestação de parasitas em cães também pode causar vômitos. Isso é preocupante porque, quando esses sintomas aparecem, eles indubitavelmente indicam uma grande invasão por um patógeno. Infestações parasitárias em cães podem ser complexas para tratar e podem ter conseqüências terríveis para seu animal de estimação.
Diferentes tipos de parasitas intestinais podem causar vomitar a bílis em cães. Outros sintomas acompanhantes podem incluir:
- Sinais de dor abdominal
- Diarreia
- Perda de apetite
- Letargia
Se o cão vomitar bile e é acompanhado por estes sintomas, é essencial ter uma amostra de fezes em um frasco estéril para que possa ser analisado mais tarde no veterinário, a fim de decidir sobre o tratamento mais adequado.
O que fazer se o seu cão vomitar bile
Se o seu cão vomitar bile no início da manhã ou pouco antes de comer, esse vômito pode ser simplesmente devido ao acúmulo de bile durante um período de jejum. Neste caso, não é necessário aumentar a ingestão de alimentos, mas espalhá-lo ao longo do dia para que seu animal de estimação possa comer com frequência.
No entanto, o vômito com aparência amarelada pode estar ocultando vários problemas de saúde, como já vimos. Portanto, ir ao veterinário é essencial.
A textura do vômito e a presença de outros elementos e sintomas podem ser úteis para estabelecer um diagnóstico o mais rápido possível e implementar o tratamento apropriado. Você deve tirar uma amostra do vômito sempre que possível.