O seu cão lambe obsessivamente outros cães?
No vasto repertório do comportamento canino, alguns comportamentos nos fazem rir, outros podem ser bastante irritantes, e outros simplesmente nos deixam perplexos. Como quando cães lambem obsessivamente outros cães.
Se você tem um cachorro adulto ou um cachorro filhote, que lamber obsessivamente está fora da norma. Sim, o lamber ocasional é frequentemente testemunhado entre alguns grupos de cães sociais e amigáveis, mas e se tudo o que o seu cão quer fazer é lamber? E se ele não se envolver em outros comportamentos além de lamber? Neste ponto, você pode estar se perguntando se você está lidando com a versão canina de um transtorno obsessivo.
Como lidar com um cão que lambe obsessivamente outros cães
Nem todos os cães gostam de ser lambidos repetidamente. Por isso, se reparar que o seu cachorro lambe repetidamente outro cão, certifique-se de que está tudo bem com o cão a ser lambido. Se o objeto da atenção do seu cão tentar afastar-se, poderá querer intervir antes que as coisas piorem. Dependendo do temperamento do outro cão, ele pode responder de várias maneiras: algumas delas não são tão bonitas.
Se o afastar não funcionar, o outro cão pode rosnar. Se isso não for atendido, então o problema está definitivamente se formando, pois o próximo passo pode ser uma pressão de ar, uma mordida inibida ou uma mordida que cause danos.
Mesmo que o outro cão pareça ter a paciência de um santo, não é justo que ele sustente toda aquela lambidela repetida. Mesmo os cães mais tolerantes podem ter um ponto de ruptura após algum tempo. E mesmo que eles não reajam como esperaríamos que reagissem, eles podem começar a se ressentir de estarem ao redor de outros cães, devido às associações negativas.
Apenas separar os cães provavelmente não vai resolver o problema. Uma vez que eles estão juntos novamente, o cão lambedor pode lamber ainda mais entusiasticamente, quase como se ele tivesse que recuperar o tempo perdido. Então o que está acontecendo com esse cachorro, e acima de tudo, como você pode reduzir esse comportamento irritante?
O que o seu cão lambe e o que significa
Quando você observa seu cão lambendo outros cães, preste muita atenção se o lamber é direcionado para uma parte específica do corpo. O seu cão lambe obsessivamente a boca do outro cão? as orelhas? ou as áreas privadas? Curiosamente, pode haver algumas explicações baseadas na área em que o seu cão se concentra.
Você também pode gostar:
Lamber a orelha de outro cão
Existem cães que estão obcecados com as orelhas dos outros cães. Muitas vezes, este é um cachorro que acha as orelhas flexíveis de outros cães divertidas para brincar. Quanto mais o outro cão se afasta, mais atraentes se tornam as orelhas à medida que se tornam mais móveis. Felizmente, muitos cães adultos são tolerantes com o comportamento do filhote de cachorro, mas nem todos os cães concederão uma licença para agir dessa forma e podem rosnar ou até mesmo dar uma correção para o cachorro turbulento.
Lamber a orelha também pode fazer parte do repertório de grooming de um cão. Cães que vivem juntos podem lamber as orelhas um do outro quando estão dormindo perto um do outro. Como um cão não pode cuidar de suas próprias orelhas, tê-las lambidas por outro cão pode ser bem recebido e até mesmo retribuído. Isso também pode sinalizar uma estreita ligação entre os cães.
E então, assim como você tem cães lambendo bocas por causa de cheiros interessantes e restos de comida, há cães que lambem orelhas porque eles são atraídos pelo cheiro da cera. Mas todos nós conhecemos bem o sentido discriminatório do olfato e do paladar com que o cachorro é abençoado, por isso não deve ser uma surpresa. Se outro cão tiver uma infecção nos ouvidos ou uma ferida com sangue, o outro cão também pode ser atraído por isso.
Curiosamente, parece que a pele ao redor das orelhas de um cão adulto pode emitir feromônios que as tornam atraentes para animais mais jovens. Isso pode desempenhar um papel na comunicação e coesão social do cão. Um cão pode lamber as orelhas brevemente para sinalizar intenções pacíficas ou talvez pedir desculpas depois de jogar duro.
O que você deve fazer?
Tal como acontece com a lamber a boca, observe cuidadosamente o comportamento do seu cão e a interação. Se o seu cão lamber brevemente e o outro cão for amigável e não parece se importar, isso é normal, comportamento social. Se os seus cães gostam de lamber as orelhas, tudo bem, desde que todas as partes concordem, mas se o seu cão insistir em lamber e começar a parecer uma obsessão, é altura de intervir. Entre quando ele tiver terminado de lamber uma ou duas vezes, voltar para o seu cão e redirecione ele para uma atividade diferente. Tenha também em mente que o excesso de lamber a orelha fará com que as orelhas do cão vítima fiquem úmidas e proporcione "um ambiente agradável para que leveduras e bactérias floresçam".
Se o seu cão não lamber normalmente as orelhas e agora de repente não consegue tirar a mente das orelhas do seu outro cão, considere ter as orelhas desse cão verificadas. Quase toda vez dentro de uma casa de dois cães um cão quer lamber as orelhas do outro cão obsessivamente, é por causa de algum tipo de problema médico que acontece com as orelhas do outro cão.
Lamber as partes privadas do outro cão
Normalmente, quando os cães se encontram pela primeira vez, mostram algum interesse nas áreas privadas uns dos outros. O corpo do cão tem glândulas sudoríparas apócrinas espalhadas por todo o corpo que emitem feromônios. Os feromônios caninos estão altamente concentrados nas suas áreas privadas e traseiras. Por isso, é natural que os cães sejam atraídos para estas áreas. Quando os cães cheiram essas áreas que eles aprendem muito sobre o outro cão, como sua idade, saúde, sexo e até mesmo o humor.
Complemente a sua leitura:
Em uma saudação social ideal, a verificação das áreas privadas deve ocorrer por apenas alguns segundos. Se um cão persiste em lamber, o outro cão pode em algum momento comunicar uma necessidade para o outro cão para seguir em frente. Assim como você pode se opor que uma pessoa aperte sua mão por um período de tempo indefinido, um cão pode decidir que já teve o suficiente se afastando ou emitindo um rosnado.
Tal como acontece com outras formas de lamber que já vimos, um cão que de repente fica obcecado por lamber as partes privadas de outro cão pode estar a comunicar que algo está errado em termos de saúde com o outro cão. A área privada do cão lambido pode ter alguma descarga na forma de gotas de urina ou pus. Pode até haver alguma irritação ou ferida.
O que você deve fazer?
Tal como acontece com as outras formas de lamber que vimos, observe cuidadosamente o comportamento do seu cão e a interação. Se o seu cão lamber brevemente e o outro cão for amigável e não parecer importar-se, isso é normal, comportamento social. Mas se o seu cão insiste em lamber e começa a parecer uma obsessão, é altura de intervir. Entre quando ele tiver acabado de lamber uma ou duas vezes, chamar o seu cão e redireccione ele para uma atividade diferente. Faça com que o seu cão lambido seja examinado por um veterinário para garantir que não tem nenhum problema médico.
Se o cão lambido tiver um atestado de saúde limpo, forneça mais estímulo ao instigador para manter sua mente longe da lambedura. Evite que ele ensaie o comportamento vezes sem conta usando um interruptor positivo e depois invista no reforço diferencial dos comportamentos de não lamber. O castigo pode parecer uma solução tentadora, mas considere que o castigo é propenso a cair na estrada e só fará com que o seu cão aprenda a lamber o seu outro cão quando você não está por perto. Considere também que, como lamber a orelha lamber, lamber contínuo dos genitais do outro cão pode torná-los vulneráveis a irritações e infecções locais irritantes.
O lamber pode ser normal, o comportamento social do cão, mas, como em outros comportamentos, quando feito excessivamente, pode sinalizar algum problema que precisa ser investigado. Um bom ponto de partida é ter o cão lambido avaliado por um veterinário para descartar problemas médicos. Os cães têm demonstrado uma capacidade assombrosa de reconhecer problemas médicos.
Mas e se o comportamento do seu cão é tão obsessivo que você tem dificuldade em redirecioná-lo e parar? E se o problema não diminuir ou diminuir apesar de proporcionar enriquecimento ambiental, exercício e treinamento? Cães, semelhantes aos humanos, também podem ser propensos a comportamentos obsessivos e compulsivos. Consulte um profissional de comportamento livre de força e respeitável para ajudá-lo.