Os cães bebem muita água. Não é incomum reabastecer uma tigela de água de um cão algumas vezes por dia, mais se elas estiverem ativas ou estiver quente lá fora.
Enquanto há cães que parecem respirar água, há outros cachorros que quase se recusam a beber bastante água.
Se eles estiveram dessa maneira desde que eram filhotes ou eram um desenvolvimento recente, os cães rapidamente se tornariam desidratados.
Se você tem um cão que não está interessado em água, quais são os motivos subjacentes e podem ser perigosos para sua saúde?
Quanta água um cão precisa beber?
Antes de decidir se o seu cão não está recebendo água suficiente, saber o quanto um cachorro de água precisa todos os dias é importante para determinar se eles estão bebendo o suficiente (ou demais).
Cães saudáveis precisam de pelo menos 29 ml de água por cada quilo de peso corporal. Esta é uma regra geral, portanto, a quantidade certa pode ser um pouco mais ou menos dependendo de quão ativo ou antigo seu cão é. Geralmente, cachorros novos, idosos e cães muito ativos bebem mais água do que cães de meia idade e sedentários.
Razões para o seu cão não estar bebendo água
Boca dolorosa
Os cães adoram comer coisas estranhas, e às vezes esses objetos estranhos se hospedam ou ferem sua boca, tornando-se doloroso comer ou beber. Pode haver bastões encravados entre os dentes ou um dente rachado por causa de mastigar pedras.
Você também pode gostar:
Você até pode inspecionar a boca do seu cão com um exame oral superficial, mas, muitas vezes, o seu veterinário poderá fazer um trabalho melhor, se houver algo na parte de trás da boca ou da garganta e realizar a remoção necessária.
Nervosismo ou ansiedade
Cães sensíveis, muitas vezes, perdem o apetite e a sede se estiverem estressados com algo. Às vezes, os adeptos da casa, uma nova adição à família, ou a ausência de um membro da família são suficientes para fazer seu cachorro perder o desejo de beber água. Isso geralmente é temporário, e você vai observar o seu cachorro começar a comer e beber novamente após alguns dias, quando melhor se ajustaram à mudança.
Arredores ou água familiar desconhecida
As férias, um movimento ou a permanência na casa de outra pessoa às vezes são suficientes para enfatizar um cachorro no ponto em que eles não querem beber água. Às vezes, é porque eles estão sobrecarregados com o novo ambiente e eles sentem que o ajuste é mais importante do que beber água.
Outros cães são sensíveis às mudanças de água, especialmente se eles estão indo de água da torneira para água de poço ou vice-versa. Você pode gradualmente usar o sabor da nova água, misturando com água engarrafada.
Desidratação em cães
A desidratação é perigosa, mas a desidratação crônica gradualmente leva a problemas nos rins do seu cachorro.
Os sinais de desidratação são:
- Gengiva e língua secas e pegajosas
- Diminuição da elasticidade da pele. Se você forçar a pele entre os ombros do seu cão, a pele retornará ao normal se estiver hidratada. Se estiver severamente desidratado, a pele permanecerá elevada
- Olhos fundos
- Urina escura que é muito forte no odor
- Letargia
Complemente a sua leitura:
Se você notar algum desses sinais em seu cão, levar para um consulta ao veterinário imediatamente. Dar para o cachorro fluidos por via oral não substituirá os fluidos necessários rápido o suficiente para que seu cão seja rehidratado.
Os cães saudáveis tipicamente se desidratam porque estão expulsando mais líquidos do que estão tomando, o que significa que eles estão vomitando ou com muita diarreia. Cachorros novos e cachorros mais velhos são mais propensos a desidratação, pois exigem uma ingestão de líquidos mais freqüente e provavelmente urinam mais.
A desidratação severa e prolongada definitivamente leva a danos nos rins ou insuficiência renal, entre outras possíveis falhas de órgãos, incluindo o coração. Se o seu cão mostrar sintomas de desidratação, eles precisam ser vistos imediatamente pelo veterinário. Se eles estão realmente desidratados, eles precisam de líquidos sob a pele ou administrados por via intravenosa.
O que fazer se o seu cão não estiver bebendo água
Se o seu cão não estiver bebendo água, há algumas coisas para fazer. Primeiro, avalie se eles estão doentes de qualquer forma (vômitos, diarreia, não comer). Um exame do médico veterinário produzirá os melhores resultados para verificar o sangue do seu cão, o abdômen e o interior de sua boca para quaisquer feridas ou corpos estranhos.
Se o seu veterinário julga seu cão saudável, então é possível que haja alguma questão comportamental, como o estresse, o medo ou a ansiedade sobre algum tipo de mudança doméstica.