Para a maioria dos cães, a oportunidade de ir para fora de casa é a mais fabulosa surpresa do mundo. Há tantos estímulos bonitos fora de casa para o seu cão se envolver, e como bônus adicional, o ar livre permite que o seu cão possa explorar e aprender sobre o mundo em que vive. Infelizmente, o seu cão pode ser propenso a se divertir muito fora de casa, também é propenso a experiências potencialmente traumatizantes. Embora normalmente o ar livre ofereça um ambiente acolhedor e divertido para o seu cão, existem circunstâncias em que o cão pode ter medo de ir para fora de casa.
Se o seu cão tem medo de sair de casa você pode estimular ele a sair de casa com as dicas abaixo.
Razões comuns do cão ter medo de sair de casa
O primeiro passo para abordar o medo do seu cão ao ar livre é abordar a raiz do medo. Quer seja novo ou de longa data, se o seu cão tem medo de sair, deve haver uma razão específica para isso. O medo do ar livre que surge de repente é muito provavelmente atribuído a uma mudança nas circunstâncias ou no ambiente. Os medos antigos do ar livre são provavelmente baseados em traumas e são mais comuns em cães de resgate mais velhos. Os cachorros podem ter medo do ar livre, mas isto é tipicamente um sintoma de não estarem familiarizados com um ambiente ao ar livre, e um pouco de exploração supervisionada geralmente é suficiente para superar qualquer hesitação que um cachorro possa ter.
Você também pode gostar:
O seu cão tem uma grande memória, e infelizmente, as memórias negativas deixam um impacto significativo. Embora o seu cão possa estar confuso sobre os detalhes exatos do que o assusta, o medo pode permanecer e causar uma emoção mais profunda. O que pode ter parecido um pequeno encontro a partir da sua perspectiva pode ser uma experiência traumática para o seu cão. Normalmente um cão mostrará medo ou ansiedade canina através de sugestões verbais e linguagem corporal. Ruídos como lamúrias, rosnados ou choro canino geralmente indicam que o seu cão está ansioso e em alerta máximo. Fisicamente, o seu cão mostrará medo e ansiedade ao colocar a cauda entre as pernas e deitar-se. Alguns cães agitam ou tremem para mostrar que estão nervosos ou assustados. Tome nota de quando e onde o seu cão exibe estes comportamentos e reserve algum tempo para identificar qual a fonte de medo que pode estar naquela área e à sua volta.
Para combater o medo de um cão ao ar livre, o dono deve implementar um contra-condicionamento onde ele reintroduz lentamente o seu cão num determinado ambiente. No caso do ar livre, a reintrodução pode começar por trazer algo do exterior para dentro, como um galho ou uma flor. O maior sentido do seu cão é o olfato, e reintroduzir diferentes aromas é um grande trampolim para o contra-condicionamento. Depois de familiarizar o seu cão com certos odores, pode começar a reintroduzir lentamente o seu cão nesse ambiente fisicamente. Convidar o seu cão para sair com você por períodos curtos é uma ótima forma de reintroduzir o cão lentamente no ambiente de que demonstrou medo.
Nunca force o seu cão a entrar numa situação. A reintrodução no exterior deve acontecer lentamente e com paciência. Uma boa prática é usar guloseimas para recompensar o seu cão por estar lá fora. Se um cão tiver apenas um ligeiro medo do exterior, faça caminhadas curtas, e a cada dois minutos recompense o seu cão com uma guloseima. Se o seu cão tiver medo até de sair da sua porta, tente a mesma técnica, mas desta vez fique mesmo à entrada da porta e convide o seu cão a sair. A cada passo que o cão der na sua direção, recompense o comportamento com uma guloseima e uma deixa verbal positiva. Ao longo de várias sessões de treino, o seu cão começará a associar a guloseima a um movimento na sua direção, e a estar do lado de fora. Criar ligações positivas com o exterior utilizando contra-condicionamento substitui uma opinião previamente negativa sobre um determinado lugar e dá ao seu cão a confiança de estar de volta ao exterior.
Complemente a sua leitura:
Os cães são ousados, mas certas coisas sobre o mundo exterior podem fazer com que um cão fique assustado. Ruídos altos estão no topo da lista para o que pode assustar um cão. Trovoadas, maquinaria pesada, fogo-de-artifício; basicamente, qualquer som que seja alto, repentino e inesperado pode ser um gatilho para o seu cão. Da mesma forma, existem gatilhos ambientais, como outros animais ou pessoas, que podem causar dor ou desconforto ao seu cão.
É essencial seguir os passos delineados acima, erradicando a fonte de medo que desencadeou o seu cão e depois implementar o contra-condicionamento como forma de restabelecer uma ligação positiva a um ambiente específico. Como o seu cão não pode usar palavras para dizer para você do que tem medo, cabe a você, como dono, deduzir e identificar o que poderia ter assustado o seu cão. Com o uso de contra-condicionamento positivo e um pouco de paciência, não vai demorar muito até que o seu cão esteja pronto para enfrentar o mundo.