Por que o meu gato mia tanto? Gatos e excesso de miados
Autora:

Por que o meu gato mia tanto? Gatos e excesso de miados

Por que gatos miam? As razões mudam à medida que os gatos crescem. Gatinhos miam para as mães quando estão com fome, com frio ou com medo.

Por que o meu gato mia tanto? Gatos e excesso de miados

Por que gatos miam? As razões mudam à medida que os gatos crescem. Gatinhos miam para as mães quando estão com fome, com frio ou com medo. Mas uma vez que os gatos envelhecem, eles usam outras vocalizações - como uivar, assobios e rosnados - para se comunicarem. Miar fica reservado para as suas comunicações com as pessoas.

Naturalmente, a quantidade de miados varia conforme a raça e até o gato. As raças orientais, especialmente os gatos siameses, são conhecidas como grandes "locutores", por isso, qualquer pessoa que não goste de miados provavelmente deve evitar essas raças.

E alguns gatos parecem gostar de ouvir suas próprias vozes, enquanto outros parecem querer conversar com seus donos. Se o seu gato estiver falando um pouco mais do que você gostaria, tente descobrir a causa primeiro. Uma vez que você sabe o motivo, você pode trabalhar para que seu gato possa miar menos. 

Por que meu gato mia tanto?

Gatos miam por muitas razões, desde alguma condição de saúde mais séria à busca de atenção. Eles incluem:

Você também pode gostar:

  • Doença. O primeiro passo é um exame completo por seu veterinário. Numerosas doenças podem fazer com que um gato sinta fome, sede ou dor, o que pode levar a miados excessivos. Gatos de todas as idades também podem desenvolver uma doença hiperativa da tiroide ou do rim, os quais podem resultar em vocalizações excessivas.
  • Procurando atenção. Apesar do que algumas pessoas pensam, os gatos não gostam muito de ficar sozinhos. Gatos frequentemente miam para iniciar brincadeiras, acariciar ou para conversar com eles. Se você quiser reduzir os miados que buscam atenção, pare de responder quando isso acontecer. Apenas dê atenção a ele quando ele estiver quieto. Se ele começar a miar novamente, olhe ou vá embora. Mas não ignore seu animal de estimação. Gaste tempo de qualidade todos os dias com ele, jogando, arrumando e falando com ele. Um animal de estimação cansado é um animal de estimação mais quieto.
  • Quer comida. Alguns gatos miam toda vez que alguém entra na cozinha, esperando dar uma mordida. E muitos gatos se tornam muito vocais quando se aproximam de seus horários de alimentação. Se isso for problema seu, não alimente seu gato quando ele chorar. Espere até que ele se cale para colocar comida, e não dê a ele mimos quando ele mia. Se isso não funcionar, obtenha um alimentador automático que é aberto em horários definidos. O gatinho vai miar para o alimentador e não para você.
  • Cumprimentar você. Muitos gatos miam quando suas pessoas chegam em casa, ou mesmo quando eles acabam de conhecê-los em casa. Este é um hábito difícil de quebrar, mas olhe para ele como gatinho dizendo que ele está feliz em vê-lo.
  • Gato solitário. Se seu animal de estimação passa muitas horas por dia sozinho, pense em ter uma babá durante o dia ou encontre outras maneiras de enriquecer a vida do seu animal de estimação. Coloque um alimentador de pássaros fora de uma janela que ele possa assistir. Deixar brinquedos de forrageamento com comida dentro. Pegue um condomínio e gire brinquedos diferentes que você deixou de lado.
  • Um gato estressado. Gatos que estão passando por estresse, muitas vezes se tornam mais vocais. Um novo animal de estimação ou bebê, uma mudança ou mudanças para a casa, uma doença ou a perda de um ente querido podem transformar seu gato em um falador. Tente descobrir o que está estressando seu animal de estimação e ajudar se adaptar à mudança. Se isso não for possível, dê atenção extra e calma ao seu gato para ajudar a acalmá-lo.
  • Gatos no processo de envelhecimento. Os gatos, assim como as pessoas, podem sofrer de uma forma de confusão mental ou disfunção cognitiva à medida que envelhecem. Eles ficam desorientados e muitas vezes choram de forma lúcida, sem razão aparente, especialmente à noite. Uma luz noturna às vezes pode ajudar se seu gato se tornar desorientado na noite, e os veterinários frequentemente podem prescrever os medications que ajudam estes sintomas.
  • Gatos que querem se reproduzir. Se seu gato não for esterilizado ou castrado, você vai ouvir muito mais barulho. As fêmeas choram quando estão no cio e os machos choramingam quando cheiram uma fêmea no cio. Ambos podem ser enlouquecedores para viver. Obter o seu animal de estimação esterilizado ou castrado irá impedir isso.

O que não fazer quando os gatos miam tanto

  • Não ignore isso sem ter certeza de que não há problema. Embora você não queira recompensar miados, às vezes os gatos miam por um bom motivo, eles não podem alcançar sua caixa de areia, eles estão presos em uma sala, a tigela de água está vazia. Verifique quando eles miam para determinar se é algo que você pode ignorar com segurança ou um problema que deve ser corrigido imediatamente.
  • Não castigue um gato por miar. Bater, gritar e pulverizar gatos com água raramente ajuda a silenciar um gato miando a longo prazo, mas todas essas ações farão com que seu gato desconfie ou até não goste de você.
  • Não desista. Se o seu gato está acostumado a conseguir o que quer com o miado, ele vai miar mais e mais alto, quando parar de funcionar. Em outras palavras, provavelmente ficará pior antes de melhorar. Apenas continue recompensando o comportamento silencioso e ignorando o miado, e eventualmente ele terá a ideia.

Saiba mais sobre: Miar

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que o meu gato mia tanto? Gatos e excesso de miados" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.