Posso dar antibióticos para o meu cachorro?
Antibióticos para animais de estimação são formulados diferentemente dos antibióticos usados para pessoas, que podem incluir xilitol, uma toxina mortal para cães. Sob circunstâncias específicas, seu veterinário pode prescrever para o seu cão uma dose baixa de antibióticos para tratar infecções bacterianas. No entanto, esta decisão do cachorro pode usar antibióticos só deve ser tomada sob os cuidados e supervisão do seu veterinário.
Não tente dar antibióticos ao seu cão sem a orientação do seu veterinário. Você deve sempre manter os medicamentos fora do alcance do seu cão, em recipientes resistentes. Até metade das intoxicações por animais de estimação são causadas por medicamentos destinados a pessoas, portanto, você deve sempre ter cautela.
Efeitos colaterais provocados por antibióticos em cachorros
Se você observar esses efeitos colaterais, consulte o seu veterinário sobre como ajustar ou interromper o uso:
- Vômito
- diarreia
- Perda de apetite
- Irritação na pele
Se o seu animal tiver uma reação alérgica a antibióticos, incluindo anafilaxia, procure atendimento veterinário de emergência.
Você também pode gostar:
O que são antibióticos e como eles funcionam?
Os antibióticos são drogas quimioterapêuticas, o que significa que são um tratamento puramente químico. Este tipo de medicação é usado para prevenir e tratar doenças causadas por bactérias, por isso não tem qualquer efeito sobre as doenças virais.
Os antibióticos funcionam impedindo a disseminação de bactérias ou eliminando as bactérias completamente, dependendo da droga em questão. Existem dois tipos de antibióticos:
- Os antibióticos seletivos são aqueles que atuam apenas em bactérias específicas.
- Os antibióticos de amplo espectro são aqueles que atuam contra uma ampla gama de bactérias.
Ocasionalmente, antibióticos de amplo espectro são tomados com outras substâncias não-antibiótioas com o objetivo de melhorar a impacto. Usado em seres humanos e cães, o exemplo mais conhecido de tal combinação é amoxicilina e ácido clavulânico, o que reforça a ação antibiótica.
Quando você deve dar antibióticos ao seu cão?
O veterinário irá prescrever antibióticos para o seu cão após qualquer intervenção cirúrgica para evitar que as lesões da pele fiquem infectadas, e para parar qualquer forma de infecção sistêmica que possa afetar todo o corpo.
Antibióticos também serão receitados após os cães serem picados por carrapatos ou outros parasitas, a fim de evitar que a ferida seja infectada. Eles também podem ser prescritos quando o seu cão está doente, muitas vezes com febre, após o veterinário confirmar que a doença é causada por bactérias.
Quais são os efeitos adversos dos antibióticos e como posso preveni-los?
Complemente a sua leitura:
Além do fato de que todas as novas drogas podem causar uma reação alérgica, os antibióticos podem causar uma série de efeitos colaterais.
Como explicado, existem vários antibióticos de amplo espectro que atuam contra uma ampla gama de bactérias, tanto boas quanto ruins. Isso significa que a flora intestinal do cão, que é saudável e necessária para a manutenção das defesas e seu equilíbrio interno, será danificada após a ingestão de antibióticos.
Tratamentos antibióticos colocam em risco a flora benéfica do corpo, o que resulta em desconforto geral, diarreia, náusea, perda de apetite e até vômitos. Para evitar isso, pergunte ao seu veterinário para recomendar probióticos para cães. Estes produtos contêm bactérias do tipo encontrado naturalmente na própria flora intestinal do cão, e assim ajudará a impedir que as defesas do seu cão sejam destruídas.
Apenas dê antibióticos ao seu cão depois de consultar um veterinário
Alguns antibióticos usados por seres humanos também podem ser usados em cães, mas você nunca deve dar a seu cão a menos que tenham sido prescritos por um veterinário. A dosagem de um antibiótico deve corresponder ao peso do cão. Além disso, algumas drogas podem danificar seus rins ou outros órgãos.
Se seu cão está doente com vários sintomas, incluindo febre alta, você deve ir ao veterinário e levar para fazer um diagnóstico e prescrever a medicação adequada. Você deve ficar de olho na dosagem e frequência recomendada.
Dar sem orientação o seu remédio para o seu cachorro é uma conduta arriscada que pode ser prejudicial à saúde do seu animal de estimação.