Tratar condições respiratórias em cães
Os cães podem sofrer de uma série de condições respiratórias, desde traqueobronquite ou tosse do canil até bronquite crônica e, nesses casos (ou no caso de traqueia colapsada ou compressão brônquica), a tosse pode aumentar a dor e o desconforto que o cão pode ter e já está experimentando. Ainda mais importante, se a tosse não for tratada no animal, pode piorar um problema grave.
O dextrometorfano temporariamente suprime a tosse em c˜es que sofrem de leve irritação das vias aéreas, reduzindo assim o risco de piora da condição através do ato extenuante de tossir. Quando combinado com a guaifenesina, o dextrometorfano não só ajuda a reduzir a tosse, mas também afrouxa e desaloja o muco.
Posso dar dextrometorfano para o meu cachorro?
Talvez o seu cachorro possa tomar dextrometorfano (dextrometorfano é uma droga antitussiva. É um dos ingredientes ativos usados para prevenir tosses em muitos medicamentos de venda direta).
Em circunstâncias específicas, o seu veterinário pode prescrever ao seu cão uma dose baixa de Robitussin (dextrometorfano) para tratar a tosse.
Você também pode gostar:
Medicamentos para tosse humana, no entanto, muitas vezes contêm compostos que são tóxicos para os cães, como paracetamol. Não tente dar remédio para tosse a seu cão sem a orientação do seu veterinário.
Até metade das intoxicações por animais são causadas por medicamentos destinados a pessoas. Estes medicamentos são testados e destinados a seres humanos, não a cães ou outros animais de estimação. Você deve sempre manter os medicamentos fora do alcance do seu cão, em recipientes resistentes.
Usos do Dextrometorfano para Cães
- O dextrometorfano é utilizado para suprimir a tosse em casos de irritação traqueal ou brônquica.
- É uma medida temporária para aliviar a tosse e é menos eficaz do que os medicamentos opiáceos (relacionados à morfina), como a hidrocodona e o butorfanol.
Efeitos colaterais se o cão tomar dextrometorfano
Se o seu cão tomar dextrometorfano (Robitussin), consulte o seu veterinário se notar estes sintomas:
- Vômito
- Tontura
- Reações alérgicas
- Embora geralmente seguro e eficaz quando prescrito por um veterinário, o dextrometorfano pode causar efeitos colaterais em alguns animais.
- O dextrometorfano não deve ser utilizado em animais com hipersensibilidade conhecida ou alergia ao fármaco.
- O dextrometorfano não deve ser utilizado para tratar tosses crônicas ou persistentes. Só é eficaz em tosses leves e temporárias.
- O dextrometorfano não deve ser tomado se um animal for diagnosticado com pneumonia ou outra doença pulmonar.
- O dextrometorfano deve ser evitado em animais se a tosse estiver associada a doença cardíaca.
- O dextrometorfano pode interagir com outros medicamentos. Consulte seu veterinário para determinar se outras drogas que seu animal de estimação está recebendo podem interagir com dextrometorfano. Tais drogas incluem sedativos, tranquilizantes e barbitúricos.
- Os efeitos adversos são limitados e estão principalmente associados à sedação.
- O dextrometorfano é frequentemente combinado com outros remédios para resfriado. Algumas dessas drogas podem causar excitação ou outros efeitos adversos em animais de estimação. Consulte o seu veterinário antes de administrar qualquer remédio para tosse sem receita.
Como o dextrometorfano é fornecido
- Há uma variedade de concentrações de dextrometorfano, dependendo da marca e de quaisquer outras drogas usadas em combinação com o dextrometorfano.
- O dextrometorfano está disponível em comprimidos e líquidos.