Prednisona reduz a perda de cabelo em gatos?
Autora:

Prednisona reduz a perda de cabelo em gatos?

Se o gato tem uma alergia causando perda de cabelo, a prednisona pode ajudar a resolver a condição.

Prednisona reduz a perda de cabelo em gatos?

Prednisona tem muitos usos e vários efeitos colaterais para estar ciente.

Se o gato tem uma alergia causando perda de cabelo, a prednisona pode ajudar a resolver a condição.

O esteroide é usado para muitas condições e ajuda a combater infecções e doenças causadas por um sistema imunológico fraco. Seja cauteloso, embora - se o gato está em uso de prednisona, ele pode ter vários efeitos colaterais.

Informação Geral sobre Medicamentos e Indicações

Prednisona e prednisolona pertencem a um grupo de medicamentos conhecidos como corticosteroides.

Eles são usados ​​para gerenciar a inflamação em doenças ou condições em que o sistema imunológico tem um papel significativo.

O corpo fabrica um corticosteroide natural chamado cortisol na glândula adrenal. Os efeitos anti-inflamatórios da prednisona e da prednisolona são cerca de quatro vezes mais fortes do que os do cortisol natural.

Você também pode gostar:

Usos comuns para prednisona e prednisolona incluem o manejo e tratamento de doenças do sistema imunológico, como lúpus, anemia hemolítica ou trombocitopenia; muitos distúrbios do sistema nervoso central; alguns tipos de câncer; doenças de pele; reações alérgicas como urticária e comichão; doenças ortopédicas; distbios hormonais incluindo a doen de Addison; doença respiratória tal como asma; doenças inflamatórias intestinais; e muitas outras condições. Verifique com seu veterinário sobre a razão específica pela qual seu animal de estimação está tomando este medicamento.

Os gatos podem necessitar de doses mais altas que os cães para obter resposta clínica, mas são menos propensos a desenvolver efeitos colaterais adversos.

Usos típicos de prednisona

Veterinários prescrevem prednisona para uma variedade de condições que variam em gravidade. Se o gato tem uma doença auto-imune, como uma doença pulmonar ou cutânea, ou inflamações, como dor nas articulações, a prednisona é eficaz para tratar seus sintomas. Também ajuda a proporcionar alívio para gatos com câncer, condições relacionadas a rins, tumores e alergias.

Em eventos mais graves, como o choque (os esteroides ajudam a melhorar a circulação) e os distúrbios do sistema nervoso central (para aliviar o inchaço do cérebro ou da medula espinhal), a prednisona pode ajudar o gato a se recuperar mais rapidamente. Em situações apropriadas, pode melhorar a qualidade de vida do gato.

Efeitos colaterais da prednisona

Os efeitos colaterais clássicos de prednisona são sede excessiva e micção. Outros efeitos colaterais comuns incluem aumento do apetite (e ganho de peso), respiração ofegante, vômitos e diarreia.

O uso prolongado da droga pode causar perda de cabelo, enfraquecimento dos músculos e possíveis mudanças no comportamento (como nervosismo ou depressão).

Complemente a sua leitura:

Efeitos colaterais mais graves incluem problemas relacionados aos olhos, aumento de infecções e comprometimento hepático.

Excesso de lambedura e alergias

Embora um dos efeitos colaterais mais comuns do uso prolongado de prednisona seja a perda de cabelo, também pode ajudar a deter a queda de cabelo. Certas alergias, como a dermatite miliar, muitas vezes causam a perda de cabelo por lamber e coçar.

A alopecia psicogênica, também conhecida como excesso de lambedura, é uma condição psicológica que faz com que um gato penteie excessivamente o cabelo e a pele, resultando na perda de cabelo que se move para a parte traseira de seu corpo.

Em ambos os casos, os esteroides, como a prednisona, podem ser úteis como uma fonte de alívio a curto prazo.

Como usar a prednisona

A prednisona pode ser muito benéfica e proporcionar grande alívio ao gato.

No entanto, como você pode ver, tem alguns efeitos colaterais sérios em potencial.

E se seu veterinário recomenda prednisona para o seu gato, discutir quanto tempo ele estará usando a droga e qual é o plano para aliviar.

Não usar prednisona se o gato tiver uma infecção, estiver grávida ou estiver tomando outros medicamentos.

Além disso, certifique-se de que seu veterinário saiba o histórico médico de seu gato, pois a prednisona pode afetar a função renal e hepática.

Só um médico veterinário pode recomendar o uso de prednisona para o seu gato.

 

Saiba mais sobre: Medicamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Prednisona reduz a perda de cabelo em gatos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.