Os problemas de saúde do cão maltês incluem questões que muitos cães pequenos têm, como hipoglicemia, colapso traqueal e problemas dentários.
O maltês também é suscetível a outros problemas de saúde, tais como problemas oculares (por exemplo, úlceras da córnea), luxação da patela, surdez congênita e muito mais.
O maltês é uma das raças mais antigas cães europeus.
Os cães Malteses são inteligentes, carinhosos e conhecidos por serem uma das raças mais gentis de cahorros. Eles também são extremamente ativos, enérgicos e brincalhões, tornando-os companheiros maravilhosos e cães da família.
O maltês é geralmente saudável e resistente, e tem uma vida útil de 12 anos ou mais.
Mas os cães Malteses são suscetíveis a vários problemas de saúde em cães Malteses que são comuns em cães de raças pequenas.
Problemas de saúde em cães Malteses
Se você está pensando em adquirir um maltês, você precisa saber sobre os problemas comuns de saúde que podem afetar esta raça do cão.
É claro que nem todos os cães Malteses serão afetados pelos problemas de saúde comuns, como descrito abaixo, mas tenha em mente que eles estão mais predispostos a essas doenças.
Problemas de saúde do cão maltês - Problemas de cães pequenos
O maltês é suscetível a vários problemas de saúde que comumente afetam cães de raças pequenas, como:
Problemas dentários
Cães de raça pequena como Malteses tendem a ter doenças de dentes e gengivas. Compreensivelmente por causa do pequeno tamanho da boca. Os dentes da boca pequena estão superlotados e isso facilita a ocorrência de problemas dentários.
Por exemplo, a comida tende a ficar presa entre os dentes, causando acúmulo de placa e tártaro que, se não tratada, pode resultar em doença periodontal, como gengivite e periodontite, bem como perda prematura dos dentes.
Mantenha os dentes do seu maltês limpos pela escovação diária e pelos exames dentários regulares. Evite também lanches ricos em amido e açúcar.
Hipoglicemia
A hipoglicemia, que é um estado anormalmente baixo de açúcar no sangue, é um dos problemas de saúde dos cães malteses mais comuns. Isso pode causar problemas ao sistema nervoso, resultando em convulsões e até mesmo coma.
Um ataque hipoglicêmico pode ocorrer sem muito aviso, embora às vezes um cão com baixo nível de açúcar no sangue possa mostrar sinais de letargia, fraqueza, inquietação e tremores.
Você também pode gostar:
Colapso traqueal
Esta condição ocorre principalmente em cães mais velhos de raças pequenas, particularmente Chihuahuas, Pomeranians, Malteses e Poodles toys. Cães obesos são especialmente vulneráveis a este problema de saúde.
A traqueia é composta de anéis de cartilagem. O colapso traqueal ocorre porque os anéis traqueais não possuem rigidez normal. Isso resulta no colapso da parede da traqueia quando o cão inala. O colapso da parede da traqueia leva a um estreitamento da traqueia.
O sinal típico desse problema é uma tosse de ganso, às vezes com engasgos e respiração ofegante, e agravada pelo estresse e pelo esforço. A tosse também pode ocorrer quando o cão come ou bebe.
Medicamentos broncodilatadores pode tratar sintomas leves a moderados. Além disso, não exponha o seu maltês a situações estressantes que possam desencadear episódios de tosse.
Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária. É aconselhável usar um arnês (não colar) em um cão pequeno como o maltês para proteger a garganta e as vias aéreas do cão.
Problemas de saúde no cão maltês - Problemas nos olhos
Os problemas de saúde malteses relacionados aos olhos incluem:
Irritação ocular
Maltês tem cabelo comprido ao redor do rosto. O cabelo nas dobras nasais pode crescer contra o globo ocular e esfregar contra a córnea. Isso pode resultar em irritação nos olhos, como conjuntivite ou até mesmo abrasões na córnea, e é muito provável que cause um excesso de produção de lágrimas.
O cabelo envolvido ficará manchado de marrom avermelhado pelas lágrimas. Arrumar e limpar o cabelo regularmente e remover o cabelo ofensivo pode resolver o problema.
Úlceras da córnea
Malteses têm grandes olhos esbugalhados, por isso é fácil para eles sustentar lesões em seus olhos. As abrasões e úlceras da córnea são lesões na córnea causadas por trauma, como arranhões.
As úlceras são feridas mais profundas que envolvem a camada média e às vezes até a camada interna da córnea.
As úlceras da córnea são muito dolorosas e causam graves lacrimejamento e até estrabismo no olho. Um maltês com uma úlcera de córnea geralmente evita a luz.
O tratamento imediato é essencial para evitar complicações e até a perda do olho. Portanto, se o seu maltês mostra os sintomas acima, levar ao veterinário imediatamente.
Problemas de saúde maltês - Problams nas articulações
Luxação Patelar
Luxação patelar é uma doença congênita em que o alinhamento dos ossos e articulações da perna traseira é anormal, resultando em um deslocamento da patela para o lado da articulação.
Complemente a sua leitura:
O principal sintoma da luxação da patela é um salto intermitente no membro quando a patela sai do lugar.
Dependendo da gravidade do problema, os cães com luxação patelar precisar de correção cirúrgica.
Outros problemas de saúde do cão maltês
Outros problemas de saúde dos cães malteses que precisamos prestar atenção incluem:
Canal Arterial
Trata-se de um defeito cardíaco congênito no qual a conexão entre a aorta e as artérias pulmonares não é fechada ao nascimento como normalmente deveria ser. Isso resulta em um sopro no coração que pode ser sentido através da parede do corpo.
A persistência do canal arterial afeta muitas raças de cães, incluindo o maltês. O tratamento de escolha é por cirurgia. Sem cirurgia, 60% dos filhotes afetados morrem no primeiro ano.
Derivação do Fígado
O shunt do fígado, também conhecido como desvio portossistêmico (PSS), é uma condição que faz com que o sangue do intestino flua ao redor do fígado, e não através dele. A maioria dos casos de PSS é de natureza congênita.
Cães de raças pequenas (como os maltês) parecem estar sob maior risco de desenvolver desvios extra-hepáticos.
Cães com esta condição têm crescimento atrofiado e são geralmente mais fracos e menores em tamanho, porque eles não podem obter suficiente oferta de proteínas e, portanto, energia para o crescimento.
Além disso, devido ao fluxo sanguíneo anormal ao redor do fígado, torna difícil para o fígado remover completa e adequadamente todas as toxinas no sangue, resultando na formação de toxinas nos rins e / ou na corrente sanguínea. Demais toxinas no sangue podem facilmente levar a convulsões em cães.
Os shunts extra-hepáticos podem ser corrigidos pela cirurgia com relativa facilidade.
Surdez Congênita
Alguns cães nascem com perda auditiva devido a defeitos de desenvolvimento no aparelho auditivo. A surdez congênita pode afetar uma ou ambas as orelhas. Há uma conexão entre a surdez congênita e um gene para a cor do pêlo em cães.
Cães com pêlos predominantemente brancos (como os maltês) e aqueles com pelagem merle estão predispostos a surdez congênita.
A surdez é devido à falta de pigmento nas células ciliadas que detectam sons.
Cães com perda auditiva leve podem agir normalmente, mas aqueles com perda auditiva significativa são menos ativos e se movimentam de forma mais lenta e cuidadosa. Como não podem ouvir, não obedecem a comandos verbais.
Não há tratamento para a surdez do cão. Contudo, a maioria dos cães lida muito bem com uma deficiência auditiva, e eles podem ser treinados para responder a sinais de mão e luz.