Problemas de saúde em Shih Tzu
Shih Tzus podem ser afetados por uma variedade de problemas de saúde, incluindo doenças genéticas e condições relacionadas ao tamanho pequeno do cão. A pronta identificação desses problemas pode assegurar que seu animal de estimação receba o tratamento necessário para gerenciar sua condição.
Problemas relacionados ao tamanho de suas mandíbulas
Shih Tzus muitas vezes tem problemas dentários devido ao pequeno tamanho de suas mandíbulas. Os dentes faltantes e tortuosos são comuns. Mais de 85% dos cães, sendo dois e mais têm doença periodontal, de acordo com o American Shih Tzu Club.
A doença ocorre quando a placa se forma nos dentes e na linha das gengivas. Se a placa não for removida com uma limpeza dental, pode ocorrer perda de dente.
Outros problemas dentários e de mandíbula podem incluir prognatismo mandibular, dentes de bebê retidos e paladar fendido. Shih Tzus, como outras raças de cães pequenos, tendem a sofrer luxação rotuliana, uma condição que ocorre quando a rótula é deslocada. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir o problema.
Você também pode gostar:
Infecções da bexiga e doença renal em Shih Tzu
A micção freqüente e dolorosa pode ser um sinal de que seu animal de estimação tem uma infecção da bexiga. Shih Tzus são propensos a desenvolver infecções da bexiga e pedras da bexiga. Ambas as condições exigem uma visita ao veterinário.
A displasia renal, uma condição fatal, hereditária, ocorre quando os rins do seu cão não se desenvolvem normalmente. Shih Tzus, que tem displasia renal, podem ter uma redução do período de vida, embora o prognóstico dependa da gravidade da doença.
A displasia renal geralmente é diagnosticada quando um cão tem menos de 1 ano de idade. Sinais de displasia renal incluem sede e falta de crescimento ou aumento de peso.
Doenças e condições oculares em Shih Tzu
Shih Tzus são geneticamente propensos a desenvolver atrofia retiniana progressiva e catarata. Atrofia progressiva da retina ocorre quando as hastes na retina não funcionam adequadamente, resultando em perda gradual da visão. As cataratas interferem na visão do seu animal de estimação porque nublam a lente do olho.
Complemente a sua leitura:
A cirurgia pode restaurar a visão se o seu cão tiver cataratas, embora, em alguns casos, a cegueira possa ocorrer. Os olhos abaulados de Shih Tzus tornam a raça susceptível à proptose, que ocorre quando o olho se projeta além do encosto do olho.
A proptose geralmente ocorre devido a traumatismo na cabeça e pode resultar em perda de visão se não for tratada imediatamente. Outros problemas oculares incluem olhos secos e cílios encravados, o que pode levar a úlceras da córnea.
Outros problemas de saúde em Shih Tzu
O nariz curto do Shih Tzu, o palato macio e longo e a pequena traquéia podem torná-lo mais difícil de respirar e esfriar após o exercício. Se o seu cão não pode obter oxigênio suficiente porque ele está estressado ou está correndo e jogando, ele pode ficar superaquecido ou pode até entrar em colapso. A morte pode ocorrer em alguns casos. Porque a respiração é mais difícil, seu cão pode roncar, respirar rapidamente, tossir ou engasgar quando come.
Outros possíveis problemas de saúde incluem displasia do quadril, epilepsia, infecções da orelha, condições da pele, hérnia de discos e hérnias umbilicais. Os criadores respeitáveis usam testes genéticos para garantir que essas doenças não sejam transmitidas aos cachorros.