Inchaço ou Dilatação Gástrica e Vólvulo
O inchaço nos poodles pode ser causado por diversos fatores, mas em termos médicos o “pré-requisito imediato é uma disfunção do esfíncter entre o esôfago e o estômago e uma obstrução do fluxo pelo piloro”, ou um bloqueio.
O estômago normal do cão fica no alto do abdôme e contém uma pequena quantidade de gás, a comida é digerida e uma pequena quantidade de muco.
O estômago tem um ritmo normal de contração ao receber comida acima do esôfago, moer a comida e digerir a comida moída e empurrar para o intestino delgado na outra extremidade.
Normalmente isso acontece sem qualquer perturbação, exceto pelo arroto ocasional.
No estômago inchado, gás e / ou comida estica o estômago muitas vezes o seu tamanho normal, o que provoca tremendas quantidades de dor abdominal.
Por razões que não compreendemos completamente, isso pode levar a uma situação perigosa, pois o estômago grosseiramente dilatado tem uma tendência a girar ou torcer.
Essa torção do estômago não apenas corta seu próprio suprimento de sangue, mas as únicas rotas de saída para o gás interno.
Como aludimos, isso não é apenas uma condição que é extremamente dolorosa, mas também é um progresso rápido na situação de risco de vida.
Um poodle com uma barriga inchada e torcida vai morrer de dor em questão de horas, a menos que medidas de emergência sejam tomadas.
Alguns dos fatores mais conhecidos que contribuirão para a aflição da digestão ou inchaço são fatores físicos como idade (mais comum em cães mais velhos), raça, ter um tórax profundo e estreito, ou fatores ambientais, incluindo estresse, ingestão de alimentos que se expandem no estômago, superalimentação, consumo excessivo de água período de tempo e antes ou após o exercício.
A preocupação com a dieta
Para ajudar a evitar inchaço ou "dilatação gástrica e Volvulus", uma das recomendações mais comuns no passado era para levantar o prato de cachorro enquanto comer.
No entanto, estudos recentes descobriram que isso pode ser perigoso e, na verdade, pode aumentar o risco de inchaço.
Comer apenas uma vez por dia e comer alimentos que consistem apenas em pedaços com menos de 30 mm de tamanho pode contribuir para aumentar o risco de inchaço no seu poodle.
Você também pode gostar:
Estudos analisaram os ingredientes encontrados em rações secas e descobriram que, embora nem grãos, soja ou proteínas animais aumentassem o risco de inchaço, alimentos que continham quantidades aumentadas de gorduras e óleos aumentavam o risco de inchaço, possivelmente isso poderia ser causado pelo atraso do esvaziamento do estômago.
Sintomas de inchaço
Sintomas de “Dilatação Gástrica e Vólvulo”, ou inchaço, não são facilmente distinguidos de outros tipos de sofrimento.
Seu poodle pode parecer estar em extremo desconforto sem motivo aparente ou pode parecer desconfortável.
Outros possíveis sintomas podem incluir distensão firme do abdome, dificuldade respiratória, fraqueza, depressão, salivação extrema e ânsia de vômito. Um grande número de cães com inchaço tem arritmias cardíacas (ou batimentos cardíacos irregulares), até 40% em um estudo. O inchaço crônico pode ocorrer em alguns animais; os sintomas incluem perda de apetite, vômitos e perda de peso.
Diagnóstico de inchaço ou "dilatação gástrica e vólvulo"
O diagnóstico de inchaço é baseado em vários fatores diferentes. A raça e a história do animal individual muitas vezes fornecem pistas significativas quanto ao seu inchaço.
O exame físico freqüentemente revela o sinal revelador, um abdômen distendido e desconforto abdominal.
O choque pode ser diagnosticado pela presença de membranas mucosas pálidas com reduzido enchimento capilar, aumento da frequência cardíaca irregular e pulso fraco. Raios-X irá mostrar o estômago dos cães que está distendido com gás.
O piloro, que normalmente é ventral e à direita do corpo do estômago, será cranial ao corpo do estômago e a esquerda da linha média, muitas vezes vistos separados no raio-x por tecido mole e parecendo ser uma bolsa separada cheia de gás.
Tratamento para o inchaço
O inchaço é uma condição médica de emergência.
Para o seu poodle ter uma chance de sobrevivência, eles devem ser tratados por um veterinário o mais rápido possível.
O inchaço pode se tornar fatal em questão de minutos.
Primeiros socorros de emergência
Inchaço é uma condição de emergência que requer tratamento por um veterinário o mais rápido possível.
Alguns sites afirmam ter os chamados "kits de primeiros socorros" e fornecem informações sobre primeiros socorros que o dono do cão pode fornecer quando um ataque de inchaço é descoberto.
Complemente a sua leitura:
Isto não é um substituto para o tratamento veterinário imediato. Há risco de ruptura do esôfago ou ruptura do estômago se um tubo for inserido com muita força na tentativa de aliviar a pressão.
Não importa como bem sucedido é um tratamento em casa, você deve sempre procurar a ajuda de um profissional.
Entre em contato com seu veterinário imediatamente ou com uma linha de emergência para aconselhamento antes de tentar qualquer procedimento em casa, pois isso pode piorar ainda mais a condição do animal ou se tornar fatal.
Tratamento veterinário
O tratamento geralmente envolve ressuscitação com fluidoterapia intravenosa em combinação com fluidos isotônicos e solução salina hipertônica ou solução coloidal e cirurgia de emergência.
O estômago do cão é inicialmente descomprimido pela passagem de um tubo estomacal ou, se isso não for possível, vários trocartes podem ser passados através da pele para o estômago para remover o gás, em alguns casos os trocartes podem ser inseridos diretamente no estômago após anestesia. a fim de reduzir as chances de infecção.
Durante a cirurgia, o estômago é colocado de volta em sua posição correta; o abdôme é examinado para qualquer tecido desvitalizado.
Uma gastrectomia parcial pode ser necessária se houver alguma necrose no revestimento do estômago.
Prevenção e Redução do Inchaço
Ataques recorrentes de inchaço podem ser um problema; estatísticas mostram que até 80% dos cães tratados clinicamente só que sem cirurgia têm uma recorrência.
Para evitar que o inchaço retorne, será necessária uma cirurgia; muitas vezes é realizada uma gastropexia do lado direito, na qual uma variedade de procedimentos é usada para fixar firmemente a parede do estômago à parede do corpo, para evitar que ela se torça dentro da cavidade abdominal no futuro.
Enquanto os cães que tiveram gastropexias ainda podem desenvolver distensão do estômago do gás, há uma redução significativa na recorrência do vólvulo gástrico.
Gastropexias também são realizadas como medida preventiva em cães considerado alto risco de inchaço, isso inclui cães com história de inchaço ou com doença gastrointestinal predisposta a inchaço e cães que têm um irmão ou pai com histórico de inchaço.
Precauções que podem ajudar a prevenir o inchaço incluem saber o que e quanto e o tamanho da comida que você está alimentando o seu poodle. Idealmente, pequenas refeições durante o dia em vez de uma grande refeição são melhores e não se exercitar imediatamente antes ou depois de uma refeição.