O que é prolapso de ventilação?
Um prolapso da ventilação pode ocorrer como uma condição secundária resultante de problemas como esforço para defecar, problemas comportamentais (ligação ao manipulador) e tumores abdominais.
A intervenção veterinária é necessária para evitar complicações potencialmente fatais, como infecção ou trauma na área. O sucesso do tratamento vai desde a modificação do comportamento até a intervenção cirúrgica.
O prolapso ventilatório, também conhecido como prolapso de cloaca, pode ser o resultado de uma perda do tônus esfincteriano cloacal. A progressão da condição pode levar a sérias consequências; uma avaliação pelo veterinário sem demora é garantida.
Prolapso de Cloaca
O prolapso de cloaca ou prolapso dos orifícios é uma condição em que os tecidos internos da cloaca se projetam do orifício, expondo os intestinos, a cloaca ou o útero.
A cloaca é a parte do corpo da ave que armazena uratos, fezes, urina e ovo. Os lábios cloacais (ou ventilação) são usados para controlar a passagem e a frequência de excrementos e outras eliminações.
Cacatuas-das-molucas sofrem com mais freqüência do prolapso de cloaca, assim como pássaros alimentados à mão. No entanto, cacatuas não criadas por seres humanos não são afetados pelo prolapso de cloaca.
Você também pode gostar:
Causas
O prolapso de cloaca ocorre quando a tensão a longo prazo é colocada no respiradouro. Normalmente, as razões são físicas e comportamentais.
Aves alimentadas à mão e com atraso no desmame mostram uma tendência maior para o prolapso da cloaca. Aves que são extremamente apegadas a uma pessoa e que reconhecem a pessoa como mãe também têm uma chance maior de ter prolapso de cloacaa. Essas aves prendem as fezes por muito tempo e também clamam por comida, assim, repetidamente, coe a cloaca e ventila no processo. A atração sexual deslocada em relação à pessoa também causa alongamento e abertura da ventilação.
Também ocorre em aves que têm o hábito de segurar nas fezes por longos períodos de tempo, como durante a noite, em vez de soltá-lo como se trata de cloaca.
Qualquer combinação das razões acima pode levar a esticar, dilatar e alongar a ventilação, tornando a ave uma candidata ideal para o prolapso da cloaca.
Sintomas de prolapso de ventre em aves
- Depressão - Um pássaro tipicamente vivo pode parecer perder um pouco de sua personalidade
- Seu pássaro faz muito esforço para defecar ou colocar ovos
- Falta de defecar
- Sangue em excrementos - na quantidade mínima de excrementos você pode notar sangue ou traços de sangue perto de onde ele está sentado
- Redução na vocalização
- Respiração de boca aberta
- Massa saindo de sua área de ventilação que é visível para você
- Fezes nas penas ao redor da abertura devido a sua dificuldade em defecar
Tratamento
Complemente a sua leitura:
O tratamento bem sucedido depende do tempo da detecção. O tratamento é feito por meio de cirurgia e terapia de modificação de comportamento.
Os proprietários são aconselhados a quebrar o vínculo próximo para a boa saúde da ave e não acariciar a ave nas costas, alimentar a ave à mão ou afagar a ave perto do corpo.
Prevenção
Para evitar que o prolapso de cloaca ocorra novamente, o pássaro tem que parar de pensar no dono como seu pai ou companheiro.
Recuperação do Prolapso da Ventilação nas Aves
Se for detectada cedo o suficiente, a sua ave tem um bom prognóstico para a recuperação a longo prazo. Seu veterinário irá discutir com você como tratar feridas e suturas cirúrgicas e vai falar sobre quaisquer outras mudanças que devem ser feitas para beneficiar ainda mais a sua recuperação.
Mudanças comportamentais podem ser necessárias, como deixar de acariciar seu pássaro ao longo das costas e deixar de oferecer comida quente. Estes podem ser difíceis de fazer como seu pássaro é seu animal de estimação e você o ama muito, no entanto, é importante lembrar que ele precisa de um certo estilo de vida para prosperar. O acompanhamento será direcionado conforme a necessidade do seu veterinário.