O colapso traqueal ocorre quando a cartilagem que forma a traquéia enfraquece, permitindo que a membrana traqueal toque o revestimento traqueal. Este contato cria uma sensação de cócegas, fazendo com que seu cão tosse - e potencialmente pânico. É uma condição comum em cães pequenos e em cães de meia idade ou mais velhos.
Cães com colapso traqueal
Os cães que sofrem colapso traqueal são "quase sempre os cães de raças pequenas, como poodel toy, Yorkshire terriers e Pomeranianos são os cachorros mais comumente afetados. Embora possa ter um componente genético, alguns fatores que podem causar o colapso traqueal inclui idade, obesidade, infecção respiratória, irritantes no ar e um coração aumentado. Além disso, o colapso traqueal pode ocorrer quando um tubo foi colocado na garganta do cão, como para a anestesia.
Você também pode gostar:
Remover os irritantes respiratórios do ar
Um tratamento simples para o colapso traqueal leve é remover todos os irritantes respiratórios do ambiente do seu cão. Fumaça de madeira ou a fumaça de tabaco de todos os tipos deve ser eliminada. Alguns irritantes podem ser trazidos para o ambiente do seu cão em sua roupa e cabelo, como pólen e poeira.
Perda de peso
A obesidade pode fazer com que o corpo do seu cão trabalhe muito para realizar tarefas simples. Reduzir seu peso irá ajudá-lo a respirar mais facilmente; No entanto, o exercício extenuante pode provocar ataques de tosse. Se o seu cão tiver colapso traqueal, mantê-lo no peso corporal ideal ou mesmo um pouco abaixo do peso pode ser benéfico para sua saúde.
Farmacoterapia
O colapso traqueal leve pode ser administrado com supressores da tosse ou medicamentos para reduzir a ocorrência de espasmos. Eles também podem ser tratados com drogas que ampliam as vias aéreas.
Complemente a sua leitura:
No entanto, algumas dessas drogas são controversas, à medida que expandem as vias aéreas relacionadas e não a própria traqueia. Os antibióticos também podem ser usados se o colapso traqueal for causado ou relacionado a uma infecção. Finalmente, alguns cães podem precisar ser sedados para reduzir a ansiedade relacionada com a tosse.
Cirurgia
De acordo com o American College of Veterinary Surgeons, até 70% de todos os cães com colapso traqueal podem ser tratados sem cirurgia. A cirurgia pode ser realizada dentro do pescoço ou no peito. Quando a cirurgia é realizada no peito, o tratamento geralmente consiste em colocar um dispositivo tipo mola dentro da traqueia. Este dispositivo, chamado de stent, mantém a traqueia aberta.
A cirurgia realizada no pescoço geralmente consiste em substituir a cartilagem falha por anéis plásticos em forma de C. Mesmo quando os stents são colocados, muitos cães têm a cirurgia de substituição do anel no pescoço.