- Gatos precisam de muito amor e carinho de seus donos, porque são animais sociais. Eles são muito amados por sua independência, mas isso não significa que eles podem ficar sozinhos por muito tempo. De fato, se você tiver que ficar longe por muito tempo e não puder levar o gato com você, a melhor coisa a fazer é pedir aos parentes ou amigos que cuidem do animal.
Quanto tempo você pode deixar um gato sozinho? Você deve saber que o temperamento dos gatos pode variar. Assim, a resposta final será clara depois de avaliar vários fatores e as características do seu amigo de quatro patas.
O que pode acontecer quando um gato está sozinho em casa?
De acordo com muitas pessoas, os gatos podem ficar vários dias em casa sozinhos. No entanto, não é muito aconselhável deixar um gato sozinho porque você pode correr alguns riscos.
Normalmente, aqueles que deixam seu gato em casa sozinho por um longo tempo, compram uma tigela de água muito maior do que a tigela normal. No entanto, é possível que o seu gato não aceite este novo objeto e não o reconheça como seu; recusando-se a beber ou jogar água no chão. Para evitar isso, recomendamos que você adicione de 1 a 3 tigelas de água extra para colocar em outro lugar da casa. Faça o mesmo com a tigela de comida e nunca a mude antes de uma ausência prolongada.
Outra opção é comprar uma tigela que fornece água automática e comida para o gato. Se você optar por este objeto, no entanto, você precisará introduzi-lo na vida do seu animal de estimação algumas semanas antes da sua ausência. Isto é para ensinar o gato a usá-lo e se acostumar a fazer isso.
Você também pode gostar:
Outra situação que pode ocorrer na sua ausência, se o seu gato gosta de se esconder, é que eles podem correr o risco de serem trancados em um armário e incapazes de escapar.
Pelas razões apresentadas, não recomendamos que você deixe um gato sozinho por mais de um dia. O ideal seria pedir a um amigo ou parente para ir a sua casa. Eles podem se certificar de que o gato está bem, de se alimentar e brincar com eles e de evitar que sofram de ansiedade de separação.
A idade e personalidade do gato
Se você estiver longe de casa por mais de 2 ou 3 dias, nós queremos que você considere os seguintes fatores para evitar que seu gato fique doente ou se sinta sozinho.
- Gatos jovens que já estão acostumados a passar um dia sem você em casa, não terão problema se tudo continuar como sempre, como se fosse um dia normal. Faz parte do treinamento adequado do gato para garantir que eles se acostumar com a sua ausência durante o dia. Há gatos, no entanto, que não querem gastar nem um minuto só em casa. Isso depende de vários fatores, mas, em particular, da educação incorreta. O gato deve estar acostumado a ficar sozinho, inicialmente por alguns minutos e depois passando horas. Especialmente para gatos jovens, vamos querer deixar brinquedos diferentes em casa, é importante que eles estejam ocupados. Enriquecer o ambiente onde eles vivem os ajudará a permanecer engajados e a se distrair da sua ausência também.
- Gatos adultos são aqueles que se acostumam com a sua ausência mais facilmente, especialmente se eles foram deixados sozinhos quando eram mais jovens. Mais uma vez, vamos querer usar brinquedos para distraí-los. Mas, dado o seu grau médio de atividade, eles devem receber uma visita uma vez por dia ou a cada dois dias.
- Gatos mais velhos são provavelmente os que mais precisam de ajuda e podem precisar de duas visitas por dia. Neste caso, seria apropriado pedir a alguém que cuide deles em tempo integral ou pelo menos visitá-los várias vezes ao dia.
Complemente a sua leitura:
A personalidade do gato é outro fator muito importante a considerar. Adaptar-se às suas necessidades é fundamental para garantir que você tenha um gato feliz. Há gatos muito ligados ao seu dono e outros que preferem que uma certa rotina seja feliz, como receber uma ração de comida molhada é respeitada.
Em casos graves, como gatos agressivos ou territoriais, você deve pensar em como gerenciar as visitas daqueles que irão alimentá-los. O método ideal é apresentar essas pessoas ao gato nos dias anteriores à sua partida, para que o animal as veja de maneira positiva.
Gerenciar a caixa de areia do gato na sua ausência
Outro aspecto que você não deve esquecer é o de limpar a caixa de areia. Quando está muito suja, a maioria dos gatos pára de usar a caixa de areia. Os gatos são animais exigentes em termos de limpeza e higiene. Então, uma opção seria deixar caixas de areia em vários lugares diferentes, para que eles tenham algumas opções para ir ao banheiro. No entanto, se alguém vai a sua casa todos os dias, você não precisará.
Uma caixa de areia suja pode levar a outros problemas, como o gato, não querendo sujar outros lugares, portanto, segurar o xixi. Se eles fizerem isso, estarão em risco de ter infecções. Esta ou outras condições também podem afetar um gato saudável que nunca teve problemas de saúde. Para emergências, sempre deixar o número do veterinário para a pessoa que vai cuidar do seu gato.