Assim como as pessoas, os cães sofrem de diferentes tipos de ansiedade. Pais de animais de estimação sabem que algo precisa ser feito para ajudar nossos cães ansiosos, mas se deparam com tantas opções de tratamento e medicação que é quase impossível fazer uma escolha apropriada.
Vamos dar uma olhada em como a ansiedade do cão se parece e os tipos mais comuns de medicamentos e outros tratamentos usados para tratá-la.
Os cães somente devem ser medicados após consulta e orientação do médico veterinário.
Sintomas comuns de ansiedade em cães
A observação atenta do comportamento é a melhor maneira de determinar se um cão tem ansiedade. Alguns cães ficam ansiosos apenas sob condições específicas (como durante tempestades) enquanto outros sofrem de uma forma mais generalizada de ansiedade.
Quando os cães estão ansiosos, eles tendem a apresentar uma combinação dos seguintes sintomas: músculos tensos, tremores, respiração ofegante e tentativas de escapar da situação (o que pode levar a um comportamento destrutivo). Sintomas adicionais, como micção inadequada, podem ser observados.
O primeiro passo para aliviar a ansiedade de um cão é marcar uma consulta com seu veterinário. Muitas doenças estão associadas a sintomas que parecem idênticos àqueles visto com ansiedade canina. Uma vez que o veterinário dar para o cão um atestado de saúde, ele pode ajudá-lo a escolher entre os seguintes tipos de medicamentos e tratamentos que são comumente usados para tratar a ansiedade em cães.
Alprazolam
A ansiedade moderada a grave geralmente responde melhor a uma medicação anti-ansiedade prescrita. Esta não é uma solução rápida, no entanto. Os cães geralmente precisam ser tratados por cerca de quatro semanas antes que a eficácia da medicação se torne totalmente evidente, e o tratamento precisa continuar por pelo menos dois meses após uma resposta adequada ser observada. Alguns cães podem eventualmente ser gradualmente retirados de medicamentos anti-ansiedade, enquanto outros requerem tratamento ao longo da vida.
Um veterinário experiente em medicação comportamental é mais capaz de determinar qual medicação anti-ansiedade é mais provável de ser bem-sucedida com base na situação particular do seu cão.
Um desses medicamentos, o alprazolam é freqüentemente prescrito para ajudar cães que se tornam ansiosos durante tempestades, mas também pode ser usado para outros tipos de ansiedade situacional. É um membro da classe das benzodiazepinas de sedativos que atuam deprimindo a atividade em certas partes do sistema nervoso central (o mecanismo exato de ação não foi identificado).
A droga é mais eficaz quando administrada no primeiro sinal de que um cão está ficando ansioso ou até mesmo de antemão, se possível. O alprazolam é dispensado na forma de comprimidos ou líquido e é administrado por via oral, com ou sem alimentos.
Amitriptilina
Amitriptilina pode ser dada para ajudar cães com ansiedade de separação ou tendências ansiosas mais generalizadas. É um medicamento antidepressivo tricíclico que funciona, em parte, aumentando os níveis dos neurotransmissores serotonina e norepinefrina, que afetam o humor dentro do cérebro.
Amitriptilina é dispensada na forma de comprimidos que são administrados por via oral, com ou sem alimentos. Os cães devem ser gradualmente eliminados da amitriptilina se tiverem tomado a medicação por mais de uma semana ou duas.
Você também pode gostar:
Buspirona
A buspirona é tipicamente prescrita para ajudar cães que se tornam ansiosos em situações sociais, por exemplo, em suas interações com outros cães. Parece funcionar como um medicamento anti-ansiedade leve, porque, em parte, ativa os receptores de serotonina no cérebro. Buspirona é dispensada na forma de comprimidos que são administrados por via oral, com ou sem alimentos.
Clomipramina (Clomicalm)
Clomicalm é aprovado pela FDA para o tratamento da ansiedade de separação em cães. Também pode ser prescrito para outros tipos de ansiedade. É um medicamento antidepressivo tricíclico que funciona da mesma forma que a amitriptilina. Clomipramina é dispensada na forma de comprimidos que são administrados por via oral, com ou sem alimentos.
Dexmedetomidina (Sileo)
Sileo foi recentemente aprovado pelo FDA para ajudar os cães com aversão ao ruído (como a ansiedade que se desenvolve em resposta a tempestades ou fogos de artifício). É um agonista alfa-2 que funciona, em parte, por deprimir a atividade em certas partes do cérebro, o que resulta em níveis reduzidos de ansiedade, entre outros efeitos.
O medicamento funciona melhor quando dado no primeiro sinal de que um cão está ficando ansioso ou até mesmo de antemão, se possível. O Sileo é dispensado em um tubo multi-dose como um gel transmucoso. A medicação não deve ser engolida, mas é absorvida através das membranas mucosas quando esguichada entre a bochecha e a gengiva.
Diazepam
O diazepam pode ser dado aos cães antes de um evento que é conhecido por causar ansiedade. É um membro da classe das benzodiazepinas de sedativos que atuam deprimindo a atividade em certas partes do sistema nervoso central (o mecanismo exato de ação não foi identificado). A droga é mais eficaz quando administrada no primeiro sinal de que um cão está ficando ansioso ou até mesmo de antemão, se possível.
Para tratar a ansiedade, o diazepam é geralmente dispensado na forma de comprimidos orais ou líquidos (administrados com ou sem alimentos), mas também pode ser administrado por injeção ou até mesmo como um líquido esguichado no reto do cão ou nas fossas nasais.
Fluoxetina (Reconciliar)
Reconciliar é aprovado pelo FDA para o tratamento da ansiedade de separação em cães. Também pode ser prescrito para outros tipos de ansiedade. A fluoxetina é um membro da classe de medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI) que atuam aumentando a quantidade de neurotransmissores serotonina no cérebro.
A droga está disponível na forma de comprimidos, cápsulas ou líquido para ser administrado por via oral, com ou sem alimentos. Geralmente, recomenda-se reduzir a fluoxetina aos cães se eles estiverem tomando o medicamento por dois meses ou mais.
Lorazepam
Lorazepam pode ser dado aos cães antes de um evento que é conhecido por causar ansiedade. É um membro da classe das benzodiazepinas de sedativos que atuam deprimindo a atividade em certas partes do sistema nervoso central (o mecanismo exato de ação não foi identificado). A droga é mais eficaz quando administrada no primeiro sinal de que um cão está ficando ansioso ou até mesmo de antemão, se possível.
Para tratar a ansiedade, o lorazepam é geralmente dispensado na forma de comprimidos orais ou líquidos (administrados com ou sem alimentos), mas também pode ser administrado por injeção ou mesmo como um líquido esguichado no reto do cão ou nas fossas nasais.
Paroxetina
A paroxetina pode ser prescrita para uma variedade de comportamentos relacionados à ansiedade. É membro da classe de medicamentos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRI) que atuam aumentando a quantidade de neurotransmissores serotonina no cérebro.
A droga está disponível na forma de comprimidos ou líquido para ser administrado por via oral, com ou sem alimentos. É geralmente recomendado reduzir a dose de paroxetina aos cães se eles estiverem tomando o medicamento por dois meses ou mais.
Sertralina
Complemente a sua leitura:
A sertralina pode ser prescrita para uma variedade de comportamentos relacionados à ansiedade. É um membro da classe de medicamentos (ISRS) que atua aumentando a quantidade de neurotransmissores serotonina no cérebro.
A droga está disponível na forma de comprimidos ou líquido para ser administrado por via oral, com ou sem alimentos. Geralmente, recomenda-se reduzir a quantidade de sertralina dos cães se eles estiverem sob medicação por dois meses ou mais.
Suplementos nutricionais
Alguns proprietários de cães descobriram que certos tipos de suplementos nutricionais ajudam seus cães a ficarem menos ansiosos. Os seguintes ingredientes ativos têm algumas evidências científicas para apoiar sua utilidade:
- L-teanina - Acredita-se que os suplementos nutricionais que contêm L-teanina (como Anxitane ou Composure) aumentam os níveis de serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico (GABA) no sistema nervoso central.
- s-adenosil-metionina (SAMe) - Acredita-se que os suplementos nutricionais que contêm SAMe (como Denosyl ou Novifit) aumentam os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina no cérebro.
Suplementos nutricionais como estes são mais propensos a ter sucesso em casos de ansiedade leve a moderada e têm poucos efeitos colaterais.
Tratamentos Homeopáticos
Algumas pessoas questionam a eficácia dos tratamentos homeopáticos, mas alguns proprietários os utilizam e, muitas vezes, estão satisfeitos com os resultados observados. A homeopatia é baseada na teoria de que “como trata como”, em outras palavras, centros de tratamento em estimular a capacidade inata do corpo de responder adequadamente aos estressores. A homeopatia contorna o problema que potencialmente pode piorar as coisas, diluindo os ingredientes ativos até o ponto em que a solução é apenas "lembrar" sua presença.
Rescue Remedy é um tratamento homeopático popular para a ansiedade em cães que é feito de uma combinação extremamente diluída de cinco essências florais, como Estrela de Belém, Rock Rose, Cherry Plum, Impatiens e Clematis. Florais de Bach para cães são outra opção popular. Os ingredientes ativos nesta preparação são numerosos e incluem fosfato de cálcio, erva daninha de Jimson e raiz de valeriana.
Terapia com feromônios e auxiliares calmantes
A terapia com feromônios é outra boa opção quando os cães estão apenas ligeiramente ansiosos. O feromônio que aplaca o cão é uma versão do hormônio que as mães caninas produzem para acalmar seus filhotes enquanto amamentam. Produtos contendo feromônio que apazem o cão estão disponíveis como difusores, sprays e coleiras.
Ajudas calmantes, como o Anxiety Wrap ou Thundershirt, proporcionam uma pressão corporal profunda e consistente, que parece ajudar alguns cães com ansiedade. Estes produtos são mais úteis quando os cães se tornam ansiosos apenas sob condições particulares, como quando uma tempestade se aproxima ou eles têm que entrar no carro para uma visita ao consultório veterinário.
Protocolos Comportamentais de Modificação
Em todas as formas mais leves de ansiedade canina, combinar uma ou mais formas de tratamento (prescrição de medicamentos, suplementos nutricionais, feromônios, etc.) com um protocolo de modificação comportamental oferece a melhor chance de sucesso. A modificação comportamental da ansiedade geralmente envolve ensinar os cães a permanecerem calmos quando forem expostos a versões brandas de seus gatilhos, recompensando-os e aumentando gradualmente a intensidade de sua exposição, desde que permaneçam calmos.
Se você não tem certeza de porque seu cão está agindo de uma determinada maneira, converse com seu veterinário ou um veterinário especializado em problemas de comportamento. Ele ou ela pode fazer um diagnóstico e se necessário, recomendar protocolos de modificação comportamental e prescrever medicamentos apropriados.